Será que ela está usando a psicologia reversa?

Feita por >Tay Menezes · 25 mar 2017 Psicologia clínica

Minha irma é nova e está grávida mas ela não está aceitando a gravidez ela é muito rebelde e diz que vai dar o bebê quando ele nascer levamos ela a psicóloga pra ver se ele melhorava mas a psicóloga aconselhou a ela a dar a criança para a adoção e disse que é ela quem decide não entendi isso será que ela está tentando usar a psicólogia reversa com ela ?

A melhor resposta 26 MAR 2017

Olá, Tay,
Psicologas não costumam dar conselhos e dizer faça isso ou faça aquilo, porque essa é responsabilidade exclusiva da própria paciente. Mas a psicóloga ajuda a paciente a pensar sobre todos aspectos de uma situação para tomar uma decisão com responsabilidade. É possível que sua irmã realmente deseje dar o bebê para adoção, e embora seja uma decisão difícil, pode ser a mais acertada para ela nesse momento da vida dela, e deve ser respeitada.

Rita Guimarães Psicólogo em Campinas

54 respostas

30 MAR 2017

Olá, Tay,
Gostaria de deixar claro que o papel do psicólogo não é o de "dar conselhos". Se a sua irmã for de menor, procure se informar com a profissional se houve realmente essa conversa.
Um diálogo afetuoso entre você e sua família para com sua irmã, é imprescindível nesse momento.
Espero sinceramente que tudo se resolva da melhor forma possível.
Forte abraço.

Fátima Peluso

Fátima Cardoso Peluso Psicólogo em Rio de Janeiro

10 respostas

28 MAR 2017

Boa tarde Tay o mais provável é que as duas tenham conversado e avaliado juntas à situação e realmente sua irmã não queira ou não esteja pronta para assumir este bebê, claro que é algo difícil e doloroso porém, talvez seja esta a decisão dela.

Andréa Moog Klein Psicólogo em Novo Hamburgo

27 respostas

27 MAR 2017

tay!!! saudaçoes!!!! vc ja ouviu falar do poder da oraçao? entao, tudo o que tem á fazer é orar para que deus permita que sua irma mude de ideia e queira ficar com o bebe, ok? tudo pode mudar.....use o poder de sua mente aliada ao poder de deus!!!!! tudo posso naquele que me fortalece.....sou sandra elena carosio-psicologa

Sandra Elena Carosio Psicólogo em São José do Rio Preto

479 respostas

27 MAR 2017

Então, não tem como dar certeza absoluta de nada mas gostaria de levantar uma sugestão do que pode ter acontecido. Realmente psicólogo não pode mesmo opinar e nem induzir o seu paciente a nada, logo, nesse caso, também não poderá convecer a pessoa gostar de estar grávida e querer ficar com o bebê, pq podera ser mais prejudicial depois, inclusive para saúde emocional do bebê . A ideia é sempre acolher o paciente e não julga-lo... Mas desejo muita paciência e serenidade neste momento, e que encontrem o melhor caminho para todos ... Abraço

Débora da Rós e Silva Psicólogo em Vitória

37 respostas

26 MAR 2017

a psicóloga "aconselhou" uma decisão dessas? desculpe, mas, independente da atitude que sua irmã tomar, a consequencia será dela. E a psicóloga simplesmente não tem o direito de aconselhar este ou aquele procedimento.
Sua irmã pode ter dito que a psicóloga disse isso para validar sua decisão. Mas a psicóloga jamais poderia decidir ou aconselhar algo deste teor. Verifique com a profissional se foi isto o que aconteceu. Afinal, vc não estará perguntando do que sua irmã diz nas sessões, mas da resposta da psicóloga.

Soraya Magalhães Homem Psicólogo em Armação de Búzios