Qual é o meu problema? Por que não consigo agir normal?

Feita por >Julia · 19 mai 2021 Depressão

Eu sempre chorei sem motivo, uma vez na escola eu chorei na sala porque me veio um sentimento de vazio e solidão. Em casa as vezes me da vontade de chorar, do nada. Sempre me lembro do meu passado ruim, onde sofri bullying, onde sempre fui uma pessoa solitária. Me sinto cansada mesmo não fazendo nada, me sinto irritada também, mesmo sem motivo, desde 2019 tenho pensamentos suicidas, esse ano os meus pensamentos estão voltando. Me sinto desanimada, gostava de assistir algumas coisas legal, mas não tenho mais vontade. Sinto dor de cabeça também, não consigo dormir, mesmo querendo. A minha auto-estima é baixa, e também eu quero morrer, mas não tenho coragem de me matar, tenho medo, me sinto covarde, me sinto inútil até pra isso

A melhor resposta 20 MAI 2021

Julia,
Voce não chora sem motivos... O choro é a manifestação normal da Julia diante do que você está enfrentando na vida: SENTIMENTO DE VAZIO E SOLIDÃO. Este é o resultado do que está colhendo, do que estão te ensinando, do que a escola, o ensino, as religiões, as crenças colocam na sua mente. Tudo isto faz parte do Sistema: um conjunto de dogmas, leis, crenças, normas, morais, proibições, valores que não te fazem ser uma pessoa melhor, apenas te ajustam a elas, te moldam, te adestram aos objetivos que eles querem e impõe.
A vida, Deus, a tua alma te dá a liberdade e o livre arbítrio para te conduzir e se responsabilizar. Voce veio aqui para ser feliz e fazer experiências e não para se adaptar aos outros. Devemos sim ser flexíveis, agir com muita diplomacia para conseguir coisas na vida, mas nunca nos moldar aos outros.
O sentimento de vazio e de solidão que sente é a resposta da vida... indica que você está longe de ti mesma.
Parabéns por ter percebido isto e agora pode curar-se sendo na vida prática, a Julia que você quer, não a júlia que os outros querem. As reprovações dos outros podem ser desafios para si mesma, se fortalecendo cada vez mais em torno de ti mesma. Afinal cada um é um diferente e esta diferença de cada um é a grande contribuição que damos ao mundo.
Não deves ficar chateada se as pessoas te virem como diferente, isto é ótimo porque tem a certeza de que está sendo você mesma.
Se puder, faça Psicoterapia com um bom terapeuta como te conhecer quem você é, de onde veio, o que está fazendo aqui, qual o teu propósito de vida e como colocar tudo isto em pratica para ser feliz e ganhar dinheiro e se autossustentar, conquistar a tua autonomia afetiva/emocional e financeira.
Vais ver que toda a angústia, solidão, baixa autoestima, medo vão ser superados, vais conquistar o prazer de viver.

5934 respostas

9 JUN 2021

Olá! Eu posso lhe ajudar. Se você quiser entrar em contato é so agendar

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

20 MAI 2021

Olá Júlia! Grato por escrever. Estar solitário é sofrido, ser solitário é inviável. Assistir não satisfaz. Você precisa praticar, treinar atividades físicas, teorias e práticas, trocas humanas reais e persistentes. Certamente você se sente insegura para realizar essas práticas.
Acontece que todas as pessoas são carentes de companhia, de vínculos de qualidade e verdade. Isso exige muita persistência, exige tolerância, exige certa harmonia interior.
Chorar e apresentar pensamentos suicidas, no fundo, são formas de se comunicar e pedir interação. Substituir o choro pela fala verdadeira sobre o que se quer e se sente falta, assim como trocar pensamentos suicidas por ações de vida, ajudará em muito.
Plantas, terra, animais, árvores, pessoas, são expressões de vida. Não assista, viva troca com pessoas.
Será recomendável que você passe por uma caminhada científica com um psicólogo.
Estaremos á disposição.
Abraços virtuais (em tempos de índices elevadíssimos de pandemia, façamos fechamento total (lockdown) para que controlemos a pandemia e obtenhamos os mesmos benefícios que Araraquara, máscara, higiene, distanciamento físico, vacina obrigatória e rápida para todos e por todos, senso de comunidade, empatia, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8769 respostas

20 MAI 2021

Julia, o que vc sente provavelmente é depressão.
O tratamento não é tão difícil, mas vc precisa querer.
Pense nisso, faça terapia.
Sou Mônica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro