Vontade de não viver

Feita por >Carol · 4 dez 2015 Depressão

Tenho 20 anos, sempre passei por problemas que me deprimiram muito. Já pensei em me suicidar várias vezes, peguei até faca e remédios mas não tive coragem, por um longo tempo encontrei um grande prazer na morte. Apesar de tudo sempre vim tentando viver e realizar projetos como faculdade e trabalho, e até que tenho conseguido, mas a dor dentro de mim não passou e sempre vivo afligida. Além disso eu me sinto mal comigo mesma, por tentar mudar, ser uma pessoa melhor, mas acabar não conseguindo. Minha vida não tem mais sentido, acho que a morte acabaria com essa situação. Eu tento suportar mas tem momentos que não dar para se tão forte.A morte seria uma saída?se houver alguém que possa me ajudar!?

A melhor resposta 4 DEZ 2015

Olá Carol!

Existem momentos em nossas vidas que são mais delicados do que outros e nem sempre ser forte é fácil para todos, ou em todos estes momentos. Existem também pessoas que apresentam transtornos de humor (ex: depressão, distimia, bipolar...) que podem agravar mais o quadro. Não é "normal" uma pessoal tão jovem não encontrar sentido na vida, mas a força que te trouxe até aqui pode ser a mesma que vai te ajudar a sair desta situação. Recomendo que procure um psiquiatra para que ele possa avaliar o seu caso. É possível que ele recomende algum medicamento para equilibrar algumas substancias químicas em seu cérebro, o que a fará sentir-se um pouco melhor. Mas para que o tratamento seja realmente eficaz é bom conciliar com a psicoterapia pois a sua forma de pensar continua a mesma e este pensamento é um dos causadores deste sentimento ruim e de seu comportamento. Se ele não for tratado, reestruturado as dificuldades podem persistir. Estes tratamentos estão disponíveis pelo SUS, plano de saúde e também particular.

Compreenda que isto é uma fase e que quando você sair dela perceberá a vida faz todo sentido. Dê a você mesma esta chance.

Espero ter ajudado e desejo sucesso no tratamento.

Abs,

Ana Carolina de Miranda Psicólogo em Belo Horizonte

23 respostas

11 JUN 2018

Olá Carol! Paulo Martins, Psicólogo em Recife-PE.

Bem carol, é perceptível que estás em um quadro depressivo, entretanto parabéns por encontrar forças para enfrentar a vida, e obter alguns sucessos. Possivelmente no meio social você esconda esses sentimentos, para melhor conviver com as pessoas, entretanto, sempre há o momento de ficar só, e aí começa sua luta: falta de vontade..de fazer, de produzir, de existir, se achando desnecessária às vezes.

Entretanto carol, é importante que você comece a se sentir bem com sua própria companhia, a isso chamamos de "solitude", prazer de estar consigo mesmo, de se amar, de amar sua vida, de amar a vida, de não se importar demais com a opinião alheia nem se cobrar tanto para ser como alguém, supostamente é.

Isso é diferente de solidão, quando a pessoa se sente mal por estar só e começa a dar vazão a pensamentos pertubadores, contrários àqueles que mencionei acima, em "solitude".

Portanto, não busque viver sempre na dualidade da vida: bem-mal, certo-errado, vida-morte-vida etc. Busque razões melhores e dê prazer a pequenas evoluções que vc planejou, e fez só uma parte. Não há problema em fazer uma parte, na proxima faça um pouco mais. A vontade está dentro de você e só você pode gerar prazer, dando importância a pequenas alegrias. ok?

Espero ter ajudado!
Estou à disposição,

Paulo Martins
CRP 02/19840

Paulo Sérgio A. Martins Psicólogo em Recife

45 respostas

22 DEZ 2015

Olá Carol. Há muitos jovens hoje em dia, por não conseguir extrair prazer de uma vida alegre e feliz, buscam satisfação na dor física e moral, uma automutilação. Você parece que ainda tem o anseio de ter uma vida de satisfação, senão não teria barrado seus impulso suicidas. A depressão é inversamente proporcional à excitação, isso significa que o depressivo é um candidato em potencial a ser muito feliz. A terapia pode te ajudar a inverter o seu investimento energético no sofrimento e descobrir uma vida cheia de possibilidade. Vale a pena tentar.

José Carlos Bastos Psicólogo em Rio das Ostras

132 respostas

13 DEZ 2015

Carol ,

Busque apoio psiquiátrico e psicológico , é importante falar sobre essa falta de vontade de viver , você esta vivendo um quadro depressivo. Toda pessoa que expressa um desejo de tirar a própria vida , tem um desejo enorme de vida e não de morte , apenas ver no suicídio uma forma de acabar com o sofrimento , com as dores. O processo terapêutico vai te ajudar e você vai conseguir superar todo esse sofrimento e dar andamento a sua vida e a seu projetos. Não espere mais , busque ajuda urgente é possível construir uma nova história para sua vida.

