Sera que perdi a capacidade de amar?

Feita por >Conde · 7 abr 2023 Abordagem psicológica

É meio raro um homem falar de sentimentos, mais eu nunca me encaixei nas regras de que homem nao demonstra sentimentos, e nao fala sobre kkk. Bom, faz uns anos que eu nao consigo despertar um interesse mais profundo com uma mulher, nao consigo sentir o desejo, a vontade de me relacionar de forma mais profunda. Embora eu nao seja do tipo que gosta de quantidade, sempre que me envolvo nao fico com mais de uma mulher, e se estou sozinho, nao tenho aquela loucura nem vontade de estar com alguém, embora eu ache isso um problema muito grande, eu nao procuro companhia. Por vezes sou ate motivos de zoação, falando que nao gosto de mulher. Tive 4 relacionamentos, onde o penúltimo noivei, e pouco antes da data do casamento, decidimos que nao iria dar muito certo, pois apareceram as diferenças que nao dava pra manter, de ambos os lados. O ultimo, foi o mais intenso, porque foi um relacionamento em que nao havia limites, tanto na questão amorosa, quanto a de viajar para muitos lugares e paises de forma nada planejada e bem maluca. Sera que me bloqueei por conta das decepções que tive? ( e cada uma delas me destruiu de uma forma que não quero experimentar outra vez
kkkk, sou muito (ou era) sentimental)

A melhor resposta 24 ABR 2023

olá! Você estar precisando de ajuda? Então é só agendar uma sessão comigo que irei lhe responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

18 ABR 2023

Conde!
Voce está assim, talvez porque, primeiro necessite resolver outras coisas mais prioritárias.
Voce não nesceu para namorar, nem para casar embora possa fazer isso...
Prioritariamente, nasceu para realizar o teu objetivo de vida e através deste, se realizar.
Quem é voce? Qual a sua verdadeira identidade? Conhece o seu objetivo de vida? Como a sua mente funciona? Como se enxerga?
Verifique o teu grau de dependência, tuas carências, teus traumas e conflitos... resolva estes antes que até suas escolhas serão mais qualificadas. Assim, os resultados serão outros.
Faça Terapia de Autenticação
Vai se surpreender.
Abraços

5943 respostas

11 ABR 2023

Oi, Conde, você parece bem intenso, né? Isso de homem não demonstrar sentimentos, é algo imposto pela sociedade, e sim, tem mulheres também que são frias, depende do traço de caráter de ambos os lados, e o seu parece ser o dos emotivos, intensos, sensíveis. Você deve ter dores aí que precisam ser escutadas e ressignificadas, medos, traumas, é preciso entender. Já ouviu falar em traços de caráter? Teus traços explicam teu funcionamento mental, caso queira entender mais sobre si mesmo, estou à disposição.
Steffany Alves
CRP 22/01308

Steffany Emanuelle Alves Psicólogo em São Luís

453 respostas

9 ABR 2023

Olá Conde, espero que esteja tudo bem com você.

É preciso que tenhamos a oportunidade de compreender nossos ritmos ao longo da vida, tanto do ponto de vista afetivo, como profissional, pessoal, social, etc. Atualmente o que se apresenta em sua vida é isso que descreve, ou seja, que no momento você não está totalmente interessado em iniciar uma aproximação maior com uma mulher, mesmo você desejando isso de alguma forma. Para que você possa ir além desse ponto, e realinhar suas necessidades com suas expectativas, é interessante entender o que está por trás dessa falta de interesse que descreve, e sobre isso você já até levantou algumas hipóteses. São nesses momentos de dúvida que temos a rica oportunidade de nos conhecer um pouco mais, e aprofundar nosso autoconhecimento. A partir do momento que você dedicar mais tempo para se compreender, e entender o que está por trás dessa sua aparente falta de interesse, as respostas as suas perguntas vão começando a surgir, o que te dará mais segurança e certezas sobre suas escolhas. Talvez esses relacionamentos passados te ensinaram algumas coisas sobre seu comportamento, mas por falta de oportunidade você ainda não teve a possibilidade de se debruçar sobre isso em busca de crescimento pessoal e amadurecimento. Seus sentimentos estão dentro de você, esperando a melhor maneira de se expressar, considerando seus desejos e intenções pessoais. Se isso ainda não está ocorrendo, é possível que te falte ainda clareza e compreensão sobre eles, e como deixá-los fluir naturalmente em sua vida, tornando-os facilitadores para que você obtenha o que deseja no campo afetivo. Talvez você deva começar a se perguntar o que deseja em um relacionamento afetivo, ou como você pode construir um relacionamento que possa te dar o que deseja, que te impulsione a chegar onde espera chegar em sua vida. Esse parece ser um bom começo para um caminho de ampliação de seu autoconhecimento e de seu desenvolvimento pessoal. Um profissional de Psicologia pode te ajudar neste processo, e pode te auxiliar na construção das respostas que está buscando. Se sentir necessidade de um acompanhamento profissional, o Psicólogo é o profissional mais indicado. Aproveite esse momento para se desenvolver, e criar as condições necessárias de atrair um relacionamento que esteja alinhando com você, e com suas motivações pessoais. Talvez possamos compreender esse "bloqueio" apenas como uma falta de entendimento de teus sentimentos no campo afetivo. A partir do momento que você começar a compreender esses sentimentos, eles fluíram mais naturalmente em sua vida, e você vai ter a oportunidade de experimentá-los com uma melhor qualidade, se preparando da melhor maneira para relações futuras.

Espero ter te ajudado, e desejo que tudo fique bem.

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

939 respostas

8 ABR 2023

Olá Conde! Obrigado por escrever. Perceba nas entrelinhas de seu texto que você sente falta de amar, isso implica e a vivacidade dessa energia em você. Certamente será enriquecedor e prudente conhecer tua personalidade, história, contexto familiar, rotina de vida, dentre outros, para que possamos construir entendimento e direções fundamentadas. Atenciosamente: Ary Donizete Machado - psicólogo clínico e orientador ocupacional.

8779 respostas

8 ABR 2023

Olá, Conde.
Obrigada por seu relato detalhado.
Podemos pensar que algumas perguntas contemplam a própria resposta.
Acho muito interessante e corajosa a forma como vc se descreve, pois um homem pode ser muitas coisas, inclusive sensível, sentimental e consciente de si, o que é algo muito positivo.
Creio que talvez vc tenha alguns questionamentos que podem ser olhados com cuidado e gentileza dentro de um processo psicoterapêutico. Pense a respeito.

Me coloco à disposição caso deseje agendar um atendimento.

Abraço.
Beatriz Mazzoco

Beatriz Mazzoco Psicólogo em São Paulo