Qual a idade certa para contar para filho que seu pai não é seu pai biológico?

Feita por >Andressa · 11 mai 2021 Psicologia infantil

Quando eu casei ja tinha uma filha e ela tinha 1 e 6 meses ate hj ela nao sabe que seu pai nao e seu pai biológico meu marido sugeri ela ter 10 anos para contar porque nessa idade ela ja saber distingui o certo e o errado... E entender o que realmente aconteceu na época? Papai biológico dela nunca quis saber dela tenho medo de um dia ele chegar de surpresa e o que vou dizer

A melhor resposta 16 MAI 2021

Bom dia Andressa, espero que esteja tudo bem com você!

Diante de seu relato, o mais indicado a se fazer é procurar ajuda e orientação de um profissional de psicologia para ele te dar um suporte adequado para esse momento. O profissional deve fazer uma avaliação com sua filha, e também acompanhar vocês para entender sua história, com objetivo de dar o melhor suporte possível.
Com o acompanhamento adequado, esse momento pelo qual está passando poderá ser transposto com mais segurança por você e por toda a sua família. Espero ter te ajudado e desejo que fique bem!

Clóvis Leite - Psicólogo Clínico CRP 17/1518
(Atendimentos On-line)

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

939 respostas

13 MAI 2021

Andressa,
É evidente que o problema maior não é contar a verdade para a sua filha e sim a ausência de diálogo que tens com o pai da menina. Porque este distanciamento? Ele nunca foi vê-la? Ele está registrado como pai da menina?
Se está, pode até requerer a intervenção jurídica.
Mas penso que não podes esperar ela ter 10 anos para contar, desde que comece a fase dos porquês, pode começar inserir perguntas e questionamentos a respeito dos pais...
Se voce está junto com outro homem agora, não importa, esta é a tua vida.
A história que tens até então, foi o relacionamento com outro homem e o que resultou na existência da filha. Esta história jamais estará esquecida.
Tua filha precisa saber disso porque isto também faz parte da vida dela.
Espero que consiga compreender e ajudar nesse processo.

12 MAI 2021

Olá Andressa! Grato por escrever. A idade melhor é desde o início. Como não ocorreu, não há mais idade certa. Será aconselhável que você e seu marido possam ponderar a reflexão sobre isso, junto com um psicólogo. Assim poderão ver como está o panorama da vida da menina, na atualidade quanto a esse aspecto, envolvido a totalidade das facetas da vida dela.
Cabe observar que, muito provavelmente ela apresentará sinais para saber ou descobrirá de outra forma, mais cedo ou mais tarde.
Mais saudável será vocês, com os estudos científicos, conduzidos pelo psicólogo, possam permitir a ela essa informação, com a sensibilidade e valorização dela, considerando a idade e o panorama emocional da atualidade dela.
Abraços virtuais (em tempos de aumento gravíssimo da pandemia, façamos fechamento total (lockdown) por quinze dias para que obtenhamos os mesmos benefícios que Araraquara, máscara, higiene, distanciamento físico, vacina obrigatória e rápida para todos e por todos, senso de comunidade, empatia, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.