Será que eu amo mesmo meu namorado?

Feita por >Vitória · 15 nov 2020 Terapia de casal

Sou uma mulher que sempre acreditou no amor, mas que também jà passou por muitas decepções amorosas... Acredito que sempre me doei mais nós relacionamentos , do que os meus parceiros... Um certo dia por curiosidade, entrei em um site de relacionamento e conhecí um homem muito especial... Passamos a nós encontrar por vàrias vezes ,e ele muito empolgado e enteressado por mim... Passamos a namorar , jà fazem 07 meses. Ele é maravilhoso, acredito que nunca conhecí alguém tão apaixonado por mim em toda minha vida. Tenho quase 40 anos e hoje eu vejo do que o homem é capaz quando verdadeiramente ama e quer aquela mulher em sua vida sempre.... Não me vejo , mais sem ele .... Ele tem tudo o que eu quero em um homem... Meu questionamento com mim mesma é que não consigo sentir por ele metade do sentimento que eu tinha por aqueles que passaram em minha vida, e me fizeram sofrer.... Eu sofro por isso, por achar que eu não o amo... Não sinto grandes emoções quando penso nele, meu coraçào as vezes parece não bater por ele. Tenho tanta dúvida se gosto de verdade dele, que as vezes fico triste e ansiosa, ao mesmo tempo sei que ele me ama de verdade.... Planeja nosso futuro, diz que me ama e que me quer pro resto da vida dele. Eu me esforço para ama-lo, as vezes penso que não consigo. Estou confusa, mas não quero perde-lo. Sei que ele foi o melhor homem que apareceu em minha vida, e se eu perde-lo , acredito que talvez nunca mais conhecerei alguém se quer parecido com ele... preciso de ajuda para essa situação!

A melhor resposta 16 NOV 2020

Olá Vitória73! Grato por escrever. Pelo relato você já tem quase quarenta anos e vive um momento que reconhece ser amada. De outro lado, trinta e nove anos é maior tempo do que sete meses. De certa forma seu hábito psicológico mantém no automático o que foi mais frequente históricamente. Provavelmente a expectativa de possibilidades, associada à mistura dos conceitos de amor e paixão permanecem misturadas. Podemos manter o clima mental de paixão, por longo tempo, quando não acontece a prova da realidade. Depois, com o convívio real, os parceiros são humanizados e precisam temperar a convivência, com atualização de motivação, criatividade, tolerância, flexibilidade, empatia, construções juntas, etc.
O ser humano apresenta uma porção conquistadora do novo, por necessidade de sobrevivência histórica, como espécie. Isso tem uma semente em cada um de nós.
Escolho uma profissão, olho com admiração para outras, mas preciso aprofundar a minha, viajo em férias para um lugar, mas fantasio outros lugares; tenho uma casa, imagino construir outras casas.
Amor precisa consolidar de forma presencial e em cores.
O amor, mais temperado do que a paixão, é uma construção que nunca termina. Apesar disso, precisa ser alimentado com o esforço por construções sempre significativas.
Espero ter ajudado. Estarei à disposição para aprofundamentos que se fizerem necessários.
Abraços virtuais (em tempos de volta da segunda onda da pandemia, sejamos mais razoáveis: máscara, higiene, distanciamento físico, senso de comunidade, Ciência! - até para o segundo turno das eleições. Somente quem viveu nas mesmas condições que você pode ponderar como é viver como você!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8869 respostas

16 NOV 2020

Vitória. As vêzes as decepções nos deixam mais resistentes. Talvez vc esteja com muitas mágoas do passado.faca terapia para resignicar seus sentimentos e se conhecer melhor. Se precisar sou Mônica psicóloga terapeuta cognitiva comportamental

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro