Sofro de transtorno de bipolaridade?

Feita por >jaqueline vieira da silva · 12 set 2023 Transtorno bipolar

passo semanas muito bem, outras meu humor muda do nda e fico desanimada e estressada sem nenhum motivo, quando saio e tenho dias muitos felizes, geralmente volto para casa triste e irritada, por que isso acontece? Será que tenho bipolaridade?

A melhor resposta 14 SET 2023

Olá, Jaqueline,
A busca por autodiagnósticos tem crescido consideravelmente, ainda mais com fácil acesso a informações. Em muitos casos, essa busca tem como objetivo uma resposta definitiva ou uma solução clara para o que a pessoa está sentido. Frequentemente, isso se resume em encontrar o medicamento certo para o diagnóstico definitivo. Contudo, é ilusão acharmos que podemos nos compreender a partir do embotamento farmacológico.
Claro, não estou dizendo que é o teu caso, mas é importante que é um caminho infrutífero tentarmos nos conhecer buscando uma definição para o que sentimos e vivemos.
Posto isso, as alterações de humor são uma resposta adaptativa ao contexto, ou seja, tudo que influencia a pessoa. É importante sempre olharmos o contexto e os conteúdos explícitos e implícitos manifestados pela pessoa para que possamos compreender o que de fato está em funcionamento. Aqui é importante destacar que esse processo é percorrido pela pessoa, enquanto o terapeuta é um companheiro de jornada - atento, presente e empático.
Estou à disposição para te acompanhar nesta jornada!

Abraço,
Lourenço Torresini.
Psicólogo - CRP 08/31556

Lourenço Torresini Psicólogo em Curitiba

61 respostas

16 SET 2023

Olá Jaqueline,
É preciso ouvir mais sobre você, sua história, sua rotina. Sugiro que busque a ajuda de um bom profissional para que seja possível ter esse diagnóstico e você fazer um acompanhamento para melhorar a sua qualidade de vida. Fico a disposição, abraços

Adriana Gonçalves Psicólogo em Belo Horizonte

221 respostas

15 SET 2023

Oi Jaqueline Vieira da Silva
Transtorno bipolar é o nome que o sistema deu para pessoas que não sabem lidar com o emocional delas, se deixam levar ao sabor dos ventos. É o resultado do desconhecimento de si mesma.
Precisa fazer Psicoterapia para se conhecer, saber porque está agindo dessa forma, como aprendeu, o que aprendeu...
Há um conflito entre o que voce é de verdade e o que aprendeu; isso te causa instabilidade emocional.
Enquanto você se esforça para compreender e viver a sua vida e a profissão permanecendo baseada onde outros te alienaram só vai ter processo de autodestruição e perda progressiva.
Faça Psicoterapia
Abraços

5817 respostas

14 SET 2023

Olá, Jaqueline!

Temos quase nenhuma informação no seu relato para traçarmos um diagnóstico. Entretanto, posso te informar que é normal alterarmos o nosso humor. Para um diagnóstico de bipolaridade outros sinais precisar estar presentes, e a labilidade de humor normalmente não ocorre tão rapidamente. O paciente tem uma fase de manina ou hipomania e fase de depressão, mas essas ciclagens não são tão rápidas. (não ocorrerá labilidade de humor no mesmo dia ou de um dia para o outro).
Considero importante buscar ajuda de um profissional, pois nota-se que está passando por um desconforto emocional e poder falar melhor sobre isso te fará muito bem.
Abraços.

Carolina Cohen Psicólogo em Rio de Janeiro

81 respostas

13 SET 2023

Olá Jaqueline! Obrigado por escrever. Vamos fazer o caminho correto? Uma pessoa é infinitamente maior do que os diagnósticos que são atribuídos a ela, por mais graves que sejam. O pouco que você escreveu nos sugere que não há elementos minimamente suficientes para essa formulação diagnóstica. Cuidado! Geralmente diagnósticos de internet e de livros, causam mais problemas do que soluções.
Com alguns sessões regulares de cinquenta minutos, poderemos te ajudar a se conhecer, entender características pessoas mais marcantes de tua personalidade.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.

8634 respostas

13 SET 2023

Olá , tudo bem?
Flutuações de humor podem ser causadas por diversos fatores e não necessariamente indicam bipolaridade. O transtorno bipolar envolve mudanças significativas e cíclicas no humor, incluindo episódios de mania e depressão.
No entanto, flutuações de humor ocasionalmente são normais e podem ser influenciadas por estresse, falta de sono, hormônios, eventos da vida e outros fatores. Se essas mudanças de humor estão causando um impacto significativo em sua vida e bem-estar, é aconselhável procurar a avaliação de um profissional de saúde mental, como um psicólogo ou psiquiatra, para uma avaliação adequada.
Eles podem ajudar a determinar se essas flutuações são um sintoma de algum problema de saúde mental, como transtorno bipolar, ou se há outras causas subjacentes. Lembre-se de que buscar ajuda profissional é o primeiro passo para entender e gerenciar seus sentimentos de forma eficaz.

Abraços, Psicóloga Flavia Andrade

Flavia do Nascimento Andrade Psicólogo em Rio Branco

9 respostas

13 SET 2023

Olá Jaqueline, tudo bem?

Muitas vezes existem coisas no nosso dia a dia que acabam sendo um gatilho para mudança de humor e que passam despercebidas. Tente avaliar melhor esses momentos que seu humor muda, tente detalhar tudo o que aconteceu e veja se existe algo, mesmo que pequeno, que possa ter feito seu humornse alterar. Caso você ainda fique em dúvida, procure uma avaliação com psicólogo.

Espero ter te ajudado ✨

Thais Bernardo Nunes Psicólogo em São Paulo