Sofro com meu egocentrismo. O que fazer?

Feita por >Bruna · 25 abr 2016 Psicologia clínica

Desde pequena sempre gostei de ser o centro das atenções e agora eu to tão egocêntrica que não me aguento. Eu estou muito carente. Às vezes posto fotos em redes sociais e fico triste ao não receber elogios. Finjo estar forte o tempo todo, o que não é real. O que fazer?

A melhor resposta 18 MAI 2016

Olá Bruna!
Aconselho que você faça um trabalho voluntário, ajude as pessoas, no momento que você faz o bem para outras pessoas, você recebe a melhor das gratificações acho que isso vai ajudar muito e você vai aprender a valorizar outras coisas, vai ver que as pessoas são muito grata e vai se sentir muito bem com isso até mesmo menos carente. Se caso o sintoma de tristeza durar muito tempo aconselho que procure também um profissional para ajudar.

Anônimo-284951 Psicólogo em Chapecó

50 respostas

27 ABR 2016

Boa tarde, Bruna você relata que desde pequena gostava de ser o centro das atenções, mas que hoje isso esta lhe incomodando.
As crianças na maioria das vezes têm atitudes para chamar a atenção de alguém, mas com o passar do tempo esse comportamento tende a melhorar, Egocentrismo é um componente natural da infância como a maioria das crianças tem de ser egocêntrico, a fim de sobreviver. Seus cérebros ainda não desenvolveram a ter um entendimento de que os outros existem no mundo com as necessidades que igualam os seus próprios. Se as crianças crescem para ser adultos e ainda apresentar um comportamento egocêntrico, então a razão pode ser uma complicação cognitiva. A pessoa que chega à fase adulta com egocentrismo precisa ser auxiliada para que aprenda a transformar seus pensamentos e crenças em sentimentos reais. Sugiro que você busque uma terapeuta que trabalhe com a Terapia Cognitiva Comportamental. Em meu consultório eu aplico essa técnica

Branca Marques Thome Psicólogo em Manaus

224 respostas

27 ABR 2016

bruna, saudaçoes!!!!!! te recomendo buscar um psicologa para te auxiliar nesta questao de egocentrismo,ok? sou sandra elena carosio-psicologa-sexologa- hipnologa

Sandra Elena Carosio Psicólogo em São José do Rio Preto

479 respostas

27 ABR 2016

Boa noite Bruna.
Busque ajuda com um profissional de sua confiança.
Vc fará um processo de autoconhecimento, q a libertará de mts angustias.
Néia Armando

Psicóloga Valdineia S. Armando Psicólogo em Barueri

25 respostas

26 ABR 2016

Bom, dar-se conta e se incomodar com modos de ser que te acompanham desde pequena, como tu relataste, já é um passo importante, pois mostra incômodo e sofrimento com algo que parecia que lidava bem. Sugiro que procures um psicanalista em tua cidade para que ele possa te ajudar a compreender dentro da história o porquê deste desejo de estar sempre no centro e a frustração que acompanha quando isto não é conseguido.

Anônimo-276355 Psicólogo em Passo Fundo

114 respostas

26 ABR 2016

Bom dia, Bruna.
Bruna cada uma tem um jeito de ser - uns são mais reservados e preferem não chamar a atenção, outros já gostam de serem notados... Ao que parece você se sente bem quando percebe que as coisas ou pessoas giram em torno de você ou do que você quer. Porém, isso nem sempre acontece e aí você parece ter dificuldade em lidar com essa falta, o que lhe causa sofrimento e que você procura camuflar. Algumas questões, como essa 'falta', essa 'camuflagem', precisam ser pesquisadas. Para isso, é preciso que procure um profissional que sinta empatia e confiança e assim, iniciar um trabalho de autoconhecimento. Quanto mais nos conhecemos, mais temos a chance de lidar melhor com as diferentes situações. Procure um psicoterapeuta e comece esse trabalho. Um abraço.

Renata Leal Quaglio Psicólogo em Vinhedo

49 respostas

26 ABR 2016

O que fazer, Bruna? Eis aí a questão! O que fazer... E por que você "ter que fazer" alguma coisa... ainda mais para chamar atenção dos outros? Repare o quanto você deve ao olhar do Outro. Se o teu sofrimento estiver acentuado, procure um analista.

Julio Cesar Spehar Psicólogo em Santo André

322 respostas

26 ABR 2016

Bruna,a busca por psicoterapia seria o indicado em seu caso, muitas respostas e entendimentos poderão ser elucidadas nesse processo. Fico à disposição

26 ABR 2016

Bruna, procure urgente um acompanhamento psicoterápico, veja você já sabe que seu problema existe ok! Pode tomar proporções maiores e perigosas.

Clínica de Bem Estar Psicólogo em Guarulhos

210 respostas

26 ABR 2016

Parabéns Bruna! Você já consegue identificar sua dificuldade e quer mudar essa situação. Reconhecer é o primeiro passo para a transformação: podemos mudar a nós mesmos, se realmente quisermos.
E como mudamos? Alternando o cerne do problema para os resultados que queremos alcançar. A psicoterapia pode te ajudar nesse processo através de diversas técnicas. Procure um profissional, ele poderá lhe apoiar, e este apoio possibilitará o alívio do sofrimento psicológico, proporcionando, assim, uma melhor qualidade de vida.

Clarice Psicologia e Coaching Psicólogo em Niterói

9 respostas

26 ABR 2016

Boa noite!
Segundo o seu relato você tem consciência da maneira que age e reconhece as dificuldades e sofrimento que tem lhe causado. Oriento que procure um profissional que irá contribuir muito e te ajudar com as suas questões.

Jessica Moreira Carvalho Psicólogo em Londrina

170 respostas

26 ABR 2016

Olá Bruna, provavelmente você tem agido com mecanismo de defesa para que ninguém saiba suas dificuldades e problemas. Recomendo que procure ajuda de algum profissional para elaborar tudo isso.

Psicólogo Psicanalista Ederson Mariano Psicólogo em Maringá