Separação após 15 anos de casados, com 3 filhos e eu com mais de 40, é viável?

Feita por >Mente Confusa · 26 mai 2022 Separação

Namorei durante 13 anos a mesma pessoa, mas sempre procurei outras mulheres para satisfazer minhas necessidades sexuais. Casamos porque ela engravidou e achei que era isso que tinha que fazer. Tivemos mais 2 filhos e sempre procurei opções, fugas da rotina do casamento porque sempre tinha que implorar por sexo. Nessas loucuras conheci uma pessoa que me deu sentido a vida a dois, me ajudou construir valores e me apresentou chances de ser valorizado como homem e não somente como progenitor. Não tenho forças para dissolver meu casamento, por causa do que construí e por ter a presença dos meus filhos todos os dias que são minha vida. Porém a pessoa que amo e até mesmo Eu queremos uma vida simples e justa. Estou em uma confusão mental, não querendo causar mágoas, traumas e com medo de não ser feliz de fato pelo resto da vida. Gostaria de uma orientação.

A melhor resposta 27 MAI 2022

Olá Mente Confusa!!! Grata pela sua partilha e oportunidade em te acolher!
A única pessoa que pode responder se é viável ou não, é você mesmo mediante contato e reorganização dos seus sentimentos para uma escolha consciente!!
Parece que você não quer perder nada, né? Existe uma dificuldade em fazer escolhas.
Enxergo também uma expectativa de relacionamento perfeito com essa pessoa que se envolve além do casamento... E como toda alta expectativa, um alto medo de se frustrar!
O seu desejo de não causar mágoas, traumas e não ser feliz pode ser o que faz com que você acabe se complicando ainda mais!!
Conte comigo para se inserir num processo psicoterapêutico!
Com afeto, Psi Marina!

Marina Heluy Máximo Marques Psicóloga Psicólogo em Varginha

41 respostas

31 MAI 2022

Mente confusa. Vc precisa ser verdadeiro. Viver sua vida, mesmo q vc precise magoar. Para ser feliz é necessário ser sincero.
Faça terapia.
Sou Monica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3149 respostas

28 MAI 2022

Olá Mente Confusa, espero que esteja tudo bem com você.

Muitas vezes temos uma forte tendência de procurar uma saída mais fácil para determinada situação, e com isso, por estarmos muito fragilizados, nos agarramos a qualquer primeira oportunidade que se apresenta, como se ela fosse de fato nos livrar de todos os problemas que possuímos, nos introduzindo em um universo perfeito com promessa de felicidade eterna. Na verdade, por estarmos muito carentes, com baixa autoestima e confusos, não ponderamos adequadamente nossas ações, e acabamos agindo por impulso. O que eu percebo é que muitas vezes essa decisão tomada por impulso, com promessas de um futuro melhor, não se concretiza por diversos motivos, e a pessoa acaba ficando pior do que estava, porque ela já não pode retornar ao contexto inicial em que ela se encontrava, que julgava ser pior, mas pela experiência vivenciada, ela acabou entendendo que era o melhor. Se você está mesmo não querendo causar mágoas, informo que você está na iminência de causar. Se você realmente gosta e aprecia a presença de seus filhos, então você deve levar isso em consideração nas suas ponderações, ademais é muito indicado um acompanhamento com um Psicólogo para que você possa entrar em contato com outros ângulos da questão, que pode não estar vendo no momento, e que podem te auxiliar na melhor tomada de decisão para você e para todos os envolvidos, evitando possíveis sofrimentos futuros, para você, seus filhos, sua mulher, e a relação entre vocês.

Espero ter te ajudado, e desejo que fique tudo bem!

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518
(Atendimentos On-line)

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

928 respostas

27 MAI 2022

Você não quer causar sofrimentos, traumas, mágoas, mas já está causando isso, desde que começou com o relacionamento paralelo... ou acha que ela não percebeu? Se percebeu e não falou é porque não quer perder o ganho secundário. Se não percebeu é porque talvez faltou diálogo e foram levando uma vida fingida... para satisfazer quem??? A sociedade? A família? Uma separação não é perda, você não perde nada. Ganha paz, alegria, realização... teus filhos vão se orgulhar de ter buscado solução para seus problemas afetivos. ... claro que precisa de dialogo com eles sobre as razões... e por isso que deveria fazer psicoterapia para ter certeza de como proceder, para resolver o seu problema, mas também auxiliar sua esposa na compreensão do que está acontecendo e de dar conhecimento de causa aos filhos...
Pior é você manter o estado que está, sendo infeliz consigo mesmo, mantendo um relacionamento paralelo, deixando sua esposa no fingimento, numa relação falsa, inautêntica além de orientar mal seus filhos por não perceberem afetivamente e emocionalmente a mentira que existe no viver de vocês..

5864 respostas

27 MAI 2022

Bom dia, estar confuso é um bom motivo para buscar terapia, a confusão demonstra que nem você identificou os reais sentimentos na sua relação conjugal nem os reais medos em sua relação extra conjugal, o profissional psicólogo vai lhe auxiliar nas descobertas dos seus sentimentos, organizando seu repertório. O autoconhecimento é uma necessidade de qualquer sujeito, não se entender, não enxergar suas capacidades, não enxergar as inúmeras possibilidades a se percorrer é sinal que o auto conhecer-se não é uma questão trabalhada em você, a vida não deve ser vivida no modo automático. Continue buscando ajuda profissional é o primeiro passo de sua caminhada mais assertiva. Espero poder ajudar, fique bem.

Cristiane Gouveia Psicóloga Psicólogo em Lauro de Freitas

6 respostas

27 MAI 2022

Olá Mente confusa. Somente não controlamos o que fazer após a morte. As demais coisas podem ser viabilizadas. Com a mente confusa, no entanto, esse tipo de decisão, não é recomendável. A orientação adequada é esclarecer de forma consistente o que está confuso em sua mente.
Veja nossos perfis, escolha um de nós, psicólogos, e venha para uma caminhada científica, com mente aberta, persistência, disciplina e regularidade.
Abraços virtuais (A Covid e a Dengue estão vigentes: a maior parte dos políticos são falsos, a imensa maioria dos ditos, líderes religiosos - são motivados por dinheiro- profundamente falsos - atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento. Há até alguns falsos cientistas. Diante disso sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Fortaleça o afeto, evite aglomerações e destrua os criadouros do mosquito da Dengue.

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.