Tenho evitado vida social. O que fazer?

Feita por >Alberto João Rodrigues · 20 set 2016 Psicologia clínica

Me chamo Alberto e tenho 51 anos. Faz alguns anos que venho me isolando da vida social. Prefiro estar em casa sozinho e estou sempre recusando convites para sair com amigos ou familiares. Tenho me importado muito com assuntos que não me dizem respeito no dia a dia. Há dias em que estou com muito mau-humor e me rito facilmente. Na juventude sempre fui muito dinâmico e comunicativo e vejo que hoje as coisas mudaram. Preciso de ajuda, pois não que desistir de ser feliz.

A melhor resposta 29 SET 2016

Alberto, teu caso está fáciol, pois, como disse, você precisa de ajuda. Então, procure um psicanalista bom na tua região; ele irá te ajudar com isso. Espero ter ajudado.

Julio Cesar Spehar Psicólogo em Santo André

322 respostas

27 SET 2016

Boa tarde, Alberto.

Entendo o que você está passando e gostaria de te ajudar a lidar com essa situação. Por trás do isolamento da vida social recusando os convites para sair, do mau humor e da irritabilidade pode estar relacionado com um transtorno de humor.
Sugiro que procure uma psicoterapia que trabalhe os seus padrões de pensamentos, comportamentos, sentimentos e reações fisiológicas mas em alguns casos apenas a psicoterapia não surte o efeito desejado e então, você vai necessitar de um psiquiatra que te receite um antidepressivo para aliviar os sintomas originados pelo transtorno de humor.

Um abraço.

Maria José

Maria José Machado Jorge Psicólogo em Ribeirão Preto

44 respostas

22 SET 2016

Olá. Alberto, parabéns por não querer deixar de ser feliz. Quanto à mudança para uma fase mais reservada, não há nada errado. Porém, na medida que esta mudança provoca sentimento de insatisfação, é sinal que é preciso avaliar posturas. Na terapia, você pode encontrar orientações de como administrar a privacidade que você deseja, sem que preciso seja se tornar antissocial. Boa sorte, Ronaldo.

Psicólogo Ronaldo Silva Psicólogo em São José dos Campos

96 respostas

21 SET 2016

Oi Alberto,
Eu imagino como deva estar sendo difícil para você vivenciar todas estas questões.
Mas se você não era introspectivo antes, faz-se necessário uma reflexão de forma que você possa encontrar o motivo que o levou a se fechar, inclusive da sua família. Algo motivou este isolamento. Uma perda? dor? mágoa?
Não tenha medo de buscar ajuda, o processo psicoterápico te ajudaria bastante.

Psicóloga Kédina Miranda Psicólogo em Fortaleza

4 respostas

21 SET 2016

Olá Alberto bom dia! Eu imagino que está situação não é agradável, principalmente para vc que era dinâmico a pouco tempo atrás, mas ainda é tempo, pois vc é muito jovem. Vale muito a pena vc procurar inicialmente uma ajuda de um profissional como psicólogo para vc entender o que mudou em seu contexto que está te deixando desanimado e tbm isolado e juntos vcs poderiam concluir o que será necessário para que vc obtenha novamente seu dinamismo.
Isso é possível e gratificante basta vc tentar. Espero ter podido te ajudar, pois antes de falar qualquer coisa é importante entender o que mudou. Boa sorte!!!

Psicóloga Andréa Evangelista Psicólogo em São Paulo

20 respostas

21 SET 2016

Boa noite Sr. Alberto
O seu relato demonstra que você está desenvolvendo um quadro de ansiedade social, esse comportamento ocorre como defesa psicológica para evitar ambientes e situações geradoras de tensão emocional causadoras de desequilíbrio emocional, ou seja, toda vez que você se encontra num ambiente que lhe causa desconforto e ansiedade sua reação é a de fugir ou evitar e por isso você vai se afastando dos ambientes sociais, só que esta evitação causa sofrimento e não resolve o problema. por isso minha orientação é que você procure agendar uma consulta com um psicólogo para trabalhar estas demandas e voltar a interagir nos ambientes sociais de forma saudável.
espero ter contribuído, att. a Psicóloga Ussénade
Boa sorte!

Ussénade Maria de Oliveira Psicólogo em Recife

763 respostas

21 SET 2016

Olá Alberto, acredito que um acompanhamento psicológico seja o Ideal para descobrir de onde vem esses sentimentos.... A partir de qual momento surgiram esses pensamentos. Se você se isolar a cada dia mais pode cair na depressão. Tome cuidado e pense na ajuda

Kelly Garcia Psicólogo em Jundiaí

8 respostas

21 SET 2016

Boa noite Alberto. Sugiro que você procure um psicólogo para ajudá-lo nesse momento. Converse com ele também para ver se há necessidade de procurar um psiquiatra, pois pelos sintomas que descreveu pode ser que você esteja com depressão. Boa sorte.

Maria Eni de Mattos Psicólogo em Guarapuava

243 respostas

20 SET 2016

Alberto, que bom que você reconhece que precisa de ajuda. Procure um psicólogo e se for o caso vá no psiquiatra também. Não posso precisar, mas estes sintomas sugerem uma depressão, já que você era ativo a um tempo atrás. algo deve ter ocorrido para que você fuja de ambientes sociais. Não perca tempo, procure imediatamente um psicologo e volte a ser feliz novamente. O investimento vale muito a pena. Abraço

Beatriz Fujimoto Psicólogo em Patos de Minas

167 respostas

20 SET 2016

Alberto, vale a pena pensar que ansiedades você sente no convívio social. Ao evitar o convívio social, você tem a falsa sensação que não sente nenhuma ansiedade pois, não entra em contato com seus desconfortos. Ao invés de se afastar do convívio social que tal pensar em “afastar" as ansiedades, isto é enfrentá-las. A psicoterapia pode lhe ajudar nisso.

Riva Gelman Psicólogo em São Paulo

17 respostas

20 SET 2016

Olá,Alberto!
Segundo seu relato, você reconhece que necessita de ajuda, isso já é ótimo. Acredito que se está disposto a isso, vá em frente, para que possa trabalhar as suas questões, se permitir a ser feliz, se autoconhecer.
Fico a disposição!

Jessica Moreira Carvalho Psicólogo em Londrina

170 respostas

20 SET 2016

Olá Alberto, muito bom que apesar da tristeza você não desistiu de ser feliz!
Procure terapia psicológica. Por vezes passamos por períodos da vida em que fica difícil nos reconhecer e manter a energia para as atividades, mas é possível contornar a situação, e um dos caminhos para contornar é através da terapia. O isolamento social pode ser interessante por um período de tempo, mas pensando que você sempre foi uma pessoa dinâmica este isolamento pode ser nocivo com o tempo. É possível manter uma boa qualidade de vida.

Patrícia Martins Psicólogo em Belo Horizonte