Regressão envolve espiritismo?

Feita por >JAQUELINE PEREZ · 8 jun 2017 Regressão

A melhor resposta 8 JUN 2017

Olá, Jaqueline

A regressão é um tema controverso, e no contexto da Psicologia você encontrará profissionais contra e à favor dessa prática.

O que posso dizer de antemão é que regressão, como técnica, não envolve espiritismo diretamente.

Agora, alguns fatos. Para realizar a regressão, o profissional se utiliza da hipnose. Dentro da Psicologia, o nosso Conselho Federal (órgão que orienta nossa prática), reconhece a hipnose como técnica.

Teoricamente, por meio da hipnoterapia, o paciente acessa memórias mais profundas, e que podem estar relacionadas a questões atuais.

O caso é, aos psicólogos é vetada a influência sobre crenças políticas, filosóficas ou religiosas do paciente. Nisso, o profissional não pode dizer que a regressão está relacionada a vidas passadas.

Contudo, se ao interpretar tais memórias, o paciente as considera como oriundas de outras vidas, e as relaciona com aspectos do espiritismo, cabe ao psicólogo levar tal crença em consideração.

Sendo assim, a regressão, dentro do contexto da Psicologia, só estaria relacionada ao espiritismo se, e somente se, essa crença partir do paciente.

Qualquer coisa, estou à disposição.

Edvaldo Colen Psicólogo em São Paulo

35 respostas

11 JUN 2017

Olá, Jaqueline,
A regressão não envolve o espiritismo. A regressão é uma técnica científica da área da psicologia e o espiritismo encontra-se dentro de crenças religiosas.

Valdete de Lima Ank Morais Psicólogo em Praia Grande

22 respostas

9 JUN 2017

Jaqueline,

Terapia de regressão e cura quântica não são práticas da psicologia. Todas essas técnicas não são reconhecidas pelo Conselho de Psicologia. Muito cuidado com quem se diz psicoterapeuta sem formação acadêmica em Psicologia

Marci Kraft

Marci Kraft Psicólogo em Joinville

189 respostas

9 JUN 2017

Não, com certeza não envolve espiritismo. A Regressão nada mais é do que o retorno ao exato momento onde houve o registro do fato traumatico para que a pessoa possa fazer a resignificação de um fato traumatico. Entenda-se traumático como todo fato que foi vivido e que deixou registros inconscientes negativos. Na ocasião em que foi vevenciado o fato ele foi maior do que a capacidade de entendimento da "vítima". Ao fazer a regressão clinica a pessoa tem agora mais maturidade e recursos para enfrentar de forma mais ampla os fatos e suas implicacoes.

Maria Márcia Verona Psicólogo em Belo Horizonte

24 respostas

9 JUN 2017

Olá
A hipnose é uma ferramenta que o psicólogo utiliza na terapia para acessar memórias, não está relacionada com nenhuma religião. Algumas pessoas podem acessar memórias mais profundas que são consideradas de acordo com as crenças do cliente.
A pessoa sempre tem total controle e em nenhum momento está sob controle do hipnotizador. Se você quer fazer psicoterapia usando hipnose,procure um psicólogo que tem essa formação.
Eu gosto muito de trabalhar com hipnose pois considero um facilitador que acelera o processo psicoterapeutico.

Florescer Psi Psicólogo em Rio de Janeiro