Sinto muito nervosismo

Feita por >Domble123 · 17 nov 2019 Timidez

Ola, eu passo por um problema a muito tempo eu me sinto extremamente nervoso quando eu estou em uma situação digamos pública, por exemplo, eu sou universitário e na hora que eu preciso apresentar um trabalho na sala na frente de todos (Odeio pessoas me olhando e ser o centro das atenções, mesmo que seja por meros minutos é um pesadelo para mim) eu sinto que meu coração vai sair voando de tanto que ele acelera e sem falar no frio na barriga, tremedeiras e sudorese. Só que isso não acontece apenas na universidade, acontece em todos os lugares com gente desconhecida, na época de escola eu era (ainda sou) muito tímido, sentava próximo ao professor para não ter que levantar a voz na hora da chamada, evitava fazer contato com as pessoas para não ser julgado, ficava sozinho no meu canto e afins, hoje em dia eu ainda sou assim e recentemente aconteceu uma coisa que me veio procurar ajudar aqui.
Então, tive que ir em um posto de saúde apresentar um trabalho sobre diabetes para os pacientes e nesse posto, mesmo antes da apresentação, eu imaginei como seria e nessa hora eu senti meu coração batendo muito acelerado, comecei a suar e minhas pernas tremiam (Como se tivesse perdido a força) e senti uma falta de ar tão grande que pareceu que iria sufocar, logo depois eu fui embora para casa (Já passei por isso antes, só que em menor intensidade).
O que é isso que eu tenho? Toda vez que eu penso nisso eu me sinto péssimo e triste.

A melhor resposta 19 NOV 2019

Olá, pelo seu relato entendi que você se sente desconfortável em ser notado, por isso geralmente você evita ser visto e ser o centro das atenções (que é o que acontece quando você apresenta um trabalho). Isso ocorre pois parece que você associa ser visto com ser julgado, como se os outros estivessem te condenando.

Ser visto nem sempre é ser julgado e nem todo julgamento é ruim.

Se fosse para dar um diagnostico com base nos sintomas diria que foi uma crise de pânico, as crises de pânico tem um fundo depressivo, então tem algo "mais fundo" a ser explorado.

O diagnostico em si não diz a causa e nem resolve o problema. A psicoterapia vai te ajudar a encontrar a raiz do que está acontecendo e vai te ajudar a lidar com isso.

Espero ter ajudado, um abraço.

Guilherme Fernandes Psicólogo em Uberlândia

20 respostas

20 NOV 2019

Olá Domble123
Começa a ter orgulho de ti, igual a ti não tem ninguém. Cada um é uma pessoas diferente e precisa defender este ponto de vista.
Cada um de nós nasceu para defender seu ponto de vista, ser a si mesmo, como tu queres ser, não como os outros querem.
Muitas vezes, ser o que se quer ser é desafiador, mas temos que ousar ser.
Quanto mais aprende a gostar de ti mesmo, mais te admiras e mais tranquilo ficas. Se os outros te criticarem, deixa que critiquem. Tu só está colocando o teu ponto de vista.
A vida te fez assim e através desta forma de ser, vais vencer na vida.
Faça o seguinte:
1 - Assuma o teu nervosismo. Quando vai falar num grupo avise: "Olha gente eu quando falo num grupo, fico nervoso, começo a suar, as pernas tremem... eu ainda vou vencer esta dificuldade. Mas, hoje, é isso que tenho." Não tente esconder isto e não é nenhuma vergonha apresentar esta reação.
2 - Quando tu não esconde de ti e nem dos outros o teu nervosismo, o teu "medroso"... logo logo vai parar de ter estes sintomas.
3 - Defenda a ti mesmo. Ouse ser tu mesmo.

5817 respostas

18 NOV 2019

Bom dia Domble

Isso é feito do estresse que gera uma ansiedade antecipatória dando inicio a um principio de crise de pânico. Fique tranquilo isso tem cura, mas é importante que você procure fazer uma psicoterapia.
Maria da Conceição V. Gioia

Florescer Psi Psicólogo em Rio de Janeiro

489 respostas

18 NOV 2019

Olá! Imagino que passar por isso deve ser assustador, mas é possível reverter está situação com diálogos terapêuticos e hipnoterapia. Uma questão que me vêm, você lembra quando foi a 1° vez que isso aconteceu e o motivou. Talvez buscando está raiz você consiga trabalhar está questão passada que parece se fazer presente hoje. Você ainda fala de medo de julgamentos, isso é muito significativo, o que significava ser julgado pra você? Um profissional pode te ajudar muito a pensar sobre está questão de forma mais ampla. Procure ajuda, você não está sozinho.

Carol Cruz Psicóloga Psicólogo em Campinas