A convivência com a minha mãe está cada vez pior

Feita por >Marina · 4 mar 2017 Terapia familiar

Ultimamente as brigas e discussões com a minha mãe têm sido constante, está ficando cada vez pior e isso acontece desde 2015.

Ano retrasado cheguei a me cortar, o que fez com que ela ficasse muito brava e chateada comigo. Fui à uma psicóloga, parei de me cortar e fiquei bem melhor mas os problemas continuaram.

Dessa vez ela não gosta do meu comportamento, do meu jeito. Eu sou quieta, calada, não gosto de sair muito e nem de lugares lotados e, principalmente, não gosto de fotos. Ela vive dizendo que sou ignorante, egoísta, mal agradecida, que não a amo e que só a trago desgosto, que eu não presto fala que sou isso e aquilo e eu não aguento mais.

Eu não sei o que fazer, por favor me ajudem.

A melhor resposta 7 MAR 2017

Marina...
Também convivi com uma mãe bastante hostil e a gente acaba tendo que encontrar alternativas nem sempre saudáveis para nós mesmas para "sobreviver minimamente bem" a essas condições...
Bom, eu sugiro que você continue com seu acompanhamento psicológico afim de se fortalecer como um todo para lidar com sua mãe difícil..
Mas vou compartilhar com você algo que eu aprendi com essa experiência: por pior que nossa mãe possa ser conosco, com certeza Marina, ela é o melhor que ela pode ser.
Procure saber sua história familiar. A historia da sua avó com sua mãe e até da sua bisa com sua avó... talvez essa história possa te ajudar a compreender o motivo da sua mãe ser assim.... pode ser que ela não tenha tido outra possibilidade.
Mas você tem!!!
Foque nisso e tudo vai dar certo!!
Deu pra mim!
Vai dar pra vc tb!!
Um grande beijo e boa sorte!
Erica Taylor Psi
Niteroi

Anônimo-245300 Psicólogo em São Paulo

198 respostas

6 MAR 2017

Marina as relações familiares estão carregadas de emoções, boas e ruins, porém quando passam a incomodar é importante refletir de maneira mais objetiva e identificar o quanto cada um tem razão e o que se pode mudar para melhorar a relação. Não é algo fácil de fazer, principalmente sozinha, caso continue na psicoterapia, faça com ajuda do seu psicólogo.

Flávio Melo Ribeiro Psicólogo em Florianópolis

7 respostas

5 MAR 2017

marina procure ajuda,ok? sou sandra elena carosio

Sandra Elena Carosio Psicólogo em São José do Rio Preto

479 respostas

5 MAR 2017

Olá Marina!
Embora você tenha parado de recorrer aos cortes para aliviar a dor que você sente, é muito importante que continue o acompanhamento psicológico.
O processo é fundamental para que muitas de suas características recebam atenção profissional, como também possibilitar o fortalecimento emocional para que os comentários de sua mãe não a afetem a ponto de aumentar sua dor e angústia.
Não deixe de procurar ajuda.

Abraços

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo

1705 respostas

5 MAR 2017

Olá Marina!
Embora não sinta mais vontade de recorrer aos cortes para aliviar a dor que você sente, é muito importante q

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo

1705 respostas

5 MAR 2017

Olá Marina! Primeiramente, é muito importante que você retome o acompanhamento psicológico, caso tenha suspendido. Se sua mãe também puder fazer psicoterapia, será de grande valia para as duas, pois de alguma forma ela também pode estar em sofrimento com a constante situação de conflito. A psicoterapia certamente poderá (mesmo trabalhando separadamente) ajudá-las a encontrar estratégias de enfrentamento mais assertivas para se relacionarem e manterem uma comunicação mais fluente e positiva entre vocês.

Fique bem!
Abraços,

Gracy Ramos

Psicóloga Gracy Ramos Nakakura Psicólogo em Brasília

11 respostas

5 MAR 2017

Marina, acredito que nesse caso deveriam ambas procurar ajuda profissional. Um atendimento familiar possibilitaria uma melhora na comunicação de vocês, alinhando as suas expectativas e as dela. Boa sorte!

Bruna Paschoalini Psicólogo em São Paulo

109 respostas

5 MAR 2017

Oi Marina,
você continua com o acompanhamento psicológico?
Caso não, indico que você retorno a terapia, pois assim você pode identificar formas de lidar melhor com a situação, e se relacionar de uma forma funcional com sua mãe.
Estou à disposição.
Kelly

Kelly Leal Psicólogo em Salvador