Tenho 18 anos e não tenho profissão definida o que devo fazer?

Feita por >Juliana · 1 ago 2016 Orientação profissional

Bom dia! Tenho 18 anos e não tenho profissão definida. O que devo fazer ?

A melhor resposta 3 AGO 2016

Olá, Juliana.
Não é fácil escolher uma profissão. Nesse momento muitas coisas estão em jogo, como a afinidade, mercado de trabalho, interesses pessoais, influência dos pais, etc. Seria interessante que você procurasse um profissional que trabalha com orientação profissional e de carreira, ele te ajudará a encontrar o seu caminho ou, pelo menos irá iluminar suas idéias.

Gracilene Conceição Psicologia Familiar Psicólogo em Fortaleza

121 respostas

24 ABR 2023

Juliana, como vai? Realmente é muito difícil escolher ainda mais quando temos a pressão dos "18 anos" ou próximo a finalizar o ensino médio. Independente do que seguiu hoje, se ainda não se encontrou, entenda que é Normal e o que você está passando ou passou pode ser solucionado. Por seguinte, eu trabalho com orientação profissional visando o autoconhecimento, psicoeducando pensamentos disfuncionais e trabalhando a melhor escolha de carreira que ela poderá fazer por você Hoje sem influências de outros. Conte comigo para te ajudar!

Hellen de Souza Ferreira Psicólogo em São Paulo

10 respostas

7 AGO 2016

odos têm potencial inexplorado!

Atendimento e acompanhamento psicológico.
Destinado a todo aquele que:
* necessita de diagnóstico quanto ao nível de alterações no comportamento, na personalidade e na cognição, bem como o nível de gravidade de determinadas lesões cerebrais e transtornos de aprendizagem;

* deseja identificar potencialidade e dificuldades cognitivas;

* busque expressar seus conflitos e dificuldades, ultrapassar os obstáculos que o impedem de integrar-se e adaptar-se adequadamente ao meio social;

* busque otimizar desempenhos em concursos, provas e processos seletivos.

Atenciosamente,
Aline MS De Coster.

Aline De Coster Psicólogo em Rio de Janeiro

608 respostas

5 AGO 2016

Boa noite, Juliana.
O processo de orientação profissional é o mais indicado para você, nesse momento de dúvida. Nesse processo você irá ter maiores informações sobre o mercado de trabalho, sobre as profissões e desenvolver qualidades e habilidades que já existem na sua personalidade. Muitos jovens passam por essa dúvida e um orientador profissional pode ajudar. Busque um profissional na sua cidade e verá que se sentirá mais segura para tomar a sua decisão.
Um abraço!

Ticiana Araújo Carnaúba
(psicóloga clínica e orientadora profissional)

Ticiana Araújo Carnaúba Psicólogo em Salvador

40 respostas

3 AGO 2016

Oi, Juliana! Esse momento da vida traz muitas dúvidas mesmo, isso é normal, e que bom que você está buscando auxílio para esta fase.
Você pode procurar um psicólogo que trabalhe com orientação vocacional, o trabalho que é desenvolvido nessa área da psicologia vai te possibilitar autoconhecimento, ajudar a conhecer melhor seus gostos e inclinações profissionais, além de propiciar um maior conhecimento acerca das profissões.
Além disso, visitar feiras de estudantes também é uma boa opção para conhecer faculdades e cursos, geralmente esses eventos contam com psicólogos fazendo um pouco do trabalho de orientação vocacional, palestras, apresentações e atrações que podem te ajudar a ampliar seus horizontes.
Por fim, não sei se você faz ou pretende fazer cursinho pré vestibular, mas este é também um bom ambiente para, além de estudar, conhecer pessoas que sabem mais sobre algumas profissões e muitos deles contam também com atividades voltadas para ajudar na escolha profissional.
Boa sorte na sua jornada.

Simone Lins de Carvalho Psicólogo em São Bernardo do Campo

3 respostas

3 AGO 2016

Olá Juliana,
Aos 18 anos vivemos momentos de escolhas profissionais e afetivas de forma bem intensa. É o momento do progresso de entrada na Universidade e inúmeras escolhas para a vida adulta.
Por meio da Orientação Vocacional fundamentada na Neuropsicologia é possível elaborar seu mapa cognitivo (potencialidades e dificuldades), traços de personalidade e empregabilidade interesses profissionais correlacionando-os com empregabilidade. Vale o investimento neste processo para programar os primeiros passos profissionais e de carreira.
Atenciosamente,
Aline MS De Coster

