Vou ao psicólogo e não vejo resultado. O que fazer?

Feita por >Caroline · 25 ago 2016 Psicologia clínica

Já faz alguns meses que vou ao psicólogo, porém, não estou vendo mudanças na minha situação. Não sei mais o que fazer. Meu sofrimento emocional é muito grande. Estou triste e tenho dificuldade em aproximar das pessoas, em me relacionar... Parece ser tudo tão difícil, tão fora do meu alcance que não sei mais o que fazer da minha vida.

A melhor resposta 25 AGO 2016

Olá Caroline!
As vezes o processo da psicoterapia pode ser um pouco demorado, não apenas por limitações de técnicas e do profissional, mas sim porque como seres humanos possuímos resistências, limitações e o processo de construção de recursos para que diminua seu sofrimento pode ser trabalhoso um pouco mais devagar do que a necessidade que possui em melhorar e sentir-se melhor.
Tente compartilhar com o profissional que a atende estas expectativas e insatisfações, pode ser que ela tenha formas de ajudá-la a lidar com esta sensação.
O importante é você não abandonar e não desistir de si mesma, se em algum momento achar que é em função do profissional que não esteja melhorando, veja se ele tem alguém para indicá-la ou busque um profissional que a faça sentir-se mais acolhida e segura.

Fico a disposição,

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo

1705 respostas

5 SET 2016

caroline, saudaçoes!!!!!! é simples!!!!! mude de terapeuta,ok? parece que vc nao se identificou muito com a forma com que ele trabalha..... cada psicologo tem um tipo de formaçao

Sandra Elena Carosio Psicólogo em São José do Rio Preto

479 respostas

30 AGO 2016

Oi Caroline, converse sobre isso com seu psicólogo ele saberá trabalhar com você essa questão. As vezes quando nos sentimos assim é a mudança que começa a acontecer. Vai em frente.

Márcia Araujo Psicólogo em Guarujá

71 respostas

30 AGO 2016

Caroline!! O processo terapêutico envolve várias questões. Empatia, confiança, me parece que está faltando algo na relação de vocês. O profissional direciona, apoia incentiva, acredito que o vinculo entre vocês não está totalmente estabelecido. As vezes o cliente tem um raciocínio cristalizado e isso leva um certo tempo para desconstruir e fazer novas sinaps. Não abandone sua terapia, tente se adaptar ou troque de profissional. Atenciosamente, Psicologa Celeste

Psicóloga Celeste Martins Psicólogo em Rio de Janeiro

134 respostas

30 AGO 2016

Mude de profissional. Muitas vezes o colega não está apto para esse caso.
Vc fez avaliações?
Vc deve ter um problema que envolva enfrentamento social, isso eh serio precisa de avaliações e
ações de desempenho mensais.

Clínica de Bem Estar Psicólogo em Guarulhos

210 respostas

27 AGO 2016

Olá, Caroline, essa pergunta é complicada para mim que sou psicólogo também e que valoriza a ética profissional. Para evitar ser taxativo, buscando culpa na habilidade do profissional ou no compromisso que você tem com a terapia, o ideal é você descrever no papel o que te perturba e ver como o profissional encaminha essa questão para melhorar seu empenho. Como acontece com o médico ou dentista, às vezes, leva tempo para achar o profissional que nos traga o resultado esperado. Boa sorte, Ronaldo.

Psicólogo Ronaldo Silva Psicólogo em São José dos Campos

96 respostas

27 AGO 2016

Olá Caroline, boa noite. Se já faz algum tempo que está em terapia é esperado no mínimo que o vínculo terapêutico com o profissional já esteja estabelecido, essa é uma das etapas necessárias para que haja bons resultados no processo em geral.
Após o vínculo estabelecido, já é esperado que resultados satisfatórios sejam alcançados na terapia que, provavelmente, contribuirão para o alívio do sofrimento, propiciando novas e importantes perspectivas diante da problemática apresentada, provavelmente, também com o desenvolvimento de novos pensamentos e comportamentos que colaborem nesse sentido.
Ainda é importante ressaltar que, às vezes, o cliente não se adapta a determinadas técnicas ou abordagens terapêuticas, e nesses casos quando o bom resultado terapêutico não aparece e indicado que se procure um outro profissional que utilize uma técnica diferente e que possa lhe ajudar de forma mais eficaz.

Psicologia Clínica Junior Bottesini Psicólogo em Araraquara

1 resposta

27 AGO 2016

Boa noite, Caroline.
Nem sempre a ajuda e as respostas que você busca quando começa uma terapia são obtidas em curto prazo. Cada caso é um caso. Mas acredito que seja importante você levar essas suas questões para seu psicólogo e trabalhem essa demanda juntos. Um abraço e espero que consiga alcançar o que deseja.

Ticiana Araújo Carnaúba Psicólogo em Salvador

40 respostas

26 AGO 2016

Caroline,
Entendo sua angústia em solucionar seu problema, mas primeiro você poderá ser sincera com sua psicóloga conversando sobre sua expectativa em relação ao tratamento, por muitas vezes percebo uma melhora na evolução do paciente depois que ele expõe suas queixas ao tratamento.
espero ter lhe ajudado.
Abraço, Daniela Lino
Psicóloga, especialista em psicossomática.

