Quais são os testes de QI válidos e como funcionam?

Feita por >Natanael Oliveira Teles · 21 mai 2020 Teste QI

Preciso fazer um teste de QI com laudo (WAIS III).

A melhor resposta 22 MAI 2020

Boa noite Natanael, o WAIS III, é um dos testes usados para medir QI. Entretanto, apesar de ser padrão “ouro” para uma avaliação, só ele não é suficiente para um laudo preciso. Para entender sua solicitação é necessário saber qual motivo para este laudo. Sou especialista em avaliação Neuropsicológica e coloco-me a disposição para maiores informações. Fernanda Lacerda

Fernanda de Lacerda Psicóloga e Neuropsicóloga Psicólogo em São Paulo

2 respostas

5 JUL 2022

Olá Natanael.
O importante não é saber quais teste você precisa fazer, mas com quem fazer.
Procure um neuropsicólogo preferencialmente que tenha especialização em testes de QI.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

23 MAI 2020

Olá Natanael! Como vai? Então, é importante que você busque um profissional que tenha domínio de avaliação psicológica e neuropsicológica para a realização dessa avaliação. Você verá que não será administrado apenas um teste, mas uma bateria de testes para avaliar suas funções cognitivas, entre elas a capacidade intelectual e outras, além da personalidade e isso com foco na sua demanda, ou seja, o motivo da busca pela avaliação. O WAIS II era um dos instrumentos utilizados para avaliação de adultos, mas atualmente não pode ser mais utilizado, pois os testes psicológicos tem validade e este perdeu a sua validade. O psicólogo usará outros instrumentos para tal procedimento. Estou a disposição para maiores dúvidas. Atenciosamente, Natália Viana, psicóloga.

Psicologia Natália Medeiros Psicólogo em Curitiba

5 respostas

22 MAI 2020

Olá! Grato por participar. São avaliações de inteligência nas quais a pessoa é chamada a raciocinar e escolher a solução correta, conforme cada item. A questão da forma de funcionar, envolve, desde a criação, a concepção do teste, atualização tendo em vista a realidade brasileira, a adequada formação do psicólogo aplicador, a preparação e cumprimento das normas de aplicação. Sempre é importante que esses testes sejam acompanhados por outras ações técnico-científicas do psicólogo, como entrevista, levantamento da história da pessoa, questionamentos, registros históricos da pessoa etc.. O WAIS é indicado para ser utilizado para pessoas entre dezesseis e oitenta e nove anos. Estou à disposição para aprofundamentos. Abraços virtuais (em tempos de pandemia, saia de casa, somente para o que for necessário, com máscara, higiene e distanciamento físico: uma morte a mais evitada, vale toda a vida preservada!) Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8709 respostas

22 MAI 2020

Natanael, o teste Psicológico WAIS é um teste de inteligência, normalmente utilizados na Neuropsicologia, esse teste ajuda a mensurar o QI. Existem outros instrumentos que também precisam ser incorporados nesse processo para a construção do laudo. Recomendo que procure um bom profissional com especialização em Neuropsicologia que trabalhe realizando esse tipo de avaliação. Qualquer dúvida pode entrar em contato comigo para maiores esclarecimentos.

Cristiano G. Bezerra Psicólogo em Recife