Será que estou deprimida?

Feita por >Rita · 12 dez 2018 Depressão

No ano passado eu fui diagnósticada com um cancro da tiroide. Ao inicio lidei bem com a noticia foi como algo que mentalmente nao me afeta-se achava eu que era algo simples. A descoberta que eu tinha este problema ocorreu na minha primeira semana de faculdade no meu primeiro ano. Na altura fiquei mais zangada com o momento em que aconteceu do que propriamente com a doença em si. Depois da operaçao e tratamentos fui obriagada a perder o ano de faculdade.
Quando em setembro seguinte a faculdade começou outra vez eu só chorava, nao conseguia ver o lado positivo de nada, irritava-me constantemente mesmo com as mais pequenas situações, andava sempre zangada e o pior para mim é que me sentia que fiquei para trás na vida. Eu já tinha atrasado dois anos na vida um por chumbo na escola e outro porque antes de ir para a universidade decidi ir trabalhar. E agora só consigo pensar que estou três anos atrasada em relaçao aos outros meus colegas de escola, e é um pensamento que nunca me sai da cabeça, choro constantemente, não consigo ver o lado positivo das coisas.

A melhor resposta 18 DEZ 2018

Oi Rita, você relatou que teve um problema na tiróide e fez uma cirurgia, durante esse período aconteceu vários eventos que o impediu de continuar sua faculdade . Quanto a tire pude que eu uma glândula muito importante para os hormônios do nosso organismo, pode ser que esteja influenciando nesse processo, . Oriento a voce procurar um Enfocrinologista para rever suas taxas e depois procure fazer a terapia para te ajudar a ter uma melhor qualidade de vida.

Psicóloga Luzinete Vasconcelos Psicólogo em João Pessoa

70 respostas

14 DEZ 2018

Bom dia, Rita respondendo a sua pergunta sim você pode está deprimida ou não, não posso diagnosticar você apenas com o que relatou aqui no site, desse modo sugiro que, você procure realizar três consultas;; com o médico para avalizar seu estado geral, com o psiquiatra e com uma psicóloga para ajudá-la nesse momento difícil em que esta vivendo.

Muitas coisas aconteceram e pelo seu relato você não consegue entende seus sentimentos, emoções, as dificuldades passadas ainda te machucam, fere, incomoda, mas você consegue vencer, conseguiu vencer uma etapa, a doença, agora é se fortalecer para realizar todos os seus projetos, voltar para a universidade e ser feliz. Boa sorte, um abraço.

Eliane Weber Psicólogo em Salvador

574 respostas

13 DEZ 2018

Olá Rita.

há uma confusão, por conta dos sintomas serem parecidos, entre depressão e tristeza. Não estou dizendo que você tem uma ou outra, mas vale apena validar a existência dessa confusão.

De qualquer forma, perder tempo no estudo, seja por qual motivo for, realmente não é legal, por isso entendo sua chateação.

Agora, quando leio o que você escreveu, me provoco a pensar o seguinte. Sua referencia de atraso é seus colegas de escola e concordo que também é uma referencia Rita, mas se abrir para outras referencias pode ajudar.

Por exemplo, como você cita que estudou um período na faculdade, não sei se teve tempo, interesse ou oportunidade de verificar que, haviam pessoas mais velhas que você. De forma arbitrária, vou inferir o seguinte: eu diria que não seria difícil haver mais de um aluno em sua sala com de 30 anos.

Pelos mais diversos motivos, uma pessoa pode começar a faculdade mais tarde Até mesmo por escolha. Como socialmente somos forçados a acreditar que existe um tempo certo para se graduar, a as vezes somos até forçados a escolher uma profissão de forma prematura, muitos que começam um curso de graduação não dão continuidade por que não conseguem se encontrar nele.

Não digo que seja seu caso Rita e me preocupo em validar sua angústia por estar fora da escola no momento, mas o que quero dizer é:

- A melhor referencia para o que vai acontecer na sua vida, é sua própria vida, não a de outras pessoas. O seu momento, sua bagagem de vida, suas dificuldades, são únicas e exclusivamente suas. por isso, de forma congruente, somente você saberá quando e por que fará faculdade, se casará, trabalhará, terá filhos e muitos outros eventos que, em geral, a melhor referencia é a sua.

Desejo o melhor para você.

Jean

Way Psicologia Psicólogo em Campinas

32 respostas

13 DEZ 2018

Olá, nada é por acaso na vida da gente, não pense que vc está atrasada na vida, vc passou por uma experiência de vida e superação que podem te colocar na frente de muitos, pense nisso!!! Procure um profissional para ajudar você a não mais ter esses pensamentos distorcidos!!! Estou autorizada pelo Conselho Federal a realizar psicoterapia on line, se precisar estou à disposição!!!

Andrea Christiano Psicólogo em Bebedouro

52 respostas

12 DEZ 2018

Olá Rita!
Os sintomas que você descreve podem representar uma depressão (a qual é tratável com a intervenção adequada). Somente na interação com um profissional é que você poderá ser adequadamente avaliada para afirmar se de fato é depressão ou ansiedade ou reação ao estresse agudo ou outra questão. É importante agendar avaliação com um profissional para tratar sua questão.
Uma reflexão: enquanto você pensa que seus colegas estão a sua frente, o que acontece com o que você vive no “aqui e agora”? Consegue desfrutar do momento presente?
Abraço e conte comigo!
Psicóloga Jaqueline Elisa

Jaqueline Elisa Psicóloga Psicólogo em Jaraguá do Sul