Daniela Lino Rodrigues Psicólogo em Vitória

5 respostas

26 AGO 2016

Olá Caroline. Alguns casos são difíceis mesmo e pode levar algum tempo para ter resultados mas também pode ser que as suas resistências não estejam sendo bem trabalhadas, mas de qualquer forma siga sua intuição.

José Carlos Bastos Psicólogo em Rio das Ostras

132 respostas

26 AGO 2016

O tratamento psicoterápico é constituído de um processo, feito a longo prazo. O tempo varia para cada sujeito, mas ele não é rápido.
Minha sugestão é que você possa levar essas questões para seu psicólogo e trabalhá-las, certamente, isso lhe ajudará avançar naquilo que lhe incomoda.
Forte abraço!
Janilton Gabriel de Souza
Psicólogo e Psicanalista

Janilton G. de Souza Psicólogo em Varginha

4 respostas

26 AGO 2016

Olá Caroline. O trataento é prolomgado, mas se você não percebeu nenhuma mudança sugiro que consulte outro psic~´ologo. Às vezesnão nos adaptamos à abordagem que ele usa. Você já tentou um psicólogo junguiano que use a Imaginação Ativa como técnca? Pode ser que ajude. Boa sorte

Maria Eni de Mattos Psicólogo em Guarapuava

243 respostas

26 AGO 2016

Ola Caroline
Concordo com a nobre colega, dependendo da demanda do problema o processo terapêutico pode demorar um pouco. entendo a sua angústia, até porque não é fácil viver essa angústia existencial referida por você.
Entretanto se você não está se sentindo confortável no seu processo terapêutico, pode recorrer a outro profissional, porém nenhum tratamento ocorre sem a participação ativa e dinâmica da pessoa que se submete a um processo terapêutico. É preciso abrir mão de um comportamento disfuncional
negativo que está contribuíndo para um desequilíbrio emocional.
Att. a Psicóloga Ussénade.
Boa sorte

Ussénade Maria de Oliveira Psicólogo em Recife

763 respostas

26 AGO 2016

Olá Caroline. É muito válida a percepção que tenha feito... Observar-se e verificar que não está obtendo os resultados desejados é importante, imagine que o primeiro passo já tenha dado. Em segundo momento, é muito importante também que tenha essa conversa com seu terapeuta, assim juntamente com você, vocêspoderão juntos avaliar o que talvez não esteja produzindo os resultados esperados. Pode haver muitos fatores envolvidos. Como está o vínculo terapêutico entre vocês? Sente-se a vontade e motivada para as sessões? A abordagem que seu terapeuta utiliza, lhe agrada ou você confia nesta? Está havendo uma compreensão sobre o processo o qual você está realizando? Avalie que nem todo profissional trabalha da mesma maneira, e que portanto, os psicólogos não são iguais. Grata e á disposição, Psicóloga e Terapeuta EMDR, Camila Kelin Menegolla Tacca.

Camila Kelin Menegolla Tacca Psicólogo em Chapecó

18 respostas

25 AGO 2016

Infelizmente o processo do tratamento com a psicoterapia não é rápido, mas tende a ser duradouro felizmente. E em alguns casos o alívio inicial pode demorar algum tempo, mesmo você sendo assídua e engajada na terapia.
É importante que você compartilhe com o profissional que está lhe atendendo o que vem sentido, o como gostaria que a melhora fosse mais rápida e as dificuldades que ainda está sentindo. Muitas vezes queremos ver o resultado rápido e não damos atenção as pequenas melhoras no meio do caminho.
Diga ao seu terapeuta como está se sentindo com os resultados alcançados.

Patrícia Martins Psicólogo em Belo Horizonte

312 respostas

25 AGO 2016

Oi, Caroline.Uma das questões mais importantes no processo terapêutico é o vínculo estabelecido entre o profissional e o paciente, o que claro, não significa dependência. Mas,a empatia, o sentir-se acolhido são fundamentais. Muitas vezes você precisa procurar o primeiro, o segundo... até perceber que aquele tipo de terapia funciona para você; e não deve se sentir culpada por isso. Deixar este aspecto aparecer na sua terapia pode ser uma forma de lidar com ele e assim você entenderá melhor o que está acontecendo. Entra também a questão do tempo, que tem seu próprio ritmo e às vezes caminha lento rumo a melhora... O processo de autoconhecimento e cura pode ser incômodo e doloroso, mas, vale a pena, pois você sairá dele orgulhosa de ter persistido e conseguido.
Grande abraço.

Clínica Pró-Cura Psicologia e Saúde Psicólogo em São Vicente

3 respostas

25 AGO 2016

Caroline, bom dia. O resultado do processo de psicoterapia é lento. A melhor saída para você se sentir melhor, menos triste e com menos sofrimento é falar dessas emoções ao seu psicólogo, falar que não está vendo resultado, que ainda se sente muito triste, que ainda está sofrendo muito e vocês trabalharão juntos esses conflitos, mas lembre-se que leva tempo. Se, mesmo assim, não obtiver resultado sugiro procurar um outro tipo de psicoterapia com a qual se identifique melhor. Espero ter ajudado.

Regina Figueiredo Psicologia & Coaching Psicólogo em São Paulo