Tenho dificuldade de aprendizagem ou Q.I. baixo?

Feita por >Tiago katringue · 16 fev 2021 Dificuldades de aprendizagem

Antigente eu aprendia normalmente ,de acordo com meu esforço,mas agora,não consigo entender coisas simples, tenho 34 anos e nem uma profissão consegui aprender,não sei mais oque fazer,quero saber se meu qi é baixo ou eu tenho algum problema.mas,a se eu tiver aí baixo, será impossível aprender uma profissão, como:elétrica?

A melhor resposta 17 FEV 2021

Tiago, nós seres humanos conseguimos normalmente aprender tudo q queremos, basta ter dedicação.
Não sei seu histórico de vida, sua trajetória. Mas o teste de QI é um indicativo, mas vc TB pode consultar um neurologista.
ABS Mônica psicológa

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

16 FEV 2021

Olá Tiago...
Aprender envolve muitas situações, como o gostar do que se estudar, ter amor pelo conteúdo, se você já aprendia normalmente alguma coisa neste seu percurso deve ter acontecido.
QI baixo não impede de aprender, apenas poderá encontrar mais dificuldades para aprender, memorizar o que estudou.
O ideal é buscar ajuda para investigar se algo aconteceu que possa ter lhe prejudicado.
A psicologia pode ajudar a avaliar seu caso através de testes psicológicos que medem o QI.
Espero poder ajudar você.
Fico a disposição.
Abraços Francieli

Francieli Cristina Wingert Psicóloga Psicólogo em São Miguel d'Oeste

238 respostas

16 FEV 2021

Olá Tiago!
Existem alguns caminhos para você conseguir achar explicações que lhe auxiliam a entender o que está acontecendo contigo. As três que lhe apresento aqui, são saídas possíveis baseadas no seu relato:
1 - Procurar um neurologista para compreender se existe alguma condição cerebral que o leve a ter tal dificuldade;
2 - Procurar um neuropsicólogo para auxiliar na compreensão neurológica, cognitiva e de aprendizagem que você relata como problemática;
3 - Começar um processo psicoterapêutico para que você consiga expressar o efeito desse dilema na sua vida, se implicando na própria queixa que lhe faz procurar ajuda.
Grato pela pergunta, qualquer coisa estou á disposição.
Psicólogo / Psicanalista Túlio Bueno R. Martins

Túlio Bueno R. Martins Psicólogo em São Paulo