Tenho dificuldade de aprendizagem e de me expressar. O que fazer?

Feita por >Carlos · 24 ago 2016 Dificuldades de aprendizagem

Vou ser direto. Eu demoro muito pra aprender as coisas, matérias de escola. Eu tenho uma ótima aptidão musical. Meu pensamento é muito lento. Meus pais praticamente me obrigam a fazer uma faculdade, daí eu penso: se já demoro uma semana pra aprender um capítulo, imagine se eu entrar na faculdade.

Teve uma vez que a professora mandou ler um parágrafo e mandou discutir com os colegas do que se tratava. Era um grupo de 3 pessoas. Essas pessoas eram amigas, não tinha timidez, inibição. Eu simplesmente não consegui explicar, não saiu o que estava na minha cabeça, não sai. Eu sabia do que se travava. Eles entenderam direitinho, explicaram direitinho e ainda mais um pouco. Toda hora quando eu tento explicar alguma coisa pra alguém, eu começo a embolar tudo ou então não sei explicar.

Daí eu prefiro ficar calado. Não tenho amigos. O único é o meu irmão. Mas mesmo assim, a comunicação é muito ruim, devido ao fato anterior explicado. Isso está me angustiando muito, perdendo a vontade de viver, sabe? Não dá pra me diagnosticar somente com esse texto aqui. É necessário mais informações. Eu tenho a esperança de que alguém responda essa mensagem.

A melhor resposta 24 AGO 2016

Prezado Carlos, boa tarde.
Percebo que sua demanda é complexa, pois envolvem diversas circunstancias da vida e assim elas devem ser compreendidas. Gostaria que você percebe-se que em sua fala (ou escrita rsrsrs) você demonstra um dos possíveis tipos de aprendizagem, que é a musical ou artística. Devemos entender que a aprendizagem é fluída e interligada, o que isto significa? Ela não equivale apenas a um nível de resposta a algum tipo de demanda, como por exemplo, a resolução de uma problemática escolar. O que isto pode nos passar? É que Carlos, mesmo que você apresente, aparentemente, algumas dificuldades a nível escolar, existem outras coisas que você consegue aprender e resolver. Este é um dos pontos importante que precisam ser colocados.
O outro é que na jornada da vida, existem diversas demandas sociais. E este social equivale ao mundo, aos amigos e a própria família. Às vezes, esta pressão social diz-nos o que fazer, como ser e o que ser. Porém existe algumas perguntas basilares, que seriam, “O que eu quero ser? O que eu desejo ser?” ou até mesmo, “quem eu sou?”. Parece algo simples, mão não é, pois uma das coisas mais difícil no mundo moderno é você ser o Eu que realmente Sou. Ou seja, ser você mesmo rsrsrs. O possível motivo que você se sente dessa forma pode estar na concepção que você possui de si mesmo e a referência que você faz do mundo e das suas relações. Este processo não é fácil, sem dúvida. Mas por via do tocar em seus conteúdos mais profundos (o que poderíamos chamar de inconsciente), você poderá compreender-se um pouco melhor e assim seguir sua própria jornada.
Espero que contribuído minimamente. Forte abraço e até mais.

Wellington Filho Psicólogo Psicólogo em Olinda

27 respostas

30 AGO 2016

Boa tarde Carlos. Seria muito positivo vc fazer uma avaliação Neuropsicologica para averiguar as suas potencialidades e as suas dificuldades. Depois desta avaliacao lnpaicogl irá trabalhr as questões certas com voce. Um abraço.

Denise Ferreria Ghigiarelli Psicólogo em Arujá

57 respostas

30 AGO 2016

Boa Noite! Vamos então direto ao assunto também....vc sabe que tem.um problema...certo...porque não foi procurar um especialista para fazer avaliações psicológicas e neuropsicológica?
Elas envolvem atenciosamente, concentração memória e etc...ajudaria muito no seu caso . Boa sorte.