Martha Severo Lopes da Silva Psicólogo em Recife

18 respostas

9 DEZ 2015

Pois é, Carol, viver não é algo tão simples assim. É quase impossível uma pessoa viver a vida toda sem ter passado por alguns dilemas ou situações difíceis. A vida por si só tem seus altos e baixos. E muitas vezes, nestes momentos, vem a sensação de que não vamos dar conta, de que é insuportável viver assim. Talvez você esteja vivendo uma das etapas mais difíceis da sua vida. Geralmente, nos sentimos só nestas situações porque as pessoas aparentemente estão tocando suas vidas e ficamos com a sensação de "fracassamos". Os outros conseguem e eu não. Por que sou assim? São pensamentos que costumam dominar as pessoas. E você comenta que está enfrentando as dificuldades, apesar de ainda não se sentir tão bem. Mas muitas pessoas confundem problemas de saúde com características comportamentais. O seu estado atual revela um problema de saúde que precisa de cuidados, especialmente psicológicos. Procure um psicólogo para ajudá-la neste momento que está sendo tão difícil pra você e avalie a necessidade de buscar ajuda psiquiátrica também. O psiquiatra que é um médico pode lhe oferecer um tratamento medicamentoso para ajudar a recompor substâncias que estão faltando no seu organismo. Qualquer pessoa, a qualquer momento da sua vida, pode necessitar de uma ajuda psiquiátrica. Já o psicólogo, que não é um médico, vai ajudá-la a ressignificar sua vida. O que está faltando? Por que você pensa desta forma? Qual o seu potencial para transformar tudo isto? Com esforço e sem ajuda profissional, você está tocando seus projetos. Se procurar ajuda profissional, você pode buscar dar um outro sentido à vida. Você tem plano de saúde ou buscará atendimento pelo SUS? Sabe onde buscar um profissional para atendê-la? Tem condições de arcar com um atendimento particular? Caso tenha dificuldades, procure uma orientação num CRAS, CREAS ou CAPS mais próximo do bairro onde você mora. Provavelmente, eles te ajudarão num bom encaminhamento.
Espero ter colaborado!
Atenciosamente
Cristina Aparecida da Silva
Salvador, Bahia, 08 de novembro de 2015.

Psicóloga Cristina Aparecida da Silva Psicólogo em Salvador

21 respostas

8 DEZ 2015

Carol, as vezes ficamos tão tristes e com tantos problemas que acabar com a própria vida é visto como uma saída, mas se pensarmos mais profundamente o que queremos é acabar com os problemas. Procure ajuda!
É importante um tratamento com psiquiatra e psicólogo. E se a vontade ficar muito grande procure rapidamente pela ajuda de um amigo que vá lhe desviar destes pensamentos. Você pode procurar também pela CVV(olhe no Google que você encontra o contato deles), eles atendem nestes momentos de urgência por telefone e internet.
Você ter mandado esta pergunta aqui foi um passo importante. Continue se cuidando.
Grande abraço!

Patrícia Martins Psicólogo em Belo Horizonte

312 respostas

8 DEZ 2015

NUNCA a morte é uma saída! Você está fazendo muito bem em continuar seus projetos a despeito de sua falta de vontade! Isso é um ótimooo dado! Continue! Procure um psiquiatra pois talvez você precise de algum fármaco que melhore seu humor. Psicoterapia também ajuda a organizar e planejar atividades que ativem sistemas cerebrais que auxiliam nesse processo, e juntamente ao seguimento dessas tarefas você vai elaborando os acontecimentos que desencadearam esse processo e reorganizando seus valores, redescobrindo assim o sentido das coisas! Psicoterapia é vida! Se jogue na vidaaaaa!!

Gisele Ávila Psicólogo em São Caetano do Sul

34 respostas

8 DEZ 2015

Bom dia Carol, é importante que você consulte um psiquiatra que vai lhe receitar algo para que você não se sinta mais desta maneira e conciliar com um tratamento psicoterápico para identificar de onde vem esses sentimentos e conseguir te ajudar a ter um novo repertório cognitivo e comportamental melhor ajustado.
É importante que você reconheça que você está doente e que isso pode ser curado ao invés de desistir de viver!

Erika Ricci Psicólogo em São Caetano do Sul

13 respostas

7 DEZ 2015

Bom dia, Carol. Bom, gostaria de dizer que a morte não é a solução, que existe tratamento para o seu problema e que você não precisa passar por esse sofrimento sozinha. Aparentemente, pelo seu breve relato, é possível que você tenha o transtorno depressivo, que é uma doença psiquiátrica, que produz alteração do humor, tristeza profunda, sentimentos de dor, amargura, desesperança, baixa autoestima, distúrbios do sono e do apetite. Além desses, também é um dos sintomas a ideação suicida (pensamentos recorrentes de suicídio ou morte), porém, com a ajuda de um psiquiatra e um psicólogo você poderá ser cuidada da forma correta, podendo também se autoconhecer, se autodesenvolver e ter uma vida bem melhor. Então, peça ajuda para pessoas próximas a você e procure os profissionais especialistas nesse assunto. Desejo melhoras, e que você receba a ajuda que necessita. Att, Débora Da Rós

Débora da Rós e Silva Psicólogo em Vitória

37 respostas

7 DEZ 2015

Olá, Carol!

Que bom que você conseguiu procurar ajuda para poder entender esse conflito interno. Concordo com as colegas Katia e Ana Carolina, você precisa procurar profissionais para avaliarem sua condição e assim oferecer o melhor tratamento para o seu caso. Não deixe o tempo passar, busque sua força interior e vá em frente. Em caso de emergência, ligue para 141 CVV (Centro de Valorização da Vida), eles também poderão auxiliá-la. Viva, lute, você é muito importante e capaz! Abçs...

Adriana Barreto Psicólogo em Ribeirão Pires

50 respostas

5 DEZ 2015

Olá Carol, a morte NÃO é uma saída!! O psicólogo vai te ajudar na localização das tuas aflições para buscar novas possibilidades para que possas superar esta situação e ampliar perspectivas no teu projeto de vida, tudo é tratado com sigilo. O psiquiatra é importante neste processo, assim como, realizar uma bateria de exames e tentar descartar alguma possibilidade física também é. Busque ajuda!! Um forte abraço!!

Psicóloga Katia Janete Egerland Souto Psicólogo em Florianópolis