Será que ele me ama?

Feita por >Tainara · 9 fev 2017 Terapia de casal

Namoro a 02 anos, meu namorado e carinhoso na cama, porém um bruto em personalidade. Eu sou meiga, romântica, fico esperando ele agir assim. Nos fazemos sexo é gostoso, porém ele nem sempre me procura mal mal fazemos sexo 02 vezes na semana se vendo 5 dias da semana. Ele e ciumento ao extremo, a ponto de defende os pontos dele quando ciumo ele agi na brincadeira. Ele não demostra se prouculpar comigo, sempre sou eu quem peço ajuda, ele nao desconfia ou prefere nao oferecer ajuda. Ja percebi que ele prefere sair em turma que sair comigo a sós. Todos dizem que sou mais bonita que ele, isso para min nao faz diferença, porém penso será que ele me ama? por que ele esta comigo? Qual nivel de desejo por min?

A melhor resposta 9 FEV 2017

Oi Tainara, é importante que você entenda primeiramente que cada pessoa tem sua personalidade e suas formas particulares de expressar sentimentos.
Não tenho como afirmar se ele te ama ou não, mas acredito que seria bom para você reconhecer seus sentimentos e pensamentos acerca da relação e aprender a lidar com a situação, e a terapia pode ajudar, ou até mesmo buscar psicoterapia para o casal.
Estou sempre à disposição.
Kelly.

Kelly Leal Psicólogo em Salvador

33 respostas

13 FEV 2017

Tainara,

Minha primeira recomendação é: descubra que tipo de “não romântico” seu parceiro é. Há aqueles que não são românticos porque são tímidos e têm medo de acabar sendo ridículos, ou que nunca tiveram um namoro sério (ou namoraram pessoas não românticas). As pessoas não mudam por nós, mudam por si mesmas, então, assim como a um bom vendedor, você deve apresentar o seu “projeto” de forma atraente.

Ciúmes? A origem do ciúmes excessivo pode estar lá atrás: na infância, no núcleo familiar que é onde adquirimos referências e construímos nossa base de percepção e atuação no mundo, incluindo traumas, assimilação de traços da personalidade de quem convivemos, sentimentos de abandono, rejeição, culpa, entre outros anseios.
Aí, indico psicoterapia para descobrir a origem e criar estratégias para superação. A psicoterapia pode ser uma excelente aliada, porém sozinha não surtirá efeito. É essencial que o indivíduo tenha a consciência da repetição do comportamento destrutivo, do quanto isso o lesa, e esteja disposto a tratar-se.

Sobre seus pensamentos de:
- De controle ” Onde ele (ela) estará?”
- Leitura Mental: “Será que está pensando em mim”?;
- Insegurança: “Será que ele (ela) me ama de verdade?”;
- Onipotência: ” Tenho que fazer tudo o que posso para agradar”;
- Leitura mental: “ele (ela) deve estar sentindo minha falta”; “não ligou porque eu fiz algo errado”
- Catastrófico: ” eu morreria sem ele (ela)”;
- Generalização: “ele (ela) é tudo pra mim”, nunca mais vou amar ninguém assim”, “sem ele (ela) nada mais tem sentido”...
Indica amor obsessivo.

É o momento de buscar ajuda psicológica, para aprender a amar com mais segurança, em busca de uma relação mais saudável, que possa ser vivenciada com mais alegria e segurança, quem saber reconquistar essa relação.

Fico à disposição para conversar, caso queira.

Marci Kraft

Marci Kraft Psicólogo em Joinville

189 respostas

10 FEV 2017

Prezada, segue um parágrafo do livro "Manual para não morrer de amor" de Walter Riso

"Se o amor não é visto nem sentido, não existe ou não lhe serve"

Assumir a indiferença afetiva como um fato irreversível em sua vida é matar a humanidade que reside em você, porque uma vida displicente com o próximo perde seu significado. Seu companheiro não se interessa por você? Então, não aceite isso! Faça como as flores: solte seu perfume e que o mundo saiba de sua existência, que os outros possam perceber e respirar você, e que saibam que você é uma pessoa que continua emocionalmente viva e desperta. Talvez alguém queira aspirar seu aroma. A inapetência ou a negligência afetiva constante da pessoa que amamos não corresponde a uma posição política ou ideológica: é um sintoma.

Reflita sobre isto, pense que tipo de parceiro você deseja ao seu lado. Caso isso não se resolva, busque atendimento com profissional capacitado na questão.

Um abraço

Anônimo-271188 Psicólogo em Florianópolis

63 respostas

10 FEV 2017

Ola Tainara, Percebo pela sua narrativa que você está edificando toda sua vida e suas fichas nesta relação e se esquecendo que antes de você o conhecer, você já existia e por isso precisa se amar e se autocuidar, também não se pode esperar que o seu namorado tenha um comportamento para com você que ele não tem, porque cada pessoas tem uma história de vida e talvez na vida dele ele não tenha recebido carinhos e não saiba ser carinhoso. Personalidade não se muda ,ou seja, as pessoas são do jeito que são e não como gostaríamos que fossem. A quem este comportamento está incomodando a você ou a ele, porque talvez este situação esteja incomodando só a você e não a ele, porque talvez seja você que tenha uma necessidade maior de atenção focada e não ele, entende? E aí acredito se esta situação esta te causando sofrimento e desconforto emocional seja preciso um acompanhamento psicológico para te ajudar a trabalhar e te fortalecer emocionalmente.
Att. à Psicóloga Ussénade!

Ussénade Maria de Oliveira Psicólogo em Recife