Clínica de Bem Estar Psicólogo em Guarulhos

210 respostas

27 AGO 2016

Olá, Carlos, o momento que você está vivendo faz que você feche os olhos para suas qualidades. Não deixe de tentar comunicar com os outros. Quanto mais se fecha, mais se torna calado e perde a nossa habilidade inata de comunicação. Não tenha medo de errar. Afinal, ninguém nasceu sabendo. Falar em público, porém, pode ser ajudado se você buscar um psicólogo nessa área. A ideia é que ele, conhecendo melhor seu ritmo, medos e pontos forte, te ajudará a desenvolver autoestima suficiente para aprender a gostar de se relacionar. Quanto à faculdade, faça um texto vocacional e descubra seu talento, aí frequentar a faculdade será mais uma brincadeira do que algo aborrecido. Boa sorte, Ronaldo.

Psicólogo Ronaldo Silva Psicólogo em São José dos Campos

96 respostas

26 AGO 2016

Ola Carlos
Entendo como é difícil para você, mas você deu um grande passo que foi procurar ajuda psicológica para o seu problema. Existe tratamento psicológico para as sua dificuldades de atenção, concentração e aprendizado.
Oriento-o a procurar da área da neuropsicologia par te ajudar a trabalhar nesses déficits de atenção, concentração e aprendizado.
Agora você relata um potencial que é o fato de gostar de música, seus pais podem está querendo que você curse uma faculdade para realizar um sonho deles, mas você deve fazer o que você tem dom porque dessa forma se você fizer algo que te dar prazer e que você se identifica não será difícil desenvolver a concentração e atenção.
Espero ter ajudado
Att. a Psicóloga Ussénade

Ussénade Maria de Oliveira Psicólogo em Recife

763 respostas

25 AGO 2016

Olá Carlos!
É importantíssimo que você procure a ajuda de um psicólogo - através de uma avaliação será possível identificar se existe de fato um problema cognitivo que causa prejuízos na vida escolar e acadêmica, possibilitando o pensar de como melhorar este aspecto da sua vida, desenvolvendo habilidades diante as dificuldades que se apresentam.
É importante também que o processo seja realizado para que desenvolva a capacidade e habilidade de comunicação, desta forma você terá muitos ganhos não só em sua vida social e afetiva, como também, terá mais confiança para tomar decisões sobre sua vida profissional, sem que duvide de sua capacidade.
Procure ajuda o quanto antes.

Fico a disposição,

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo

1705 respostas

25 AGO 2016

Bom dia Carlos,
A dificuldade de aprendizagem é avaliada através de uma avaliação neuropsicológica, pela qual será possível identificar quais os domínios cognitivos estão deficitários e posteriormente seguir com treino cognitivo ou reabilitação. Tais dificuldades tendem a deixar o indivíduo diminuídos e fracassados diante das tarefas, e passam a apresentar uma autoimagem negativa e rebaixada, o que reflete em todas as esferas da sua vida. Com o treino cognitivo você se sentirá mais autônomo e seguro para as decisões que terá que tomar em relação a sua vida acadêmica e outras. Procure um neuropsicólogo... Boa Sorte.

Reestruturar Psicologia e Neuropsicologia Psicólogo em Caieiras

50 respostas

25 AGO 2016

Carlos, Bom dia. As atividades cerebrais respondem a comandos neurológicos no hemisfério esquerdo, ou direito de acordo com o estímulo correspondente p.ex. memória, intuição, habilidades artísticas, comunicação, visão, cognitiva,motora...etc...O desenvolvimento de um ou outro hemisfério depende dos estímulos que recebe e também da área dominante. P.ex. se você é destro, a atividade do hemisfério esquerdo é mais intensa enquanto para os canhotos, o hemisfério direito é o dominante. Em relação as organizações das idéias para emissão da comunicação correspondente, sugiro que você faça uma anotação das mensagens que surgem no seu cérebro no caso de textos p.ex. para então ordená-las e posteriormente transmiti-las. Você cita que tem facilidade musical e as habilidades artísticas se desenvolvem no hemisfério direito do cérebro. Há programações neurolinguísticas ( PNL ) que contribuem muito para as suas necessidades. Quanto ao curso superior, uma faculdade de música pode ser uma escolha. Att: Márcia Heloisa.

