A liderança é um dom?

Feita por >Mr.Dog · 13 jan 2021 Habilidades sociais

Olá! Aqui estou outra vez rsrs.
Eu reconheço que preciso me conhecer melhor, no entanto estou aguardando a situação da pandemia melhorar para que eu possa iniciar um processo de psicoterapia, no meu caso, acredito que online não seja muito eficaz, prefiro que seja presencialmente, então a pergunta é: a liderança é um dom ou ela pode ser desenvolvida e aprimorada em qualquer pessoa? Eu li alguns livros sobre o assunto, porém ficou um tanto confuso pra entender, uns dizem que sim, outros dizem que não, alguém sabe me responder a questão?
Desde já, fico muito grato pelas respostas, e muito obrigado pela dedicação e atenção que vocês têm pelas pessoas neste site.

A melhor resposta 16 JAN 2021

Olá Mr. Dog (senhor cachorro)! Nós dois outra vez! Primeiro é preciso conceituar liderança. Liderança é algo flutuante, tal qual momentos de uma partida de futebol. Quando uma time faz um gol, nesse aspecto, ele lidera. No campeonato a classificação é dinâmica. O líder inicial não é necessariamente o campeão. Em 1982 o Brasil tinha a melhor seleção, mas não ganhou. Liderar algumas vezes, pode ser silenciar, liderar pode ser acatar. Certamente as pessoas podem aprender a liderar. Na média os tímidos jovens, que se preparam para a vida na cultura, com o amadurecimento, assumem os principais espaços de liderança.
Espero ter ajudado.
Atenciosamente.

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8607 respostas

22 JAN 2021

Olá, Mr.Dog! Eu sempre digo, tudo é uma questão de estímulo. Não há uma única resposta para a sua pergunta porque ela faz parte de um contexto muito maior. A liderança tem a ver com a história de cada um, com suas experiências e também, em que ambito você quer entender sobre liderança, compreende? Algumas pessoas são mais estimuladas para determinadas coisas onde outros não conseguem e assim por diante. Isso tudo começa no inconsciente e o que posso te dizer é: essa resposta está dentro de vc e não fora. Primeira dica, se pergunte: o que significa "liderança" pra vc? Penso que esta reflexão já é um início para começares a entender e a psicoterapia irá te ajudar a dar continuidade as tuas indagações.
Abraço,
Mara Dias Psicóloga

Psicóloga Mara Dias Psicólogo em Porto Alegre

48 respostas

16 JAN 2021

Olá Mr Dog.
Se vc voltou a fazer perguntas é pq foi ajudado.....rsrs
A liderança não é só um dom, pode ser treinada. Os líderes costumam ser responsáveis e colaboradores. Requer uma boa dose de segurança e humildade, assumir erros e voltar atrás sem ser arrogante.
Vc deixa claro que precisa se conhecer melhor, o trabalho on-line é eficiente, tem menor custo e é confortável, sem deslocamento.
Boa sorte.
Célia Jovanka.

Célia Jovanka Psicólogo em Rio de Janeiro

658 respostas

14 JAN 2021

Caro,
A Liderança é desenvolvida é é de acordo com o grau de conhecimento e domínio que uma pessoa tem sobre si mesmo. A base é si mesmo. Sem desenvolvimento pessoal e só adquirindo conhecimento racional é uma aberração, é como vestir um cão com camisa e gravata.
Por isso, a liderança não é para todos porque apenas poucos enfrentam o desafio de conhecer a si mesmo e fazer as mudanças necessárias que o caminho exige.
Se esperar o término da "pandemia" não vai conseguir realizar o teu sonho porque o normal de antes não volta mais e a realidade virtual, Psicoterapia Online, Home Office será cada dia mais concretizado.
Pense bem e a mudança começa por aí!

5817 respostas

14 JAN 2021

Olá, Mr. Dog.
Algumas pessoas possuem a habilidade de liderança mais desenvolvida do que outras, contudo, todos, em certo grau, podem exercê-la.
Vale ressaltar que liderar alguém requerer a liderança de si mesmo. Portanto, o autoconhecimento é imprescindível.

Thais Souza Psicólogo em São Paulo

109 respostas

14 JAN 2021

A liderânça é não ter medo de demonstrar suas expectativas em relação aos seus projetos. Ela será maior quanto mais próxima ela for da capacidade do objetivo ser atingido. A liderânça é um tipo de confiânça que o lider passa para todos.

Rodrigo Nascimento Psicólogo Psicólogo em Belo Horizonte

29 respostas

14 JAN 2021

Mr dog. A liderança pode ser um dom sim. Mas nada q impeça q vc a desenvolva.
O tratamento on LINE pode ser tão eficaz qto o presencial. De essa oportunidade de conhecer
Se interessar conhecer sou Mônica psicológa

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro