Religião é a solução?

Feita por >Samara · 27 jan 2015 Psicologia clínica

Há alguns meses descobri que meu marido me traía virtualmente pelo skype com várias mulheres, decidi separar, fui embora com meus dois filhos (não só por esse motivo, mas esse foi a última gota). Depois de determinado tempo no qual ele fez tudo para mostrar que queria mudar e que me amava, decidimos nos dar a última chance! Ele está muito envolvido com uma religião, realmente mudou da água para o vinho, porém eu não sei se essa religião é a adequada para mim, se é que exista uma, estou indo, tentando me envolver, me sinto melhor quando vou, menos angustiada, mas tem coisas que eu não aceito, que eu não entendo dentro dessa igreja! Alguém me ajude, por favor!

A melhor resposta 27 JAN 2015

Samara, o assunto religião é sempre muito delicado. Você questiona se essa religião seria a solução para você; infelizmente só você poderá dizer isso, com o tempo.
Você também diz que quando vai a essa igreja sente-se melhor, menos angustiada; o que me leva a pensar que ainda há questões no seu casamento que a incomodam, trazem dúvidas e insegurança.
A terapia poderia ajudá-la nesse momento a entender esses sentimentos e elaborá-los. No mais, posteriormente, a religião poderá ser um algo a mais para uma vida a dois plena e feliz. Boa sorte.

Psicóloga Stella Caldas Psicólogo em Atibaia

7 respostas

2 FEV 2015

Olá Samara!

Imagino que com a intimidade que vocês criaram ao longo dos anos você pode perceber que possuem preferências diferentes certo?
É comum dentro de uma relação, você preferir amarelo e ele verde. Um ser mais produtivo à noite e outro durante o dia.
Em outras palavras, nem tudo que é bom pra ele será bom pra você. É possível separar as coisas... O sucesso da relação de vocês estará em saber lidar com as diferenças.

Percebi pelo que você disse, que a nova religião proporcionou um crescimento pessoal a ele e isto é muito positivo. Afinal, crer em algo é sempre muito importante mesmo que seja em pensar que não exista nada para crer. Faz parte da experiência humana.

Weslley Carneiro

Weslley Carneiro Psicólogo em Belo Horizonte

36 respostas

28 JAN 2015

Olá Samara!
A religião esta ligada a questões espirituais e não emocionais. No seu caso o problema é emocional, sendo que tem varias questões nas áreas sentimentais, sociais e familiar que precisam ser esclarecidas e resolvidas. A religião no seu caso não é a solução, mas a fé em Cristo ajuda muito. Procure um psicólogo e seja feliz.

Waldir de Oliveira Psicólogo em Santo André

73 respostas

28 JAN 2015

Prezada Samara

Religião é um bálsamo nas nossas vidas. Nos da paz, amparo, esperança e sobretudo normas de convivência. Se você está se sentindo bem indo a igreja que seu marido frequenta, aproveite, vá também sem medo e desfrute dos ensinamentos que lá são expostos. Devemos seguir o ecumenismo, sem medo. Você não precisa aceitar tudo que é dito lá, afinal você tem a sua própria opinião e os seus princípios, e assim deve ser. Converse com seu marido sobre, pondere mas sem ser preconceituosa e sem imposição, o importante é que lá você se sente bem e está com ele.

Atenciosamente
Dínerson Fiuza

Dínerson Fiuza Psicólogo em São Paulo

272 respostas

28 JAN 2015

Bom dia, Samara! Como vai?
Samara, muitas pessoas, quando passam por alguma dificuldade na vida, problemas conjugais, por exemplo, encontram apoio na religião. A religião pode ser benéfica a elas por possibilitar uma espécie de apoio para as dificuldades da vida, por possibilitar uma dedicação à espiritualidade... Se você tem dúvidas sobre a religião, quem sabe uma conversa com o marido sobre seus pontos positivos e negativos? Ao fazer isto, vocês vão dar início a uma relação com maior transparência e diálogo. Será que a busca pela religião não ocorreu apenas como uma forma de retomar o casamento? De repente, fosse interessante uma terapia de casal para, juntos,avaliarem as dificuldades anteriores e fortalecerem o relacionamento; o que não impede a continuidade da opção religiosa. Mas se você tem dúvidas sobre esta opção religiosa, converse com seu marido. Fico à disposição caso não tenha esclarecido totalmente suas dúvidas. Forte abraço! Cristina Aparecida da Silva, Salvador, Bahia.

Psicóloga Cristina Aparecida da Silva Psicólogo em Salvador