Sexualidade. Dúvida é sofrimento.

Feita por >Natalia · 20 mai 2021 Orientação sexual

Sou uma mulher de 23 anos e ultimamente tenho me questionado bastante à respeito da minha sexualidade. Tenho namorado, 7 anos juntos , nos conhecemos muito jovem, Eu tinha 17 anos de idade. E tive duas relações sexuais com homens durante minha vida e, sinceramente, não sinto muito prazer (e isso gerou dúvidas em minha mente). Percebo que sinto mais prazer pelo corpo feminino do que o masculino ,mas, eu sinto prazer com o meu namorado , pouco mais sinto. Durante toda a minha vida,eu me apaixonei, senti atração física e tive vontade de ficar somente com homens, nunca me passou pela cabeça ficar com uma mulher e nunca tive vontade. Já tinha ficado algumas vezes mas ,sempre quando bebia e sinceramente senti a mesma coisa de quando fico com um homem. Desde infância me fantasiava com mulheres mas nunca foi em um sentindo romântico. Mais sempre fiquei com homem e pra mim era super normal. Há uns anos comecei a me questionar se gostava de mulheres, mas esse questionamento foi sufocado momentâneamente pq comecei a ficar obcecada com isso. Apesar disso, notei uma certa intensificação da minha atração sexual pelo corpo feminino (não necessariamente por alguma mulher em específico...) Paralelamente a isso, a minha atração sexual por mulheres e sonhos (em que transo com mulheres) me fizeram questionar se eu sou lésbica ou não. Várias pessoas próximas a mim já insinuaram isso (durante toda a minha vida), Oq me fez questionar mais ainda e ficar com isso na mente. Essa dúvida tomou uma proporção gigante em minha mente e eu passo várias horas pensando nisso e fico sofrendo e angustiada. Meu namorado sabe que eu gosto também de mulheres. Eu sei que existem pessoas bissexuais, mas eu não sei se sou pq não sinto tanta vontade de fazer sexo com meu namorado mais. Na minha mente, há milhares de teorias e estou enlouquecendo. Sinto que há algo de muito errado comigo, Isso soa doentio, eu sei. Não me parece algo normal...sei que não há problema algum em ser lésbica (quer dizer, é algo natural), mas, no meu caso, me parece que há algo de muito errado com a minha sexualidade. E não consigo enxergar com clareza no momento, já que estou praticamente enlouquecendo com essas dúvidas na minha mente. Todos os dias me sinto muito mal ao pensar sobre isso (e extremamente ansiosa também)....Podem me ajudar? E desde então, eu comecei a pensar em cortar meu cabelo e me vestir igual homem..

A melhor resposta 21 MAI 2021

Bom dia Natalia.
Observo uma crise de identidade sexual.
Acredito ser saudável vc resignificar sua sexualidade, percebo crenças adquiridas que não se enquadram com seus desejos.
Sou psicóloga e sexóloga, trabalho com desenvolvimento da identidade sexual no intuito de uma vida mais saudável.
Sexualidade é energia vital, o sexo está dentro dessa força que interfere em outras áreas da nossa vida.
Célia Jovanka.

Célia Jovanka Psicólogo em Rio de Janeiro

666 respostas

9 JUN 2021

Olá! Eu posso lhe ajudar. Se você quiser entrar em contato é so agendar

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

21 MAI 2021

Natalia,
Não tem nada de errado contigo.
É uma pessoa que tenta viver, sentir a tua senxualidade de corpo e alma, mas quer ajustá-la dentro dos padrões sociais e isto é impossível. O padrão social julga certo e errado, bonito e feio, pode e não pode... te coloca sempre dentro de critérios e valores de outros... Ao contrário, a Vida te deu a liberdade, com a possibilidade de fazer todas as experiências que voce quiser e o livre arbítrio para te conduzir e ser responsável por tudo o que fazes.
Há mais de 3mil anos a mulher está sufocada pela dominação social em que usa o homem para frustrar a mulher sendo que os dois saem frustrados. Hoje, temos as mulheres que não se realizam sexualmente e nem emocionalmente e nem o homem se realiza porque sempre fica um sentimento de frustração nos dois.
Tanto o homem quanto a mulher precisam recuperar a si mesmos para viverem com alegria e plenitude a sua sexualidade que é fonte de prazer, criatividade e realização.
Pouco importa se voce é lésbica ou não, se gosta de homens ou de mulheres... importa é que ususfrua da tua sexualidade em 100% e pare de pensar no que os outros vão pensar.
Aceite-se e permita-se expressar-se da forma como a tua sensibilidade e emocionalidade se manifestar.
O que pode fazer é conhecer-se cada dia mais descobrindo todo o teu potencial, desatar todos os nós internos que tens e não pertitem viver plenamente a si mesma. Faça Psicoterapia.

5849 respostas

21 MAI 2021

Olá Natália! Grato por escrever. Tua história trás elementos para reflexão. Certamente todos nascemos de um homem e de uma mulher. Essa divisão extremamente empobrecida, estereotipada de "homem" e "mulher", gera confusões da cabeça das pessoas. Isso se agrava quando a pessoa, a partir dos dezessete anos, passa sete namorando. Deveria ser mais tempo de cultura, não mais tempo de namoro.
É preciso conhecer a vida, a cultura, as turmas, os ambientes escolares, as diversas visões de mundo dos conhecidos e colegas de idade assemelhada.
Será prudente, antes de qualquer conclusão ou encaminhamento você se conhecer mais, ampliar suas reflexões acerca do alcance e das implicações das escolhas e não escolhas nas mais diversas áreas da vida. Para isso será altamente recomendável que você viva uma caminhada cientifica com um psicólogo.
Estaremos à disposição.
Abraços virtuais (em tempos de índices elevadíssimos de pandemia, façamos fechamento total (lockdown) por quinze dias, para que obtenhamos os mesmos benefícios que Araraquara, máscara, higiene, distanciamento físico, vacina obrigatória e rápida para todos e por todos, senso de comunidade, empatia, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8678 respostas

21 MAI 2021

Olá Natália!
Então, essa é uma questão bem importante para ser entendida e compreendida, afinal, a sexualidade humana é bem complexa! Você relata que essas dúvidas sobre a sexualidade está lhe trazendo sofrimento quando diz: “estou praticamente enlouquecendo com essas dúvidas na minha mente”.
Seria muito importante, você entrar em um processo de psicoterapia para poder falar livremente tudo que desejar, trazer para fora o que está oculto, tomar consciência daquilo que está inconsciente e assim poder ressignificar. Além do autoconhecimento que é adquirido em terapia, proporciona saúde mental ė bem estar.
Um forte abraço! Me coloco a disposição!

Marlene Cardoso Goulart Psicóloga Psicólogo em Criciúma