Transtorno afetivo sazonal

Feita por >Mauro · 23 jan 2015 Psicologia clínica

Boa tarde, queria saber qual profissional trabalha com transtorno afetivo sazonal. Se é um psicólogo ou um psiquiatra.

A melhor resposta 26 JAN 2015

Bom dia, Mauro.

O transtorno afetivo sazonal (ou depressão de inverno) é uma forma muito específica de depressão que acontece principalmente nos países onde o inverno é mais rigoroso. A hipótese é que a falta de luz haja nos neurotransmissores serotonina e melatonina causando alterações de humor, apetite e sono. Por ser um transtorno muito específico, o diagnóstico deve ser dado por um médico e o acompanhamento também deve ser feito por ele por se tratar de um desequilíbrio biológico. Caso seja conveniente, poderá se fazer uso de apoio psicológico para desenvolver estratégias de enfrentamento frente a ansiedades secundárias causadas a partir desse distúrbio.

Fabiana Villas Boas da Silva Psicólogo em Santo André

16 respostas

27 JAN 2015

Bom dia Mauro. Tudo bem?
Sim o Psicólogo e o Psiquiatra podem tratar o TAS. Os profissionais e tratamentos são diferentes. Em muitos casos, este transtorno é tratado por ambos; o paciente necessitando de medicações em alguns casos (Psiquiatra) e de tratamento com técnicas específicas para o transtorno (Psicólogo). O Transtorno Afetivo Sazonal (TAS), é uma forma de depressão que, ocorre principalmente durante o outono e o inverno, onde a falta de luz solar pode tornar as pessoas mais vulneráveis a flutuações normais de humor.Esse tipo de depressão é mais forte em países onde o inverno é mais rigoroso e os dias mais escuros e se caracteriza por alterações no humor e diminuição de energia. Agende um dia e converse com um profissional, para que este possa tirar todas suas dúvidas. Um abraço,
Angeline Psicóloga.

.

Espaço Clínico Ápice Psicólogo em São Caetano do Sul

1 resposta

26 JAN 2015

Olá, Mauro.
O transtorno afetivo sazonal é um tipo de depressão que acontece ou em países muito frios, ou nas estações do outono e inverno. Não se sabe precisar ainda o porquê deste transtorno, mas cientistas tem estudado a diminuição da luz nessas épocas do ano e em como isso afeta quimicamente o corpo, levantando a hipótese de que seria um fenômeno químico.
Entretanto é importante o auxílio de profissional.
Tanto o psicólogo quanto o psiquiatra podem diagnosticar o transtorno e ambos podem tratá-lo: o psiquiatra com medicamentos e o psicólogo por meio de psicoterapia.

Lilian Fernanda Gomes Psicólogo em Ribeirão Pires