Vergonha ao falar em público

Feita por >Taynara · 30 mai 2022 Habilidades sociais

Olá, eu vou entrar em uma universidade, as aula começam daqui uns dias e fiquei sabendo que o curso tem muitos seminários/ apresentações. E isso está me deixando muito aflita porque morro de medo, me dar crises de ansiedade. As aulas ainda não começaram mas já estou pensando nisso, não consigo dormir, nem relaxar. Eu até penso em seriamente em desistir de estudar por causa disso, mas foi uma luta eu conseguir entrar na universidade e ao mesmo tempo eu nao queria desistir só por causa disso porque eu sei a dificuldade que passei para entrar. Desde a época da escola tive essa dificuldade em apresentações em público. Possuo transtorno de ansiedade e é muito complicado.

A melhor resposta 2 JUN 2022

Taynamara certas situações não são fáceis de enfrentar mas precisa seguir em frente e enfrentar seus medos .faça terapia.
Sou Monica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3177 respostas

4 JUN 2022

Oi, Taynara! Eu entendo seu sofrimento. Passei por ansiedade social desde a infância e só começou a melhorar na faculdade justamente por conta das exposições e de começar a entender como lidar com a ansiedade.

É importante que você tenha um compromisso com o que pode te levar a ser quem você deseja. Acredito que você deseja ser alguém que faz apresentações de forma mais tranquila, então fugir dessas situações não vai te ajudar. Se expor e perceber que o resultado não é tão ruim quanto a gente esperava sim, vai ajudar e muito.

Outra coisa importante é não tentar parecer que não está ansiosa. Quanto mais a gente tenta esconder, mais isso ganha força. Aceite demonstrar a ansiedade. Tudo bem estar nervosa, tremer, suar, gaguejar. Não lute contra isso. Fale sobre isso, inclusive! Falar para as pessoas como você está se sentindo pode te ajudar a enfraquecer os sintomas.

É muito indicado fazer terapia para lidar com os pensamentos desadaptativos e traumas anteriores.

Se quiser ajuda, estou aqui!

Tainá Sampaio Psicólogo em Salvador

53 respostas

2 JUN 2022

Taynara, bom dia querida. Muitas pessoas apresentam medo de apresentar em público, existem muitos casos assim, mas isso não é algo que não possa ser resolvido. É muito importante você criar formas de estratégia de enfrentamento nessas horas. Existem as técnicas de respiração, treinar na frente do espelho antes, estar o assunto semanas antes, são algumas formas para te auxiliar nesse processo. E se tratando do diagnóstico, o mais indicado é começar a psicoterapia para ter resultados mais fidedignos.

Espero ter te ajudado!
Com afeto,
Andreia Almeida

Andreia Almeida Psicólogo em Salvador

14 respostas

1 JUN 2022

A ansiedade é algo normal, e todo mundo passa por isso, especialmente em momentos de maior carga emocional, como falar diante de uma plateia. Ainda assim, não deixe que ela domine seu corpo e sua mente. Identifique os pensamentos negativos e o nervosismo ao falar em público e questione se tem fundamento. Até porque, ao identificar seus sentimentos, você consegue se colocar diante da realidade sem medo. Lembre-se: eles são apenas pensamentos, então, você pode afastá-los. Outra forma de evitar que a ansiedade tome conta de você é não ingerindo bebidas estimulantes antes de qualquer apresentação, como café ou energéticos. Elas o deixarão distraído e muito mais ansioso, portanto, é melhor evitá-los, tente substituir o nervosismo da situação e os sentimentos ruins por um foco maior no material que está te acompanhando.
Cada vez que se imaginar em uma situação delicada diante do público, revise mentalmente o seu discurso. Foque apenas em dar o seu melhor, e em fazer sua audiência compreender a mensagem. Quando estamos nervosos, respiramos rapidamente, e sem as pausas necessárias. Logo, com a respiração diafragmática e o controle respiratório, você conseguirá absorver uma quantidade maior de oxigênio e, assim, reduzir sua ansiedade.
É simples: encha o pulmão de ar, respirando lentamente e observando apenas o movimento diafragmático; prenda-o por alguns segundos, e solte levemente, como se estivesse soprando em um canudo.

