Sou obeso, me sinto feio, um lixo

Feita por >Matheus · 12 mai 2018 Autoestima

Recentemente me mudei para outra cidade para estudar. Moro sozinho, e a partir daí eu mudei muito, consegui ser extrovertido no primeiro mês, cativei a turma toda e todos gostam de mim. Porém, quando me olho no espelho, eu vejo uma figura feia, horrenda e totalmente incapaz de conseguir alguém para si. Eu sou gay, e me assumi para a minha família há 1 ano com a ajuda de um psicólogo. Antes eu nem ligava em ter alguém na minha vida, eu sempre fazia as coisas sem compromisso. Mas no final, me via sozinho. Eu nunca namorei, e nunca nem senti falta. Até que recentemente, me pego pensando em tudo e em todos, vejo que estou envelhecendo, e nunca, nunca mesmo, namorei alguém. Eu não sei o que fazer, eu quero muito, mas muito mesmo emagrecer. Porém do outro lado, me vejo comendo para afogar essa culpa que sinto sobre mim. O que devo fazer? Eu não sei se consigo mais lidar com isso. Tem horas que eu penso em acabar com tudo. Recomeçar do zero, dar um fim a mim mesmo. Eu sou um inútil que tenta se enganar que tudo vai ficar bem, mas na verdade, tudo que eu vejo é uma pessoa que provavelmente morrerá sozinha, gorda e acabada.

A melhor resposta 14 MAI 2018

Ola Marheus, nao deve ser nada facil estar sob sua pele agora. Sentir-se um lixo, inutil e feio doi e maltrata. Mas por outro lado te incomoda e isso te tirou da zona de conforto, bom momento para mudanças. No entanto vai precisar de ajuda, precisara ver-se com olhos um tanto mais amaveis que os que tens por voce ahora. Descobrir que ha muito mais de voce escondido atras dessa capa de gordura que usa e das agressoes alimentares que faz contra si mesmo. Enfim, tens 22 anos, estas começando agora e já é tao cruel consigo mesmo. Busca ajuda de um bom psicanalista e poderas futuramente escrever palavras bem diferente dessas. Abs. Maria Graça, psicanalista Sao Paulo

Maria das Graças da Silva Psicologia Psicólogo em São Paulo

14 respostas

14 MAI 2018

Olá Matheus. Sua pergunta não verdade tem um tom de apelo, portanto aí vai meu comentário. Você não está conseguindo ver o que tem de bom em você e você mesmo disse "cativei a turma toda e todos gostam de mim". Então o que precisa ser feito é uma ressignificação de sua auto percepção, que se tornou um círculo vicioso: não gosto da imagem - foge pra comida - se sente culpado - foge para comida - não gosta da imagem ... e isso pode ser interrompido com ajuda de um psicólogo. Não desista de você. Eu costumo dizer que sempre vale mais uma tentativa, se determine a buscar a ajuda e se sentir uma pessoa melhor. Espero ter contribuído contigo. Senti sua dor e gostaria de poder ajudá-lo. Abraço

Marta Naguel Coaching e Orientação Profissional Psicólogo em Curitiba

16 respostas

13 MAI 2018

Boa noite MATHEUS, pelo seu relato parece que poderia começar revendo esses pensamentos de tudo ou nada que leva a pensamentos extremos pois a vida é equilibrio. Se quer emagrecer faz-se necessário dar o inicio ao processo, se percebe que não consegue pois a comida esta sendo uma valvula de escape, precisa de ajuda psicologica para diminuir sua ansiedade, rever valores, crenças e conceitos sobre sus vida como um todo.Creio que resignificando seu modo de enxergar, terá disposição de mudar tudo que não lhe agrada em sua vida em todos os aspectos. Abraço. Vania Costa Psicóloga

Psicóloga Vania Costa Psicólogo em Curitiba

26 respostas

13 MAI 2018

Boa noite Matheus. Algumas crenças limitantes estão barrando sua capacidade de conquistar seus objetivos. Acredito que com ajuda de um psicólogo você vai poder reestruturar essas crenças de modo a se tornarem mais realistas e fortalecer a capacidade de enfrentamento. Espero ter colaborado de alguma forma. Abraços. Eliana Benedetti.

Eliana Benedetti Psicólogo em Americana