Psicólogos podem ser estressados?

Feita por >Anna · 7 ago 2015 Stress

Gostaria de ser psicóloga, mas sou muito estressada e impaciente.

A melhor resposta 7 AGO 2015

Olá Anna,
O psícólogo é um ser humano como outro qualquer, com sensações e sentimentos que todas as pessoas sentem, porém é necessário que na atuação de sua profissão esses sentimentos, sensações e emoções não sejam transferidas para seus pacientes para que não atrapalhe ou prejudique o outro. O psicólogo também passa por tratamento e sessões de terapia. Acho super válido que você procure um psicólogo para que você possa trabalhar esse stress e impaciência, tentando descobrir a origem deles e como lidar com isso no seu dia a dia. E como gostaria de ser psicóloga poderá também saber como é o nosso trabalho.

Abraços,
Pamela Feliciano

Pamela Feliciano Psicólogo em Osasco

7 respostas

20 AGO 2015

Boa tarde Anna,
Para qualquer atuação profissional precisamos trabalhar a nossa paciência e empatia e na psicologia não é diferente.
Imagino que seu interesse seja em trabalhar com psicologia clínica, certo? Bom com isso o respeito ao ritmo de seu cliente e a forma como ele se coloca se torna ainda mais importante, pois influenciará muito a possibilidade de sucesso na terapia.
Recomendo que faça terapia psicologia com algum profissional que trabalhe com orientação profissional e de carreira. Você poderá conhecer mais do trabalho de psicologia, além de principalmente amadurecer a sua escolha profissional.

Patrícia Martins Psicólogo em Belo Horizonte

312 respostas

15 AGO 2015

Oi Anna, muito interessante sua pergunta! Ao meu ver destaca a importância da escolha profissional e da responsabilidade da sua forma de atuação. O ser humano possui sua complexidade e isso se aplica a pessoas em geral no exercício de qualquer profissão. Sentimentos fazem parte de todos nós, e o stress é uma condição que pode ser bem trabalhada inclusive na sua própria Psicoterapia, que faria parte do seu processo de formação. Acredito na sua capacidade de escolha e ,sei que o fator responsabilidade é essencial para o brilhantismo na área. Fique tranquila, parece que está no caminho certo, o da evolução. Caso queira de mais um suporte para sua escolha, busque a orientação vocacional ou a própria psicoterapia com um profissional experiente, que tudo dará certo. Boa sorte! Márcia Cristina Gil.

Márcia Cristina Gil Psicólogo em Rio de Janeiro

15 respostas

14 AGO 2015

Oi Anna,bom dia! Faz parte da natureza do ser humano manifestar estresse e impaciencia, entre outros. Independente da sua escolha profissional é importante vc passar por um processo psicoterápico, para se conhecer melhor e descobrir formas saudáveis de desenvolver o autocontrole.
Para ser psicóloga é preciso um interesse em conhecer a mente e o comportamento humano e uma vontade genuína de ajudar o outro, capacidade de ter empatia, etc.
No momento seria mto bom vc fazer uma orientação vocacional, para ter direções mais claras.Um abraço,
Cristina Vasconcelos

Anônimo-186722 Psicólogo em Juiz de Fora

48 respostas

13 AGO 2015

Também é importante voce se perguntar se realmente tem interresse e deseja estudar e conhecer a mente e o comportamento humano; se quer contribuir com seu trabalho no sentido de promover a saude e o bem estar psiquico e social do individuo. O interesse e o gostar do que se faz precisa move-la na direcao de sua escolha profissional. Diante disso, o seu stress e irritacao nao ficam como motivos impeditivos, mesmo porque voce pode procurar a ajuda da psicoterapia para tratar esses sintomas e também aproveitar a oportunidade para se familiarizar com a profissao e autoconhecer-se.
Freud sabiamente dizia "escolha o que gosta de fazer e nao terá que trabalhar nenhum dia"
Boa sorte!

