Um idoso agride fisicamente, o que fazer?

Feita por >Zilmar · 4 jun 2017 Psicologia social

A melhor resposta 5 JUN 2017

Ola Zilmar!
O indicado é indicado que você divida estes comportamentos com o médico que o acompanha (geriatra, clínico ou psiquiatra) para que seja possível direcionar o tratamento medicamentoso ou psicológico.

Abraços

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo

1705 respostas

5 JUN 2017

Olá
É dificil dizer alguma coisa pois tudo precisa ser avaliado com muito cuidado. Qual a situação do idoso? Sofre algum tipo de disturbio? Quem ele agrediu e em que circunstância? Com pessoas idosas qualquer coisa pode alterar suas emoções , pressão alta, desidratação, diabete..etc.

Florescer Psi Psicólogo em Rio de Janeiro

489 respostas

5 JUN 2017

leve o a um neurologista e psiquiatra com urgencia!!!!!!! pode ser um quadro psiquiatrico ou demencia!!!!!!!

Sandra Elena Carosio Psicólogo em São José do Rio Preto

479 respostas

5 JUN 2017

Olá Zilmar,
Essa agressividade é recente, uma mudança no comportamento do idoso? É indicado que ele passe por uma consulta com um geriatra para encaminhar para um neurologista ou psiquiatra. A agressividade pode indicar o início de um quadro de depressão ou demência, e, para diferenciar somente um médico especialista. Acredito que a família deve estar sem saber como agir sem ser desrespeitoso com o idoso, talvez procurar uma ajuda de profissional de saúde como uma enfermeira, que tem treinamento para auxiliar o idoso num momento de agitação, assim como um psicólogo que trabalhe com famílias para orientar os familiares.
Boa sorte.

Psicóloga Iara Giraldi Psicólogo em Curitiba

26 respostas

5 JUN 2017

Olá
O idoso deve ser levado a um geriatra que deverá avaliar a parte medica e se necessário encaminha lo a um psicólogo.
Se o idoso está agressivo o médico deve pedir uma avaliação neuropsicologica, pois algumas demências começam com depressão e agressividade.
Boa sorte.
Maria da Conceição V. Gioia
Psicóloga

Florescer Psi Psicólogo em Rio de Janeiro

489 respostas

5 JUN 2017

Boa noite Zilma, primeiro é preciso entender que uma pessoa idosa tem gosta de ser tratado como uma criança e muitos não aceita que esteja perdendo a sua autonomia sobre a sua vida e a sua identidade pessoal quando tem que precisar do outro e muitos ficam agressivos principalmente com aquele que mais lhe ajuda, porque ele pode está dizendo que não quer precisar desta ajuda e que ainda pode se autocuidar, mesmo que não possa, por isso será preciso muita calma e empatia. Entretanto isso não quer dizer que você deva se permitir ser agredida, tente conversar calmamente com ele e se ainda continua as agressões procure levá-lo a um psicólogo para que ele possa ser escutado sobre esta agressividade e trabalhar técnicas de habilidades sociais, agora não esqueça que alguns idosos que tem em sua história de vida um comportamento de agressividade e alteração de humor tende aumenta o estado de humor para ficar mais agressivo e mal humorado nesta terceira idade.
Espero ter ajudado, att. à Psicóloga Ussénade.

Ussénade Maria de Oliveira Psicólogo em Recife