A única saída para o TDAH é através de medicamento?

Feita por >Renan · 7 dez 2016 TDAH

Eu tenho muita dificuldade de foco e concentração, tanto que reprovei no exame de atenção da minha CNH. Tenho uma tendência a procrastinar a um nível lesivo pra minha vida pessoal, porém quando a "recompensa" é imediata eu consigo me esforçar até de forma demasiada. Isso pode ser TDAH? Tenho medo de ficar dependente de medicamento

A melhor resposta 11 DEZ 2016

Olá Renan!
Tente fazer uma avaliação tanto com um psicólogo quanto com um psiquiatra para que seja possível investigar melhor o que pode estar acontecendo.
Não tenha receio de medicamentos caso receitados, com toda certeza trarão menos prejuízos do que sofrer com estes níveis lesivos a sua vida que mencionou.
Tudo que for feito com acompanhamento médico não trará prejuízos em sua saúde.

Fico a disposição,

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo

1705 respostas

8 DEZ 2016

Bom dia! Faça uma avaliação com Psiquiatra, e pergunte sobre formas de tratamento. Na Terapia procrastinação e ansiedade são vistos como comportamentos aprendidos, como você mesmo colocou os resultados não precisam ser só de curto prazo, mas é possível desenvolver uma nova forma de se relacionar com a sua rotina e seus valores com menos ansiedade e mais satisfação.
Um abraço,

Márcia Costa

Márcia Costa Psicólogo em São Paulo

79 respostas

8 DEZ 2016

Olá Renam,
o fato de você ter dificuldade em concentrar, procrastinar, etc. não quer dizer que tenha deficit de atenção. Outros motivos como ansiedade, podem tirar o foco. O ideal é você ir a um médico e também procura um psicólogo que faça avaliação neuropsicológica ele irá avaliar, mas a psicoterapia irá lhe ajudar e dependo do caso, não seja necessário medicação.
boa sorte,
Maria da Conceição v Gioia
Psicóloga

Florescer Psi Psicólogo em Rio de Janeiro

489 respostas

7 DEZ 2016

Olá Renan,

Em primeiro lugar é importante você passar com avaliação com um profissional de saúde mental para garantir que a sua situação se encaixa num diagnóstico específico. Mesmo que seja uma situação na qual um remédio possa ajudar, a grande maioria não causa dependência, e aqueles com potencial para causar (mais comumente os benzodiazepínicos, o mais famosinho é o rivotril) são usados em casos específicos, e mais comumente agudos.
O ideal é conversar em pessoa com o profissional em pessoa, para estabelecer o seu caso específico.

att.

Bruno Aquino

Anônimo-300912 Psicólogo em São Paulo