Sinto que não possuo nenhuma qualidade

Feita por >Anne · 10 jun 2020 Desenvolvimento pessoal

Olá, tenho 23 anos e me formo agora no meio do ano como engenheira de produção, porem estou estudando para prestar ENEM no fim do ano e tentar outra graduação em uma faculdade pública, já que a que eu faço é privada. Enfim, apesar de já estar com a faculdade quase concluída (TCC aprovado) me sinto muito burra para tentar um vestibular. Muitas pessoas, principalmente meu pai, dão a entender que só conclui esse curso porque não era uma faculdade renomada e sim uma "UNIqualquer" como chamam. Sou muito frustrada por não ter feito pública sendo que estudei muito para passar da primeira vez. Meu namorado faz UFSCar e quando está com os amigos faz piadas sobre faculdades privadas, o que me deixa magoada e mais insegura ainda.
Eu gostaria muito de poder passar na universidade para ter algo de que me orgulhar, já que atualmente não tenho nada pois estou desempregada, não sou comunicativa (tenho TP Borderline e depressão :/) e infelizmente não tenho boa aparência.
Ultimamente só de pensar em estudar me dá uma crise de choro por saber que não importe o quanto eu estude vou ir mal na prova como da primeira vez. Eu queria muito algo que me mostrasse que eu sou boa em alguma coisa e isso seria essa graduação.
Por gentileza, alguém pode me dar dicas para passar no vestibular ?

Obrigada desde já :)

A melhor resposta 11 JUN 2020

Oi Anne,
Bem vinda ao mundo dos loucos...
Estás terminando um ótimo curso, muito valorizado - Engenharia de Produção. Voce não está valorizando mas é muito reconhecida e procurada e valorizada.
Se rá que precisa de outro curso? Teu organismo diz que não, apenas quer fazer para ver se os outros te reconhecem...
Anne, não se importe com o que os outros dizem e falam... pensa somente em ti.
Prioritário é saber quem voce é e o que veio fazer aqui... o que quer da vida?
Identificar isso é de extrema necessidade, é garantia de sucesso e de felicidade e de realização.
O Vida só quer que sejas feliz, isto é que desenvolva os talentos que recebeu da vida, transformá-los em ferramentas para teu sucesso profissional. Depois de estar fazendo o que gosta, se achar necessário, podes sim procurar outros conhecimentos.
Acontece que o sistema em que veio é cheio de valores, crenças, julgamentos que desfazem o que sentes e te adestram a coisas que ele quer, mas tu não quer. O sistema te mandou estudar, estudar, estudar e isto só aumenta o medo de enfrentar a vida, de forma prática.
Deves repensar sobre isto e escolher a quem queres ser fiel: a ti mesma ou ao sistema?
Voce mesma escolheu vir a este mundo, com este corpo, estar nesta familia, com estas pessoas ao teu redor... E neste ambiente voce vai vencer. O corpo é apenas uma embalagem que esconde uma alma rica, linda e inteligente. Todos os comentário depreciativos são testes para ver se tens coragem de superar e te manter fiel a ti mesma.
Um processo Psicoterapêutico te auxiliaria muito em te dar suporte para passar por esta fase.

5943 respostas

11 JUN 2020

Olá Anne! Grato por participar. Que bom que você já está concluindo um curso. A maior parte das pessoas que estudam com consistência (extrema minoria), acaba por cursar mais de uma faculdade. De fato, não podemos negar que as universidades públicas ofertam uma qualidade bastante diferenciada em relação à imensa maioria das faculdades particulares. De outro lado, sempre o estudante deve prevalecer para aprender com qualidade, isto é, ele não pode depender de a faculdade ser boa, precisa desenvolver autonomia para estudar, com profundidade e qualidade. Assim, podemos ver excelentes profissionais formados por faculdades ruins, e péssimos profissionais, formados por faculdades boas. Logo, o centro da qualidade do teu aprofundamento para conhecer uma área do saber científico, envolve tua dedicação inteligente, estratégica, disciplinada e persistente por décadas de estudo. Será muito enriquecedor você passar por processo de orientação ocupacional de uma perspectiva profunda, clinica. Dica para passar no vestibular: conhecer a si mesma, da forma mais profunda possível, analisar com a maior riqueza possível, os conceitos de trabalho e possibilidades, realidade de mercado, perspectivas, armadilhas, Ter disciplina regular e persistente, muitas vezes, por anos,etc.. Outros aspectos, como personalidade, motivação, interesse, adaptações, habilidades, disciplina, podem ser enriquecidos (A orientação ocupacional ajuda a situar essas questões). Quem conduzirá a solidez de sua formação profissional será o conjunto de tuas atitudes e possibilidades. Estou à disposição para aprofundamentos. Abraços virtuais (em tempos de pandemia, saia de casa, somente para o que for necessário, com máscara, higiene e distanciamento físico: minimize a possibilidade de chorar a morte de um próximo, ajude a combater o radicalismo e o negacionismo!) Ary Donizete Machado - psicólogo clínico e orientador ocupacional