Qual a diferença de tratamento entre um psicólogo e um psicoterapeuta?

Feita por >Jacqueline Mendes · 29 mai 2019 Psicoterapias

Disseram que pelos meus problemas de diagnóstico um psicoterapeuta seria mais apropriado.Qual a diferença dos tratamentos?

A melhor resposta 30 MAI 2019

De tratamento, nenhum, mas de qualificação profissional, toda.
Até recentemente, vários "terapeutas" (atente às aspas) se diziam psicoterapeutas sem o menor preparo. Recentemente, o Conselho Federal de Psicologia interviu, esclarecendo que PSICOterapia só pode ser realizada e oferecida por profissionais da área da PSICOlogia, pois requer anos de preparação, cuidado e treinamento.
Tome cuidado com o tipo de profissional que você procura, pois "aconselhar e conversar" qualquer um pode fazer. Mas SABER se é o melhor para o paciente, só um psicólogo poderá determinar durante um encontro analítico-terapeuta.

se quiser conversar melhor sobre isto, estou à sua disposição.

Felipe Moreira Psicólogo em São José dos Campos

448 respostas

6 JUN 2019

Um psicoterapeuta é um psicólogo especializado e com sólida formação em uma ou mais formas de psicoterapia. Só ele é qualificado a realizar a tarefa psicoterápica. A simples formação em psicologia é apenas um pré requisito para esta tarefa como, de resto, para qualquer outra das diferentes especificidades que a psicologia abraça.

Roberto A. Bello Psicólogo em Rio de Janeiro

12 respostas

31 MAI 2019

Olá Jaqueline Mendes! Um psicoterapêuta (psicólogo) tem um número de CRP. Isso ajuda, mas a solidez do saber científico desta profissional, observação sobre qualidade da formação, cuidado com a atualização, experiência profissional e ética, são fatores extremamente importantes, posto que hoje, infelizmente, temos muitas indústrias de títulos e diplomas. Espero ter contribuído. Pesquise o currículo Lattes do profissional. Coloco-me à disposição para outros aprofundamentos. Um abraço: Ary Donizete Machado.

8790 respostas

30 MAI 2019

Olá Jacqueline. O Psicólogo é o profissional com formação universitária em Psicologia e é registrado no Conselho Regional de Psicologia. Não há regulamento para a atuação específica nas áreas em que pode atuar, por exemplo: Educação, Clínicas, Consultórios, Esporte, Recrutamento e Seleção, Treinamento de Pessoal, e muitas outras.
Já o nome Psicoterapeuta se refere ao profissional que atende à saúde mental, e como também não há regulamentação para atuação, é importante tomar atenção para o currículo desse profissional, qual é sua formação acadêmica, se tem especialização, em qual abordagem, experiência profissional, etc. Não hesite em perguntar antes de iniciar um tratamento, pois, como em qualquer profissão, existem pessoas desqualificadas para exercer a profissão.
Espero ter colaborado de alguma forma. Estou à disposição. Abraços. Eliana Benedetti.

Eliana Benedetti Psicólogo em Americana