Marcia Toledo Psicologia Jurídica Psicólogo em Lins

21 respostas

25 AGO 2016

Boa noite, Carlos
Como um dos colegas já disse, só o fato de você nos escrever e a maneira como se colocou, já demonstra de certa forma que sabe se expressar. Lembre-se quando a gente não tem habilidade em uma área, encontramos habilidades em outra. Você sabe que tem um ponto forte que é a música. Isto é muito bom porque demonstra onde pode ter sucesso. O fato de vc muitas vezes não se expressar provavelmente deve-se à sua própria autocrítica. Presta atenção nos seus pensamentos, neste diálogo interno sabotador. Procure transforma -lo em positivo.
Agora, se vc puder buscar um psicoterapeuta, poderá vencer melhor estes desafios.

Arlete Maria dos Santos Psicólogo em São Paulo

110 respostas

25 AGO 2016

Carlos,
Você não é o único a ter esse tipo de problema, procure um psicologo com certeza ele irá lhe ajudar.

Florescer Psi Psicólogo em Rio de Janeiro

489 respostas

25 AGO 2016

Oi Carlos, boa noite! Você já fez alguma avaliação para saber se tem mesmo "um problema de aprendizagem"? Estou perguntando porque você dá indícios que pode não ser... Tem um português (escrita) impecável, aptidão musical (que é muito dificil para muita gente), e mesmo no exemplo do parágrafo, você disse que teve dificuldades em se expressar, mas que estava "tudo na sua cabeça". Não tenho especialização em aprendizagem, mas indico que procure um Neuropsicólogo, este profissional poderá ajudá-lo com uma avaliação minuciosa das funções cognitivas.
Quem sabe essa investigação pode te dar uma luz até mesmo para entender a decorrência das habilidades sociais e de expressão? Eu iria por esse caminho, com muito cuidado com categorias de "encaixe social", como afirmou o colega, uma vez que cada um tem sua singularidade e seus talentos próprios. Espero ter ajudado..!

Clarice Psicologia e Coaching Psicólogo em Niterói

9 respostas

24 AGO 2016

Prezado Carlos, boa tarde.
Percebo que sua demanda é complexa, pois envolvem diversas circunstancias da vida e assim elas devem ser compreendidas. Gostaria que você percebe-se que em sua fala (ou escrita rsrsrs) você demonstra um dos possíveis tipos de aprendizagem, que é a musical ou artística. Devemos entender que a aprendizagem é fluída e interligada, o que isto significa? Ela não equivale apenas a um nível de resposta a algum tipo de demanda, como por exemplo, a resolução de uma problemática escolar. O que isto pode nos passar? É que Carlos, mesmo que você apresente, aparentemente, algumas dificuldades a nível escolar, existem outras coisas que você consegue aprender e resolver. Este é um dos pontos importante que precisam ser colocados.
O outro é que na jornada da vida, existem diversas demandas sociais. E este social equivale ao mundo, aos amigos e a própria família. Às vezes, esta pressão social diz-nos o que fazer, como ser e o que ser. Porém existe algumas perguntas basilares, que seriam, “O que eu quero ser? O que eu desejo ser?” ou até mesmo, “quem eu sou?”. Parece algo simples, mão não é, pois uma das coisas mais difícil no mundo moderno é você ser o Eu que realmente Sou. Ou seja, ser você mesmo rsrsrs. O possível motivo que você se sente dessa forma pode estar na concepção que você possui de si mesmo e a referência que você faz do mundo e das suas relações. Este processo não é fácil, sem dúvida. Mas por via do tocar em seus conteúdos mais profundos (o que poderíamos chamar de inconsciente), você poderá compreender-se um pouco melhor e assim seguir sua própria jornada.
Espero que contribuído minimamente. Forte abraço e até mais.

Wellington Filho Psicólogo Psicólogo em Olinda