Abstinência de antidepressivos e ansiolíticos pode causar alucinações?

Feita por >Daniela · 26 jul 2018 Psicologia clínica

Tenho 24 anos e há 8 anos que tomo diferentes antidepressivos e ansiolíticos. Recentemente comecei a tomar: Paroxetina 20 (1x dia), Topiromato 50 (2x dia), Venlafaxina 150 (2x dia) e Rivotril 05 (1x dia). Eu sou uma pessoa extremamente desleixada e esqueço-me da medicação com facilidade e aqui chegamos ao meu verdadeiro problema. Se eu me esqueço, tenho sonhos vividos, horríveis, acordo confusa e desequilibrada, às vezes vejo coisas abstratas mas é só naquele tempo de acordar, não é algo que permanece durante o dia. Levanto-me da cama e cambaleio até onde seja o destino. Sinto choques elétricos na cabeça e muito cansaço. Eu sei que isto seria considerado normal em um desmame ou numa súbita paragem da medicação, mas eu apenas fico 24h sem a medicação e fico assim... É normal? Obrigada. Os melhores cumprimentos.

A melhor resposta 26 JUL 2018

Olá Daniela. Embora você não esteja mais do que 24 horas sem medicação, a meia vida de alguns medicamentos é cerca de 12 horas (quantidade de tempo que a medicação se reduz à metade no organismo) portanto, fica sujeita aos efeitos da abstinência dos remédios - tontura, sono comprometido.
Sugiro você colocar um despertador nos horários da tomada de cada medicação e retorne ao neuro ou psiquiatra que você faz acompanhamento para nova avaliação.
Espero ter colaborado de alguma forma. Estou à disposição. Abraços. Eliana Benedetti.

Eliana Benedetti Psicólogo em Americana