Sinto que sou inferior a outras pessoas

Feita por >Anderson · 23 jan 2022 Autoestima

Oi, boa noite/ dia! Estou com problema de auto estima, é meio complicado mas vamos lá! Tenho 25 anos e namoro a 4. Faz 2 que moro junto, desde que moro junto minha vida mudou bastante, eu sou bem educado, até demais. Não sinto mais liberdade, por atendimento ao público eu quando estou em uma conversa sempre busco a aprovação de outras pessoas, vejo e percebo se estão gostando da conversa ou não, oque eu faço, sempre tenho medo do que as pessoas irão achar do meu comportamento, ou até vergonha, pois sempre percebo que as pessoas me olham muito, isso da uma sensação ruim e sempre procuro ficar mais de boa, sem me movimentar muito. Dois anos atrás troquei de cidade e tive que me adequar ao novo emprego, comportamento, linguaguem, essas coisas. Eu gosto muito da minha namorada, mas sinto que ela não é mais oque eu quero. Sinto que ela é individualista, é arrogante por mínimas coisas, eu sou um cara muito de boa, para a gente brigar é uma vez ao ano, estamos sempre em paz por que eu relevo muita coisa mas ultimamente me incomoda coisas que eu relevava, ela demonstra muito ciúmes, de tanto ela falar e mostra ciúmes faz mais de anos que eu não posto uma foto em rede social, postei histories no Instagram e ela brigou comigo querendo saber se alguma mulher reagiu. Pergunta se deixou postar, sinto que estou em uma relação abusiva por parte dela, não gosta de se arrumar, está ficando meia porca, não é sensual para mim, peço para botar uma lingerie é uma briga, já disse inúmeras vezes que ela parece minha irmã para ela mudar e não muda, ela não me atrai mais, eu quero fazer mas não desse jeito sempre a mesma coisa, acho que por não me impor e gostar de agradar acabou por minha auto estima ir e procuro aprovação diária, me tornei uma pessoa insegura, muitas coisas ela me critica, não me ouve, quando conversamos ela não presta atenção em mim, estou de saco cheio já, preciso de um psicólogo logo, nunca fui, como devo agir ?

A melhor resposta 24 JAN 2022

Olá, Anderson
Me parece um impasse muito grande. Se sempre estou querendo me "adequar" ao outro, como posso agir em situações que me exigem certa atitude de enfrentamento? Buscar caminhos saudáveis e assertivos para expressar esse sentimento é função da terapia, onde vamos explorar as demais vivências e entender o teu funcionamento de mundo, como as coisas funcionam pra ti, etc. Mas me parece que havia certa vontade de "agradar" que agora se esgotou ou transpôs um limite, o que é muito bom, pois te dá indícios de que algo não vai bem e requer mudança.
Escolha algum profissional aqui da plataforma e entre em contato, ele vai te explicar com mais detalhes como funciona, como ele trabalha, etc. Muitos profissionais estão atendendo na modalidade online, assim podemos atender pessoas longe de nós, talvez seria uma opção boa para ti.

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha

907 respostas

4 FEV 2022

Anderson,
Não são as pessoas que estão sendo abusivas contigo... é voce que se deixa abusar, é você que permite que sua namorada aja desta forma contigo... voce não tem amor-próprio, voce se adapta ao que os outros querem.
Voce precisa construir a sua realidade, ser voce mesmo, ter o seu próprio ponde de vida.
É bom ser educado assim como voce coloca, mas precisa defender as suas ideias o seu gosto, a sua visão das coisas;
Se outras pessoas não gostarem, paciência, é a sua visão da realidade.
Voce não nasceu para se adaptar aos outros, muito menos em fazer o que só eles gostam... nasceu para realizar a sua vida, para ser feliz, ser do seu jeito. Voce tem o poder de realizar a sua realidade, a vida te deu a liberdade de fazer as tuas experiências, de escolher o que voce quer; claro que tem que respeitar também os outros se realizarem, cada um tem o seu ponto de vista diferente; voce é diferente, não existe duas pessoas iguais, não só fisicamente, mas emocionalmente, mentalmente, espiritualmente.
Então, seja voce mesmo. Por que voce se deixa dominar pela sua namorada? Tua vida é tua vida; a vida dela é a vida dela; a vida de voces dois é uma outra realidade que voce precisam combinar como querem levar juntos... sem necessidade de renunciar a vida particular. Se a sua vida social desperta conflitos, ciúmes ou... ok discute-se o problema do ciúmes, tem psicoterapia exatamente para isso. Voce se sente sufocado, precisa se libertar, precisa deixar sair o Anderson para viver a vida.
Escolha um bom profissional, um bom psicoterapeuta e faça este investimento em ti mesmo.
Vai gostar da experiência, vai crescer, vai conquistar a sua autoestima, vai se conhecer, vai resolver todas as suas encrencas.
Tem a facilidade de poder fazer Online. Cuide de si mesmo.
Abraços

5817 respostas

24 JAN 2022

Olá Anderson.
É notável a sua lucidez e sensatez em relação à sua situação existencial. Parece que você tem sido muito tranquilo nesta relação amorosa e sua avaliação mudou com o tempo e com as situações que você tem observado com clareza. Tudo isso leva a crer que você já tem a percepção e a segurança para decidir o seu caminho. Com o atendimento psicológico, com certeza, você poderá analisar e agir na busca das suas melhores soluções. Psicologo Online Custodio Cruz

Custódio Silva Psicólogo em Ouro Preto

97 respostas

24 JAN 2022

Olá Anderson! Grato por escrever. Teu texto sugere que a parte mais importante você tem: persistência, tolerância, saber ouvir. De outro lado, não há pessoas melhores ou piores, superiores ou inferiores. As pessoas são tão ricas, de possibilidades e potencialidades, Cada qual é pessoa única: você também. Por essa razão, e pelo seu esforço, as pessoas te olham muito. Olham por admiração, por surpresa, para aprender, por inveja, por comparação, etc.. Será importante resgatar tuas metas, teus objetivos, desde os tempos mais antigos que você conseguir se lembrar, reorganizar rotina de vida, construir turma de conhecidos, colegas, amigos, envolvendo convivência real sobre comunicações virtuais ou observação passiva (TV, Internet).
De fato, será muito enriquecedor você contar com a assessoria científica de um psicólogo para que possa reorganizar rotina de vida, resgatar metas e objetivos, redefinir identidade pessoal como ser social.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, de maioria de falsos políticos, de grande maioria de falsos religiosos (atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento), até de alguns falsos cientistas, sigamos recomendações de instituições como:
Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se!

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.