Vilcelia Di Pietro Psicólogo em São Paulo

2 respostas

12 AGO 2015

Olá Anna!
Com certeza poderá ser uma excelente profissional. Antes disso, seja uma excelente paciente, procure um psicólogo e faça seu vestibular!
Sucesso!

Adriana dos Santos Ramos Psicólogo em Mauá

1 resposta

11 AGO 2015

Olá, Anna,
Qualquer pessoa tem estresse independente da profissão e os psicólogos não são diferentes. Como ainda há muito tempo até sua formação, caso escolha por essa carreira, talvez, o bacana fosse buscar uma análise, já que pode existir uma queixa aí - até mesmo isso pode ajudá-la na escolha profissional.
ABS.

Luiz Gustavo Amadei Psicólogo em Santos

4 respostas

11 AGO 2015

Olá Anna!!!

Considerando o seu relato, nada melhor em iniciar a fazer uma terapia em relação a sua queixa, um bom início para seguir a sua vocação.

Atenciosamente,

Carlos César Petruy Psicólogo em Curitiba

343 respostas

10 AGO 2015

Sim sim sim. Mas seguir o que os colegas falaram é fundamental. Ter um psicólogo para você, independente da área seja ela, clínica, organizacional, hospitalar ou jurídica é imprescindível.
Boa sorte e espero te lá como amiga de profissão.
Juliana G Legatzki- Rio Claro SP

Juliana Legatzki Psicólogo em Rio Claro

19 respostas

10 AGO 2015

Oi Anna,bom dia! Estress e impaciencia fazem parte da natureza humana. Acredito que isso possa ser amenizado em um processo psicoterapêutico, que vai auxilia-la a se conhecer melhor e se relacionar com o mundo de uma forma mais serena.
Para que você quer ser psicologa?
Um grande abraço

Lea Maria Vicari Psicólogo em São Paulo

51 respostas

10 AGO 2015

Oi, Ana! O estresse é uma forma de expressão dos nossos sentimentos e emoções, na maioria das vezes negativos. Bem, enquanto seres humanos, temos e podemos expressar todo e qualquer sentimento/emoção, mas para convivermos em harmônia aprendemos a lidar com os mesmos de maneira equilibrada. Então, se você está disposta a trabalhar suas emoções para desenvolver habilidades de manejo e melhor condução de situações adversas, a boa notícia é que pode sim ser psicóloga. Atenciosamente.

10 AGO 2015

Anna, o trabalho de um psicólogo é firmado no seu conhecimento específico e principalmente no seu processo de autoconhecimento. É de grande importância que o estudante e profissional faça psicoterapia, independente se for seguir isso, a maioria das vezes, não é priorizado. O importante é que você 'se trabalhe'. Boa sorte nas suas escolhas.

10 AGO 2015

Oi Ana,
O psicólogo é antes de tudo, um ser humano. Como tal, ele possui sensações, pensamentos, intuições, sentimentos, etc, etc...
Então, como qualquer ser humano, ele também pode e deve, fazer psicoterapia para ampliar o seu conhecimento a respeito de si mesmo, conhecer melhor as suas emoções, suas formas de reação e como para qualquer outro ser humano, ao se trabalhar em psicoterapia, o psicólogo vai aos poucos se conhecendo melhor, se aceitando mais, se "centrando", atuando mais como observador amoroso dos outros e de si mesmo e por isso se estressando menos com os fatos da vida.
Pense em fazer psicoterapia e sim, por que não ser psicólogo? É uma linda profissão!
Boa sorte,
Sandra Colaiori
CRP06/34949-0

Sandra Colaiori Psicologia Psicólogo em São Paulo

107 respostas

10 AGO 2015

Oi Anna,
O psicólogo antes de ser um profissional é um ser humano como qualquer outro, com seus conflitos, angustias, sensações e sentimentos. No entanto para cuidar dos seus pacientes ele precisa se cuidar também fazendo terapia e supervisão. Vale ressaltar que quando o psicólogo está com o paciente, é preciso estar por inteiro, por isso é muito importante cuidar dos seus sentimentos para não misturar com a demanda do paciente. Procure ajuda para entender o seus stress e impaciência, assim você pode seguir qualquer caminho que desejar mais leve.
Espero ter te ajudado.
Um abraço,
Cleonice Souza

