Tristeza imensurável. O que fazer?

Feita por >Jacqueline valensuela · 9 ago 2017 Depressão

Boa noite, não sei por onde começar... Tenho 24 anos e moro com meu namorado de 20. Nos mudamos de estado há um ano para melhores oportunidades de emprego e estudo, conseguimos. Porém desde q estamos aqui as coisas andam muito diferentes de como costumavam ser, a felicidade e companheirismo que existiam deram lugar a falta de respeito mutua, discussões sem motivo algum, gritaria e muito choro.

Estou escrevendo aqui pq nao tenho condições de ajuda psicológica, sempre acontece uma briga horrivel, tem tudo de ruim, conversamos e aí tudo fica bem alguns dias, porém em 2 dias o mundo ja cai de novo... eu nao aguento mais, faço tudo por uma pessoa que por má interpretação dela acha que sou grossa o tempo todo quando nao estou sendo, quando tento conversar só gera mais stress e discussão, nunca sai nada bom quando tento resolver... eu só nao to mais dando conta de me doar totalmente pra alguem que por mais momentos maravilhosos tenha comigo, me leva do céu ao inferno em questao de minutos... é muito desgastante e humilhante passar por tudo isso e continuar... continuo pq nao tenho coragem de sair, nao consigo pensar em deixar ele aqui se virando sozinho, nao consigo pensar em deixar ele na mão, nao consigo me imaginar longe dele.. mesmo vivendo um inferno tremendo, nao consigo entender qual problema eu tenho de nao conseguir sair disso sabe?? Ja indiquei milhares de vezes q ele se trate com psicólogo, ele tem varias problemas de saude por um stress que ele cria pra ele, médicos ja encaminharam pra psicologia e ele nao aceita que ele tenha que ir, ele fala que eu sou quem precisa de ajuda, e hoje em dia realmente preciso...

Só queria conversar com alguém que entenda algo e tenha uma luz pra me dar, sei que só eu posso sair disso, só nao consigo fazer, nao consigo desistir de tudo, e com isso só fico pensando em deixar de viver... eu escuto tanta coia ruim de mim, ele pega minhas inseguranças e joga na minha cara... eu falo coisas horriveis tb, sou uma pessoa ruim tb, mas tento ao maximo nao responder p nao causar mais atrito, mas nao eh sempre que consigo, as vezes eu explood tambem...

nem sei mais o que falar... só queria viver uma vida sendo feliz, com alguem que me ame e me cuide, me de carinho... eu tinha tudo isso, nao sei onde ficou e nem o porque de ter se perdido... só tem tanta tristeza dentro de mim por nao saber o motivo de uma pessoa q diz que me ama tanto me tratar tao mal em picos de 20 minutos...

preciso viver uma vida feliz e principalmente em paz, nao consigo fazer nada quando fico nesse estado e isso tem acontecido uma ha duas vezes na semana, ha um ano...

Preciso muito de ajuda...

A melhor resposta 9 AGO 2017

Boa tarde cara Jacqueline percebo pela sua narrativa a sua angústia e sofrimento, entendo também que neste momento você está mais preocupada no quanto ele sofrerá sem ter você por perto do que em você mesmo. Você não é a mãe dele e sim a companheira, se esta relação não está mais trazendo benefícios emocionais então que relação de ganhos secundários existe para que você se permita adoecer numa relação desprazerosa? Se questione até quando você vai se permitir viver assim? Será que ele não está demonstrando em comportamento que não está mais afim de levar essa relação adiante? Por isso entendo que vocês devem se submeter a uma terapia de casal e se ele não quiser você procura uma terapia individual para se fortalecer e tomar as rédeas de sua vida e poder decidir se quer ou não continuar assim? E se você tiver dificuldade em custear uma psicoterapia pode solicitar psicólogo pelo SUS através de encaminhamento em um posto de saúde de comunidade.
Espero ter ajudado, att. à Psicóloga Ussénade.

Ussénade Maria de Oliveira Psicólogo em Recife

763 respostas

19 AGO 2017

O trabalho do analista consiste em despertar aquilo que já existe dentro da pessoa. É a arte de despertar o sujeito para seu potencial criativo genuíno. A finalidade não é curar, e sim favorecer o crescimento interior por meio das dificuldades pessoais.
No decorrer do trabalho analítico há a proposição de que pelo falar, pelo escutar e pelo fazer criativo nos confrontamos com nós próprios. Pôr-se em processo analítico é possibilitar o existir permeável a outros saberes. É despertar para o próprio caminho de vida como processo natural com sentido, finalidade e objetivo; é a experiência interior.
A experiência interior se torna experiência de vida quando vivida com todas as suas implicações. Atenciosamente, Aline.

Aline De Coster Psicólogo em Rio de Janeiro

608 respostas

9 AGO 2017

Olá Jacqueline!
É essencial que compreenda que precise de ajuda mas é preciso deixar ser ajudada.
O indicado é que caso não exista disponibilidade de vocês procurarem a psicoterapia de casal, você inicie a psicoterapia para receber o suporte e apoio necessário para se fortalecer emocionalmente e tomar decisões sobre sua vida com mais segurança, buscando mediar conflitos mas principalmente, valorizando sua autoestima e saúde em primeiro lugar.
Não deixe de procurar ajuda.

Fico a disposição

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo