Qual profissional é mais recomendado para tratar da fobia social?

Feita por >g. santos · 15 fev 2016 Fobia

A melhor resposta 15 FEV 2016

G. Santos, bom dia! Primeiramente é importante que você procure ajuda de um Psicólogo e um Psiquiatra até para entender melhor os sintomas e conhecer mais sobre sua história de vida. É importante também esclarecer que timidez ou sensação de desconforto em certas situações sociais não são necessariamente sinais de transtorno de ansiedade social, é preciso esclarecer mais sobre sua vida, as suas relações, seus sentimentos e sua forma de ser. Estou à sua disposição, caso precise de acompanhamento psicológico ou para maiores esclarecimentos. Abraços, Danielle Almeida

Danielle de Almeida Psicólogo em Rio de Janeiro

353 respostas

23 NOV 2021

Você pode buscar ajuda de um psicólogo e de psiquiatra. O psiquiatra avalia e passa a medicação quando necessária e o psicologo faz o tratamento com terapia.

Cléa Andrade Psicólogo em Rio de Janeiro

460 respostas

21 FEV 2016

G. Santos, boa tarde. A fobia social pode estar relacionada ao transtorno de ansiedade social que caracteriza um quadro fóbico determinado pelo medo ou ansiedade acentuada ou intensa de situações sociais, onde o indivíduo pode ser avaliado pelos outros. A possibilidade de ser avaliado negativamente gera de forma impactante uma reação no indivíduo, podendo levar a incongruências nas relações pessoais e profissionais, além de possibilitar sintomas físicos, fisiológicos desconfortantes. Recomendo a busca de um profissional psicólogo e, dependendo da gravidade do incômodo, também de um psiquiatra. Os profissionais poderão auxiliá-lo no sentido de acompanhá-lo na solução da dificuldade. Abraço. Márcia Cristina Gil.

Márcia Cristina Gil Psicólogo em Rio de Janeiro

15 respostas

18 FEV 2016

Boa tarde! Primeiramente para que você possa procurar um tratamento para esse tipo de transtorno, você deverá ser diagnosticado por um psiquiatra, após passar pelo psiquiatra é essencial que você procure um psicoterapeuta que utilize a terapia cognitivo comportamental, ele irá iniciar seu tratamento especializado para este tipo de transtorno.

Bárbara Alves de Paiva Psicólogo em Araguari

45 respostas

17 FEV 2016

Olá G. Santos. Procure um psicólogo para avaliar e entender esse momento. Ele poderá sugerir que procure também por um psiquiatra caso perceba ser necessário. Procure algum profissional em quem você confie e boa sorte.

Maria Eni de Mattos Psicólogo em Guarapuava

243 respostas

16 FEV 2016

Oi Santos, para tratar os casos de fobia social, qualquer profissional da área da psicologia estão aptos para atenderem. A TCC. Terapia Cognitiva Comportamental, é a mais indicada, pois as técnicas utilizadas pelo profissional dessa abordagem você terá um resultado breve e eficaz.

Psicóloga Luzinete Vasconcelos Psicólogo em João Pessoa

70 respostas

16 FEV 2016

Prezado Sr. G. Santos

Muitos profissionais da área da psicologia em suas mais diversas abordagens trabalham com resultados promissores no tratamento de vários tipos de fobias, nas suas formas mais variadas.

Do meu ponto de vista, sugiro e se for do seu interesse, procure um profissional da psicologia habilitado em EMDR, um trabalho direcionado especificamente para esta sua demanda, iniciado por uma psicóloga chamada Francine Shapiro, nos EEUU, que tem demonstrado excelentes resultados.

Outrossim, sugiro que pesquise sobre o assunto (EMDR - Francine Shapiro) em fontes seguras, mesmo na internet para maiores esclarecimentos e se ajusta a sua queixa, a fim de que tenha uma melhora significativa para a sua qualidade de vida.

Atenciosamente,

Psicólogo Carlos César

Carlos César Petruy Psicólogo em Curitiba

343 respostas

16 FEV 2016

Procure um psicólogo, ele irá te avaliar e caso ache necessário te encaminha para um psiquiatra.

Mariana Harumi Psicóloga Clínica Psicólogo em Itapetininga

9 respostas

16 FEV 2016

Bom dia, G. Santos.
A indicação é algum profissional que trabalhe na abordagem Cognitiva Comportamental.
Abs

José Vicente Carmo Correia Psicólogo em Aracaju

3 respostas

16 FEV 2016

Olá! O profissional mais indicado para o tratamento do quadro ansioso de Fobia Social é o Psicólogo (preferencialmente um Analista do Comportamento), o qual avaliará a necessidade de tratamento combinado (farmacológico) e procederá os devidos encaminhamentos. Atenciosamente, Dra. Fernanda.

Fernanda Prata Leite Damiani Psicólogo em Fortaleza

13 respostas

16 FEV 2016

Ola G. Santos,
Sugiro que procures um psicologo na área Cognitivo Comportamental. O processo terapêutico envolvera aspectos cognitivos, emocionais e de comportamento. Abraços

CogniAção Terapia Cognitivo-Comportamental Psicólogo em Florianópolis

100 respostas

15 FEV 2016

Boa tarde G. Santos
Você pode recorrer a um Psicólogo, uma vez que a fobia social traz um sofrimento e está associada a alto nível de ansiedade, auto-cobrança e baixa-autoestima o que prejudica o cotidiano e vida profissional da pessoa.
Atenciosamente a Psicóloga Ussénade.

Ussénade Maria de Oliveira Psicólogo em Recife