Sinto muito ódio e raiva

Feita por >Araujo · 11 nov 2019 Agressividade

Em geral sou calmo e tranquilo, mas basta que algo dê errado para que eu exploda e atinja todos próximos a mim. A raiva e o ódio surgem sem aviso prévio. Como se estivessem esperando o momento certo. E nem precisa ser algo relevante. Pode ser algo simples, como um comentário que eu não tenha gostado ou meu computador travar um pouco. Basta isso para que eu libere uma grande quantidade de ódio. Não faço a menor ideia da origem desse sentimento, e fico ainda mais bravo por não saber lidar com isso. Minha vontade é de me isolar do resto do mundo pra não machucar ninguém com palavras. Porque quando o ódio passa eu me sinto triste por ter magoado pessoas importantes pra mim.

A melhor resposta 12 NOV 2019

Araujo, Inicialmente, seria importante que buscasse o processo terapêutico para que consiga, “fazer ideia”, como você mesmo cita, de onde vem este sentimento e qual a sua natureza. Começo expondo alguns motivos desta conduta agressiva para que possa observar em seu comportamento. Pois a agressividade é própria do humano e pode ser expressa pela via motora, ataque ou fuga; pela via emocional com a experimentação de raiva e ódio (motivo da sua pergunta); pela via somática ( taquicardia), pela cognitiva (manipulação, e planos para conseguir determinado fim, sem considerar os meios), além da via verbal (falar o que não pensou, usar o sentido das palavras para controlar, magoar o outro ). Outro importante fator a ser considerado é a função que a agressão apresenta dentro do ambiente em que você está inserido e qual o ganho secundário ela te traz, para que continue mantendo este tipo de comportamento, ou seja continue sentido raiva e ódio, descontando nas pessoas mais próximas e em seguida isolando-se e sentido culpa.
O desenvolvimento emocional é muito complexo e está diretamente ligado as habilidades que o indivíduo desenvolve ao longo da vida para lidar com as demandas e situações inter-relacionais. Ao entender este processo poderá trabalhar as suas habilidades sociais e melhor solucionar os seus problemas com amigos, parentes etc.

Helynne Andrade Psicólogo em São Bernardo do Campo

12 respostas

13 NOV 2019

Araujo
Bem vindo aos desafios... Quando você reza para que Deus te dê paciência, ele não vai te tornar paciente, calmo, ele vai te dar situações para você exercitar e conquistar a paciência. Tu tens o livre arbítrio, tu pode decidir o que quiser ser. Não há interferências de ninguém. Então. exerça o teu poder e exercite o domínio sobre ti mesmo.
A maior batalha é com relação a si mesmo, não é com o outro.
Por ficares irritado com as coisas que te contrariam mostras que és um prepotente um ditador, que queres que as coisas aconteçam como tu queres e se não te irritas.
Sendo assim, vais perder amigos e vais ficar sozinho.
É a vida colocando diante de ti pequenos desafios para ver se consegues te dominar, se consegues acalmar o ego interno pois existe outras pessoas com idéias e gostos diferentes do teu.
Tolerância, consideração, respeito com os demais.
Se precisar de ajuda, peça.

5943 respostas

12 NOV 2019

Olá! "Em geral sou calmo e tranquilo, mas basta que algo dê errado para que eu exploda e atinja todos próximos a mim." Na verdade essa escrita nega a si mesma. As coisas somente dão sempre certas para Deus (para os que creem). Onde há ser humano, há falhas. Você não está conseguindo aceitar a falibilidade do ser humano. Você precisa exercitar o processo de lidar com frustrações. Será muito importante você praticar esportes coletivos de contato direto (futebol, basquete, handbol, etc.). Você trabalha? Será interessante também poder trabalhar. Certamente um psicólogo te ajudará muito a aprofundar essa questão. Na verdade você não é calmo e tranquilo. Você quer a perfeição das coisas, isso não acontecerá. Um abraço: Ary Donizete Machado.