Vergonha do corpo

Feita por >Rayssa Heinzen · 11 jul 2017 Psicologia clínica

Sinto uma grande vergonha do meu corpo, não acho nada em mim bonito. Não uso biquíni pois não acho que deveria mostrar meu corpo assim... Sou magra, sempre quis engordar mas nunca consegui. Sinto raiva do meu corpo...

A melhor resposta 12 JUL 2017

Olá Rayssa,
Este sentimento de inadequação referente ao seu corpo infelizmente é muito comum hoje em dia, a maioria das pessoas se conectam a padrões de beleza extremamente exigentes e as pessoas vivem em sofrimento por não alcançar esse suposto ideal. Saiba que você pode viver bem com o corpo que tem e ser feliz do jeito que é, viver esperando ser outra pessoa é exaustivo, acredite, você não está sozinha.
Indico que você procure um psicólogo e dê início a psicoterapia para poder se conhecer melhor e se gostar da forma que você é, a psicoterapia pode te ajudar a perceber que não há nada de errado com o seu corpo e melhorar a sua autoestima.
Espero ter ajudado e estou à disposição.
Atenciosamente,
Psicóloga Lana Andrade.

Lana Andrade Psicólogo em Salvador

9 respostas

12 JUL 2017

Olá Rayssa!
Esse desconforto com o corpo é reflexo de baixa autoestima.
É indicado que você procure um psicólogo para que seja possível não apenas resgatar sua autoestima beneficiando na relação que possui com sua imagem e forma, como também, compreender a natureza de seus padrões de beleza para sentir-se inadequada.

Fico a disposição

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo

1705 respostas

12 JUL 2017

Muito boa noite Rayssa,
o corpo é o que nos coloca no mundo concreto, nos permite fazer contato com os outros, colocar em ação as nossas ideias e expressar as nossas emoções. Não gostar do próprio corpo é um fenômeno comum hoje em dia, porém é importante entender o que há por trás desse descontentamento com a aparência física. Muitas vezes essa autoestima negativa ligada a aparência está ligada a uma crença enraizada em nosso inconsciente sobre o que seria um corpo ideal. Por mais que nosso corpo seja bonito segundo os padrões vigentes, ou ao menos seja atraente para aqueles que nos importam, as vezes estamos tão fixados em uma fantasia de que não possuímos um corpo suficientemente bom, que qualquer que seja o esforço feito para melhorar a sua aparência, nunca será suficiente. Sugiro que procure um terapeuta para explorar essa imagem interna que carrega de seu próprio corpo e que possa alinha-la com a realidade.

Anônimo-319878 Psicólogo em São Paulo

43 respostas

12 JUL 2017

Olá Raissa
Com certeza não tem nada errado com seu corpo, o que você precisa é de orientação psicológica para modificar esses pensamentos disfuncionais.
Procure um psicólogo.

Florescer Psi Psicólogo em Rio de Janeiro

489 respostas

12 JUL 2017

Boa noite Rayssa, pelo seu relato percebo uma baixo autoestima e uma visão distorcida sobre o seu eu refletindo um self adoecido e um sofrimento psicolológico que podem está interfirindo na sua saúde mental e na sua qualidade de vida. Todos esses sintomas e sofrimento podem ser trabalhado com ajuda de um psicólogo em sua cidade juntamente com você para que se possa encontrar caminhos de um autoaceitação a partir de uma mudança de visão de si e de pensamentos distorcidos, além de caminhos e possibilidades de encontrar forma de solucionar e aprender a valorizar ospontos positivos existente em você e si autoperceber de uma forma diferenciada do que foi introjetado pela sociendade em alguma situação em sua vida na infãncia ou adolencência em algum ambiente social com a família ou escola.
Se dê uma oportunidade de se trabalhar numa questão que a está incomodando e interferindo no seu dia-a-dia.
Att. á Psicóloga Ussénade.

Ussénade Maria de Oliveira Psicólogo em Recife

763 respostas

12 JUL 2017

Boa noite Rayssa.
A sociedade impõe muitos padrões sobre o corpo perfeito, principalmente para mulheres.
A psicoterapia pode lhe auxiliar a trabalhar sua autoestima, autoconfiança, entre outras questões.
Espero ter ajudado, fico a disposição.

Psicóloga Karina Remisio de Oliveira Psicólogo em Joinville