Branca Marques Thome Psicólogo em Manaus

224 respostas

31 MAI 2022

Olá Taynara,
Muitas pessoas não se sentem confortáveis falando em público e tudo bem. Na faculdade, quando tiver algum seminário que você deverá apresentar, tente treinar antes, olhando para um espelho, pode te ajudar. Pense que você domina o conteúdo que irá apresentar, pois estudou e se preparou para aquele momento. Mas o interessante seria você buscar entender os motivos de se sentir assim. Pode ser que esteja relacionado à timidez, falta de autoestima, ou outra coisa. Nesse sentido, recomendo que, se puder, busque ajuda de um psicólogo para te auxiliar a melhor entender seu processo e também a questão da ansiedade. Fico à disposição.

Maíra Priscinotti Sahão Psicólogo em Londrina

171 respostas

31 MAI 2022

Olá Taynara.
A apresentação em público é um dos maiores medos da humanidade. portanto não se sinta mal por isso. E um dos motivos das pessoas se sentirem mal é o julgamento que pensam que irá acontecer neste momento por parte de outras pessoas. Talvez seja este o seu motivo ou não, mas para saber o que te causa tamanho constrangimento é importante buscar ajuda psicológica, mesmo porque você comenta ter transtorno de ansiedade, e para este transtorno os atendimentos psicológicos costumam diminuir muito seus sintomas. Saiba também que evitar um problema é a melhor forma de continuar com ele, se quiser superá-lo aprenda a fazer o enfrentamento deles.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

31 MAI 2022

Oi Taynara,
Você não nasceu para fazer boa figura aos outros... nasceu para se realizar e ser feliz. E, o objetivo de estar numa cursando numa faculdade é aprender um ofício, uma atividade profissional. Portanto, seja ousada, manifeste-se, do jeito que você é. Nada é errado... tudo você pode transformar. Cada um é diferente, cada um tem uma história de vida, uma herança recebida por seus ancestrais, deve se orgulhar e na medida em que interage muda, transforma a realidade, tanto de seus ancestrais como a realidade social.
Se for necessário, treine, pela psicoterapia, exercite, permita-se ser exatamente como você é. Voce é a expressão da vida que é você.
Abraços e compartilhe a tua experiência.

5912 respostas

31 MAI 2022

Olá Taynara! Grato por escrever. Parabéns para a tua universidade! Aprender a apresentar e defender pontos de vista, com argumentação, tolerância, jogo de cintura e abertura, é processo que precisa começar a ser treinado desde o início. Quanto a teu medo é natural, mas enfrente, persista, com o tempo e enfrentamento, gradativamente você adquirirá segurança. A ideia de possuir transtorno de ansiedade, provavelmente merecerá mais ricas e aprofundadas reflexões. Será enriquecedor contar, para isso, com a assessoria científica de um psicólogo.
Abraços virtuais (A Covid e a Dengue estão vigentes. A maior parte dos políticos são falsos, a grande maioria dos ditos "líderes religiosos" tem a religião do dinheiro, são falsos - atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento - preste atenção. Há até alguns falsos cientistas. Diante disso, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Pondere o uso de máscara, melhore o afeto, mas evite aglomerações, assim como destrua os criadouros de mosquitos.

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico

8747 respostas

31 MAI 2022

Olá, Taynara
Boa parte das faculdades possui essas apresentações e trabalhos em grupo. Entendo o receio, mas penso que podemos elaborar sobre a forma como isso se relaciona ao restante da tua vida: como isso se deu no passado? Quando começou? Qual é a sensação de pensar em desistir de um sonho em função dessa dificuldade?
Pensar com mais clareza sobre esse assunto pode te ajudar a soluciona-lo. Um processo de terapia pode diminuir esses dificuldade, além de poder ser um espaço para a escuta desse transtorno de ansiedade.

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha

911 respostas

31 MAI 2022

Olá Taynara.
Entendo a sua preocupação. Mas a ansiedade leva a alarmes falsos e é bem provável que esteja maximizando possíveis dificuldades que poderá ter na faculdade. Pense que se você chegou até aqui já venceu muitas barreiras não é mesmo? Acredite que você agora estará mais preparada que antes pois já venceu outras etapas enquanto era mais jovem. A ansiedade é possível de ser tratada na Terapia Cognitiva Comportamental. Faça terapia o quanto antes para tratar esses sintomas. Você poderá desenvolver habilidades de enfrentamento e prevenção dos ataques de ansiedade. Fico à disposição para auxiliá-la a enfrentar esses sintomas para que retome a estabilidade e esteja preparada para iniciar as aulas com mais tranquilidade.
Maria Nair de Castilho Ramlow
Especialista em Psicologia Clínica
Terapia Cognitiva Comportamental

Maria Nair Psicólogo em Curitiba