10 AGO 2015

Oi, Ana! O estresse é a expressão de sentimentos e emoções, na maioria das vezes vistos como negativos. Enquanto seres humanos sentimos e expressamos nossas emoções, mas para viver em hârmonia, precisamos buscar o equilibrio de tais expressões. Assim, se você está disposta a trabalhar no desenvolvimento de habilidades que te ajudem a buscar uma forma de manejo mais eficaz de sua emoções, a boa notícia é que PODE SIM SER PSICÓLOGA. Atenciosamente

Tatiane Schneider Psicólogo em Santa Cruz do Sul

3 respostas

8 AGO 2015

Olá, Anna. Sua pergunta é interessante pelo fato de a sociedade em geral ter em mente que psicólogos não podem ter determinados tipos de sentimentos e ações. Nós nos estressamos, ficamos irritados, chateados e todos esses sentimentos que qualquer pessoa também enfrenta. Mas a diferença crucial é que nós sabemos que na verdade não SOMOS estressados, mas ESTAMOS estressados. Esse tipo de sentimento é um estado, e por ser estado, é passível de ser modificado. Não pense que você É estressada, mas sim, que ESTAR estressada. No mais, digo ainda que independente do seu estresse, responda para si mesma: "porque quero fazer psicologia?" e descubra as suas verdadeiras razões para tal. Aconselho ainda que procure um profissional da psicologia para trabalhar esse seu estado de estresse, caso ele esteja dificultando a sua vida cotidiana. Um abraço e espero ter ajudado.

Ticiana Araújo Carnaúba Psicólogo em Salvador

40 respostas

8 AGO 2015

Olha Anna, problemas e situações difíceis todos nós passamos, às vezes estressamos, ficamos chateados, etc; porém, o que se leva em consideração é a intensidade das nossas emoções e, se caso, você possui dificuldade de lidar com isso, procure fazer terapia, até mesmo, se você for psicóloga, será muito importante para o sucesso da sua carreira profissional e, mais ainda, pra você mesma.

Karlla Cristina de Paula Silva Psicólogo em Anápolis

24 respostas

8 AGO 2015

Ola Anna,
Todas as pessoas possuem stress!!! O que diferencia uns dos outros é o nível desde e como lidamos com as situações. Os psicólogos como qualquer ser humano, não são deuses, então, eles tem stress, ficam doentes, chorram, se emocionam.
O que é importante, é que você tenha possibilidade de fazer terapia, para lhe conhecer, entender sobre suas emoções, seus pensamentos e comportamentos. Outra questão, como sugestão seria você participar de um processo de orientação vocacional ou profissional com um profissional. Abraços

CogniAção Terapia Cognitivo-Comportamental Psicólogo em Florianópolis

100 respostas

8 AGO 2015

Psicólogo também se estressa, psicólogo também se emociona, psicólogo também é humano, e assim deve ser. É na constante lapidação de si mesmo que o psicólogo aprende a lidar com o outro. É se compreendendo que o psicólogo compreenderá o ser humano em seus aspectos particulares e universais. Quem cura deve sobretudo ter se curado. A faculdade lhe ensinará as teorias, mas são suas próprias feridas que lhe proporcionarão a sabedoria necessária para se tornar um terapeuta. Quanto mais verdadeiro você for, mais essencial se tornará seu trabalho. A única regra nesse quesito é de jamais parar de estudar o próprio ser, de se lapidar e não ter medo de enfrentar suas próprias sombras. Se quiser ajudar o outro, prepare-se para estar sempre se ajudando e buscando evoluir como ser humano.

Psicologia e Paideia - Rafael Ladenthin Menezes Psicólogo em Valinhos