Queria saber se é normal, se sentir insegura, incapaz em relação a tudo

Feita por >Gisele · 5 dez 2019 Autoestima

Isso me impedi muitas vezes de seguir minha vida, realizar sonhos. Acho que sou diferente das outras pessoas, tenho dificuldade de fazer amizades. Tenho dificuldade de aprender algumas coisas. Sempre fui a estranha da escola, sofria muitos bullying. Me acho feia, burra, sou muito bipolar, e penso muito em suicídio ... Queria tanto ser diferente, mais não consigo sair da minha zona de conforto. Será que tenho algum problema?

A melhor resposta 6 DEZ 2019

Oi Gisele,
Não, não é normal se sentir insegura e incapaz.
Capaz voce é e a vida te deu todas as ferramentas de que precisas para ser feliz e te realizar.
Que bom que és diferente.... todos somos diferentes.
Prioritário é voce descobrir o que quer da vida e realizar isto. Tudo o resto (amigos, estudar, casar, ter filhos, etc...) é secundário.
Basta voce se ouvir com o coração e ousar ser voce mesma, ousar ser diferente. Mas tem que aprender a se defender, voce não precisa da avaliação dos outros, da aprovação dos outros. Precisa apenas de si mesma.
Não, voce não é feia, muito menos burra, tens tudo e aquilo que precisas para vencer na vida.
A vida te avalia se souber ou não construir a ti mesma.
O sistema (família, sociedade, escola, igreja, etc.) sim te avalia se estás certa ou errada, bonita ou feia, se pode ou não pode.
Nosso compromisso é com a vida; O sistema, temos que saber usar ele, fazer como a água que contorna a pedra e não reclama dela.
Tenha a coragem e seja voce mesma, mesmo que ninguém goste de ti, tu tens que gostar de ti mesma.
Segundo aquilo que queres ser, podes buscar conhecimentos para conseguir trabalho que te dê liberdade e autonomia emocional, afetiva e financeira.
Busque um Psicoterapeuta para te ajudar.

5943 respostas

29 DEZ 2019

Boa tarde, Gisele ter dificuldades é normal, e um ponto positivo foi você vim até aqui escrever e expor suas dificuldades, a insegurança pode ser transformada em segurança e levar você a se sentir bem, confortável em inúmeras situações.

Gisele, todos os seres humanos são diferentes e, isso é o que te faz única, você tem qualidades e capacidades que ainda não descobriu, força para fazer mudanças em sua vida, sendo assim sugiro que procure uma terapeuta para ajudá-la nesse momento com todas essas questões que te afligem, na terapia fale, conte tudo que te aflige, a terapeuta irá ajudá-la a transpor todas essas barreiras. Um forte abraço.

Eliane Weber Psicólogo em Salvador