A voz na nossa cabeça é normal?

Feita por >bibi · 3 nov 2019 Terapia cognitivo-comportamental

Acho que, por me sentir sozinha, comecei a moldar a voz da minha cabeça para substituir minha família nesses momentos. Às vezes, me sinto triste, e a voz me consola. Eu fico triste, pois sou eu mesma me consolando, e sinto que ninguém se importa comigo e que estou fazendo drama. Quando eu era pequena, meu pai batia muito na minha mãe, na minha frente. Ele destruiu a autoestima dela, a felicidade dela e esperança por muito tempo. Sempre me sentia impotente e inútil por causa disso, ainda me sinto do mesmo jeito. Eu me sinto solitária, como se ninguém se importasse, mas quando me lembro de alguém que se importa, me sinto ingrata. Me dizem que eu falo demais, e é verdade. Às vezes acho que eu falo demais por ter ficado quieta durante tanto tempo no dia e fico carente. Às vezes eu falo sozinha, e nessas horas, me sinto observada. É estranho, então eu paro. Acho que já falei tanto sobre o que eu sinto para os meus amigos que eles já se cansaram. Não culpo eles, eu falo demais kkk. Mesmo assim, é difícil explicar o que eu sinto. Isso acontece principalmente durante a madrugada, e eu não consigo dormir de luz apagada mais. Eu me sinto meio vigiada, e me sinto sozinha, como se não pudesse contar pra ninguém. Na verdade, eu já tentei, mas acharam que era mais uma das minhas brincadeiras em que eu dou uma exagerada nos fatos pra que fique engraçado. Tem algo errado ou isso é normal?

A melhor resposta 4 NOV 2019

Oi Bibi...
Há uma coisa boa e uma coisa ruim...
A coisa boa é que te voltaste para ti mesma. De fato, tens que fazer de ti mesma a tua melhor amiga, tens que fazer de ti mesma a tua própria mãe e teu próprio pai. Hoje, não precisa mais dos pais mas precisa de si mesma. Sabe que, quando tu não tinha ainda nascido, tu escolheu nascer num ambiente assim, justamente para passar por estes problemas e aprender a sair vitoriosa.
O que presenciaste na tua infância (pai batendo na mãe e ela permitindo ser submissa) e outras coisas, ficou gravado no teu subconsciente e continua lá atrapalhando a tua vida. Deves limpar isto (Psicoterapia) para que a energia flua limpa e possas enfocar a tua vida de forma limpa e não com estas contaminações.
Te sentes ingrata hoje, quando alguém se importa contigo porque tens a referência vivenciada e não te sentes merecedora dessa atenção... Tens que limpar isto.
Não tem nada de errado contigo... tu está necessitada de ser ouvida e compreendida, mas por alguém que te ajude a entender estas energias bloqueadas, distorcidas...
Foque e encontre respostas dentro de ti mesma sobre quem és? De onde veio? (Tu veio através do teu pai e mãe, mas não és deles)
O que veio fazer aqui? E para onde vai?
A vida te deu talentos... descubra-os e transforme-os em habilidades, busque conhecimentos para transformar estas habilidades em ferramentas de trabalho...
Através da Psicoterapia, consegues realizar isso.

5817 respostas

6 NOV 2019

Boa tarde Bibi, o que você relata, seu comportamento e tudo que você já viveu no contexto familiar deixou algo que não está legal para você, respondendo sua pergunta, "tem algo errado ou isso é normal?", posso te dizer que tudo que lhe cause desconforto e produza comportamentos que não a deixam viver uma vida tranquila não é bom.

Logo que você veio até o site foi para procurar ajuda para mudar a sua realidade e, substituir a família por uma voz da sua cabeça não é normal, desse modo sugiro que, procure uma terapia cognitiva-comportamental, Bibi a terapeuta vai ajudá-la em todas essas questões, e você poderá falar abertamente, conte tudo, seus sentimentos, emoções, percepções, conte sua história desde a infância, lá será seu espaço, converse com a terapeuta sobre essa necessidade de falar.

Eliane Weber Psicólogo em Salvador

574 respostas

4 NOV 2019

Olá! A voz na cabeça e os amigos ou inimigos imaginários são bastante comuns em pessoas solitárias, filhos únicos, pessoas que não desenvolveram trocas suficientemente aprofundadas. Se você acha que está falando demais, se já tentou falar com conhecidos podemos ponderar uma reflexão interessante: muitas vezes as pessoas escondem a sua essência falando sem parar. Você já observou que uma parte das pessoas quando estão muito inseguras e envergonhadas, falam um monte de coisas sem sentido, vivenciando estado mental fechado para ouvir? Há ocasiões em que o silêncio é altamente comunicativo. Não desista de tentar falar; insista em treinar falar associada a uma harmonia interna assim como a uma profunda confiança com a pessoa para a qual você estiver falando. Por isso é essencial que seja uma pessoa da sua mais profunda confiança ou um psicólogo. Você já reparou que os mudos falam; falam com os recursos que tem. Uma parte importante deles, tem uma doçura na sua comunicação. Procure adoçar sua comunicação e procure extrair a doçura da comunicação do outro. Uma boa comunicação exige fala essencial, verdadeira, construtiva, ética, empática. Falar consigo mesmo é uma forma de organizar as ideias, pensamentos e sentimentos, mas ficará muito mais rica na complementação com fala com outras pessoas boas. Um abraço: Ary Donizete Machado