Acesso consultório Cadastre grátis seu consultório

O adolescente diante da cobrança de resultados

ElenCristinaDoNascimElenCristinaDoNascim
editado February 2018 em Adolescência
Como lidar com a ansiedade do adolescente frente a expectativa do Enem.

Comentários

• FatimaMarceliFatimaMarceli
    Oi Elen!
    A minha filha também vai passar por essas coisas esse ano!
    Olha, eu tento deixar a minha filha o mais calma possível, mas ao mesmo tempo cobro o melhor dela. Ela está bastante ansiosa e insegura, mas eu sempre dou apoio à ela e tento ajudar o máximo que consigo.
    Para eles é algo bem estressante e tem alguns adolescentes que não sabem bem como lidar com situações assim. Mas acho que o melhor jeito de lidar com isso é mostrando apoio, mas ao mesmo tempo também não deixar ele se folgar ou não se esforçar.
    Esse adolescente é seu filho?
  • GianePimGianePim
    Também acho que a melhor maneira de lidar é demonstrando apoio e deixando claro que eles precisam fazer o melhor que podem.
    O meu filho vai passar por isso ano que vem, mas estou tranquila, ele sempre se dedicou aos estudos e tenho certeza que ele vai fazer o melhor que pode.
    Mas você acha que esse adolescente vai conseguir atingir o objetivo dele? Ou você está preocupada por causa disso?
  • SuCarmenSuCarmen
    eu passei por isso não faz mto tempo.. td a pressão de conseguir uma nota boa para entrar na faculdade me deixou super mal.. já não me sentia bem antes, pq desde uns 14 anos já sentia q era meio depressiva.. qdo essa coisa de vestibular e faculdade começaram eu só fui me afundando..
    o q eu recomendo é maneirar na pressão.. pq a gente já tem mta coisa acontecendo, professores e colegas falando dessas coisas.. e qdo chega em casa a gente não quer escutar mais sobre isso, só acaba com a gente..
  • ElenCristinaDoNascimElenCristinaDoNascim
    É minha filha.
    Eu sei que ela se esforça e não me preocupa o resultado mas, sim, a saúde dela e deixo isso bem claro.
    Elen, mas se vocês estão deixando ela tranquila, provavelmente é ela mesma que está se pressionando. É uma fase difícil para eles, então eles precisam de bastante apoio. Eu sempre digo para a minha filha que é para ela fazer o melhor que ela pode e que se acontecer de ela não entrar na faculdade agora, não tem problemas. Mas mesmo assim eu sei que ela se sente pressionada.
    Que problema de saúde a sua filha chegou a ter por causa disso?
  • SuCarmenSuCarmen
    mesmo a gente sabendo q pode deixar p entrar na faculdade mais tarde, a gente se sente pressionado.. imagine, tds seus colegas conseguem e vc não.. isso pode acabar com a pessoa..
    não sei se existe uma maneira p lidar com isso.. acho q talvez seja uma coisa q praticamente td mundo passa.. talvez só tem q dar apoio e aguentar as pontas até q as provas passem..
    mas sempre vai ter a pressão.. agora é do enem, depois vai ser da faculdade, depois de emprego..
    Fatima, minha filha tem sintomas de ansiedade e nao posso me dar ao prazer de esperar porque eu ja.tive muitos problemas e, me preocupa sejs hereditario.
    Entendo a sua preocupação, Elen. Mas ela conversa bastante com você sobre o que está acontecendo?
    Eu tenho um pouco de dificuldade de fazer a minha filha falar sobre o que sente. Sempre tento conversar com ela, mas nem sempre ela se abre.
  • SuCarmenSuCarmen
    se a tua filha aceitar, busca ajuda.. leva ela no psicólogo.. eu as vezes penso q talvez se eu tivesse começado um tratamento ou alguma terapia antes eu não teria sofrido tanto e não teria passado por mta coisa pelo qual eu passei..
  • Barbara_FerratoBarbara_Ferrato
    Eu tbm passei por isso faz pouco tempo.. realmente é essa fase.. parece q mta coisa acontece ao mesmo tempo e a gente fica pressionado e estressado..
    eu não cheguei a fazer nenhum tratamento.. mas deveria ter feito.. acho q talvez teria me ajudado e talvez eu não teria desistido do curso q eu escolhi da faculdade..
    Ela começou a ir no psicólogo, voltou a fazer atividades físicas e percebo que esta menos ansiosa.
    Ela é fácil de lidar porque fala o que sente só é difícil às vezes entender mais, vai passar.

bom dia
    Que bom que ela está se sentindo melhor, Elen!
    Eu também as vezes tenho dificuldade de entender bem o que a minha filha está passando. Mas acho que na realidade nem eles sabem bem o que estão sentindo! rsrs
    Mas se você está dando todo o apoio que ela precisa, com certeza logo as coisas vão melhorar!
  • SuCarmenSuCarmen
    boa sorte com td, Elen.. espero q a sua filha melhore logo.. esse estresse todo de enem já vai passar.. virão outros, mas a gente vai evoluindo e aprendendo com as coisas né..
  • Victoria_Rafaela_GonVictoria_Rafaela_Gon
    Não pressione. O mundo nos convence que precisamos sempre chegar a um "topo" ilusório. Faculdade não é brincadeira, e muito menos um cofre que brota dinheiro do nada; é necessário tempo e dinheiro investido; que por muitas vezes famílias carentes não tem. Digo isso , pois presenciei esse vazio de oportunidades para mim e
    também meus problemas dentro de casa. (tinha só eu para me apoiar|)
    Fale: Filha (o) , escolha o que você deseja profundamente : Ajudar as pessoas? Dinheiro é o mais importante? Quer ser cantora? Quer ser astronauta? Já pesquisou? O mundo é grandioso de interesses, sendo eles bons ou ruins. O dinheiro obstrui o brio de nossa alma. (lembre: dinheiro é algo que sempre se resolve, a nossa alma nem sempre tem soluçoes rapidas.)
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Novo tópico

Salas de discussão