Tenho a possibilidade de ter um problema psicológico?

Feita por >Will · 22 jun 2023 Abordagem psicológica

Olá, pessoal. Como vocês se encontram?
Enfim, ultimamente eu tenho pensado muito em suicídio, eu tenho perdido as minhas esperanças na vida.
não sei se eu realmente consigo sentir emoções positivas, um exemplo é o prazer, eu não sei se eu realmente já senti, e se eu senti, provavelmente não achei nada demais, bem sem graça. Eu sempre pensei no coletivo, faço meus sacrifício para ver os outros sorrir, mas nem isso tem me deixado satisfeito... estou com um vazio dentro de mim? Tenho me isolado e não me importo nem um pouco se alguém quiser se afastar de mim. E por último, ultimamente eu tenho sentido um ódio enorme pelas pessoas, só de ver adolescentes eu imagino cenários extremamente sangrentos. Sou uma pessoa "ruim" por isso? Sempre que eu pego em alguma "arma branca" me vem pensamentos intrusivos.

A melhor resposta 26 JUN 2023

Oi Will, não faço ideia do que você esteja passando, mas eu quero que você leia esse comentário e reflita. O pensamento suicida é reflexo de uma série de coisas que podem estar acontecendo com você há muito tempo. Existem os fatores de risco que pode ir se acumulando ao longo do tempo e se não tiver uma intervenção em algum momento a pessoa vai se deparar com pensamentos suicidas. Um dos principais fatores de risco para o suicídio são os transtornos mentais, dentre eles depressão, transtorno bipolar, transtorno de personalidade borderline, esquizofrenia, transtorno de ansiedade. Soma-se isso a experiências traumáticas, principalmente na infância, abusos, violência na infância também deixam traumas profundos. Dessa forma fica claro que ninguém tem ideação suicida de forma "gratuita". A recomendação é você buscar um psicólogo para que ele possa avaliar de forma precisa o seu caso e iniciar as intervenções necessárias para que você possa melhorar. Boa sorte.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

4 JUL 2023

Tua questão toda está exatamente aí: pensar no coletivo, fazer sacrificios para os outros. Qual o objetivo disso? Ser visto, amado, bem falado, ser tido como o bonzinho? Tem que te encontrar , encontrar tua essência, tua personalidade, o que gosta mesmo. Você não tem raivas de adolescentes, tem raiva de algo que isso , essa fase, significou pra ti. Entra em contato comigo, vamos entender de onde vem tudo isso e colocar no papel e na vida o que deves fazer pra mudar esse cenário e viver a melhor vida possível? Ter um bom emprego, familia...você merece mesmo que pense que não.
Steffany E. Alves
CRP 22/01308

Steffany Emanuelle Alves Psicólogo em São Luís

453 respostas

25 JUN 2023

Will
Todos os problemas são Psicológicos.
No corpo e no espirito não tem problemas; estes sõ estão na psique.
Voce não está compreendendo a sua vida, nem a sua existência, por isso pensa em desistir.
Foi voce que pediu para estar aqui... agora quer desistir?
Voce mesmo disse: pensa no coletivo, faz sacrifício para ver os outros sorrir.... por isso se sente vazio e triste.
Voce não veio aqui para fazer pelos outros, não veio aqui para fazer os outros sorrir.
Voce nasceu para se conhecer, para corrigir, aprender e ser feliz...
Antes de cuidar dos outros, precisa cuidar de si mesmo.
Faça Psicoterapia pois enquanto se esforça para compreender e viver a tua vida e a profissão permanecendo baseado na lienação, na dependência, na adaptação só encontrará processo de autodestruição e perda progressiva.
Abraços

5943 respostas

25 JUN 2023

Olá Will, espero que esteja tudo bem com você!

Possuímos sentimentos e sensações que vão mudar ao longo de nossas vidas, isso é normal, pois nossos afetos são dinâmicos. Por isso, diante dessas mudanças que podem ocorrer em nossos sentimentos e pensamentos, é importante nós sabermos que nós somos, o que desejamos construir, quais os nosso objetivos, vontades e desejos. Se você não tem a resposta para essas questões, então é importante que você busque se compreender melhor, adquirindo para isso mais autoconhecimento. Se você veio até este espaço, é porque você reconhece que esses sentimento e pensamentos não são adequados, e que, apesar deles existirem, você não se identifica com eles, e deseja mudar esse quadro. Deixem que eles passem, e permaneça ancorado naquilo que realmente você é. É muito indicado, justamente para que você possa obter mais autoconhecimento, iniciar um acompanhamento com um profissional de Psicologia. Com certeza, dentro de um processo de psicoterapia, você vai ter oportunidade de encontrar muitos outros pontos positivos em seu interior que vão te surpreender muito ainda. Não deixe que esses estados e pensamentos se perdurem, busque agir agora, para que eles não cresçam dentro de você. Você não é uma pessoa ruim, apenas está se identificando com pensamentos que não te dizem respeito, repito, você não é isso, deixe que eles vão embora. Ocupe seu tempo com atividades interessantes e que vão te fazer crescer enquanto ser humano. Busque aprender, se desenvolver e estudar. Um bom e próspero caminho te espera pela frente, e muitas boas pessoas ainda vão aparecer em seu caminho. Se for possível, inicie seu processo de psicoterapia assim que possível. Esse vazio pode e deve ser preenchido por coisas boas e inspiradoras.

Espero ter te ajudado, e desejo que tudo fique bem.

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

939 respostas

23 JUN 2023

Olá Will! Que bom que você escreveu! Que bom que você quer esclarecer suas dúvidas. De certa forma, todos vivemos, com a dinâmica da vida, maiores ou menores problemas psicológicos. Certamente você não é uma pessoa ruim. Você é uma pessoa. Todas as pessoas apresentam componentes bons e componentes ruins. Você está se comunicando porque quer se entender melhor. Será necessário que você passe por um trabalho de autoconhecimento e aprimoramento de si, com um de nós, psicólogos.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.