Aline De Coster Psicólogo em Rio de Janeiro

608 respostas

2 AGO 2016

Boa Tarde Juliana,
Nem sempre temos a profissão ou sabemos o que queremos fazer do nosso futuro, isso as vezes pode ser muito angustiante mas com um profissional especializado no assunto você poderá trocar ideias, receber orientações e clarear suas duvidas, com isso temos a ferramenta da orientação vocacional/profissional que ira ajudar você a seguir uma direção.
Me coloco a disposição para esclarecer suas duvidas
Abraços
Mirca Longoni
Orientadora Vocacional?Profissional

Anônimo-260623 Psicólogo em Curitiba

11 respostas

2 AGO 2016

Bom dia Juliana. Existe um serviço chamado Orientação Vocacional ou Orientação Profissional que pode ser feito por psicólogos ou outros profissionais especializados neste assunto. Você pode pagar por este serviço ou até mesmo encontrar instituições que forneçam atividades de Orientação Vocacional gratuitamente, como por exemplo o Guia do Estudante. Quanto mais informação você tiver sobre você mesma (autoconhecimento), sobre suas aptidões e habilidades, sobre o mercado de trabalho e informações diversas sobre o assunto mais fácil fica para definir. Como a diversidade de profissões é bem vasta uma maneira de começar é eliminando aquelas profissões que você sabe que, definitivamente, não exerceria. Espero ter ajudado. Fernando Parede.

2 AGO 2016

Olá Juliana! isso é algo que está cada vez mais comum nos dias de hoje. Você pode realizar um teste vocacional, em seguida fazer uma orientação vocacional. Mas procure um profissional, pois existem muitos testes gratuitos que acabam só confundindo ainda mais. Fico a disposição, um abraço!

Psicólogo Cleberson Taborda Psicólogo em Itajaí

11 respostas

2 AGO 2016

Oi, Juliana! procure um psicólogo com especialização em Orientação vocacional. o profissional ira lhe propor uma avaliação através de teste vocacional no qual poderá lhe ajudar em suas escolhas profissional.

Silvane dos Reis Rodrigues Psicólogo em Rio de Janeiro

27 respostas

2 AGO 2016

Olá Juliana, não se preocupe tanto, pois você não é única que na sua idade ainda não tem uma profissão definida. O que acontece e que angustia muito são as cobranças e pressões familiares e sociais.
Pense em cinco profissões que você mais se identifica, algo que você gosta muito independente se vai ser lucrativo ou não, poque quando a pessoa faz o que gosta e sente prazer o sucesso acontece. Tente esquecer as pressões sociais e os desejos dos seus pais e foque no que você se identifica.
E se mesmo assim você não conseguir se definir procure orientação vocacional com um psicólogo.
Espero ter ajudado, atenciosamente a Psicóloga Ussénade.
Boa sorte!

Ussénade Maria de Oliveira Psicólogo em Recife

763 respostas

2 AGO 2016

Se você está pensando em profissão no sentido de oficio que irá exercer por longo período da sua vida, seria interessante fazer uma orientação profissional com um psicólogo que ofereça este tipo de serviço.

Eriberto Lemos Psicólogo em Belo Horizonte

50 respostas

1 AGO 2016

Juliana, isso é uma angústia que muitos jovens vivenciam diariamente. A pressão em escolher uma carreira muito cedo, pressões familiares, etc. Então o que pode te ajudar é uma boa orientação vocacional. Primeiramente o psicólogo faz uma anamnese, ou seja, te faz varias perguntas sobre sua história de vida, seus hábitos, etc. depois aplica alguns testes que vão te mostrar melhor quais são suas áreas de interesse e depois o psicólogo analisa com você as profissões que tem a ver com essas áreas de interesse. então procure um psicólogo que realize esse tipo de atendimento que pode te ajudar bastante.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

1 AGO 2016

Olá Juliane!
Se tiver disponibilidade procure a ajuda de um psicólogo que trabalhe com orientação vocacional, ele poderá lhe proporcionar algumas idéias de profissão conforme o seu perfil a orientando sobre sua decisão diante das expectativas que possui.

Fico a disposição,

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo

1705 respostas

1 AGO 2016

Bom dia Juliana !

Oriento que procure uma Psicóloga que trabalhe com Orientação Vocacional / Profissional. Nesse processo será trabalhado o autoconhecimento , você conhecerá melhor as profissões, mercado de trabalho para uma escolha consciente.

Qualquer dúvida estou à disposição.
Abraços.
Aline.

Psicóloga Aline de Paula do Nascimento Psicólogo em São Paulo