Psicanalista ou psicólogo? Ambos podem encaminhar?

Feita por >Wesley · 17 jan 2018 Psicoterapias

Qual é melhor ?ambas podem encaminhar pra um psicanalista caso vejam a necessidade de eu tomar medicamento ? já fui a uma vez há uma psicanalista ela comenta muito sobre freud um certo fanatismo com este cara e ela é muito ligada a parte sexual ... enfim aqui em minha cidade o que posso pagar talvez seria uma psicanalista preço mais acessível mais preciso de alguém que realmente me ajude a curar minha depressão e me diga pra eu ir a psiquiatra se for necessário ..

A melhor resposta 18 JAN 2018

Olá Wesley!
Psicanalista ou psicólogo, a melhor alternativa é a que você se sentir bem acolhido, identificar um encontro entre você e o (a) profissional. Se você não se sente bem com um profissional que esteja contigo para lidar com um desafio, não há sentido continuar o acompanhamento. Para o caso de depressão, o recomendando, dependendo do estágio deste transtorno, é ser administrado por medicamento e ser acompanhando por psiquiatra.
Saudações!

Psicólogo Tiago José Psicólogo em Belo Horizonte

179 respostas

26 JAN 2018

Olá, Wesley!
Ressalto que ambos os profissionais. psicólogo e psicanalista são aptos para cuidar da saúde mental. Mas, percebo que sua dúvida estar voltada para o campo de sua prática em termos de intervenção. O psicólogo faz suas intervenções voltadas para o sofrimento psíquico do sujeito, favorecendo a resinificação e o auto conhecimento, sem o auxílio da medicação. O profissional da psicanalise, dependendo de sua formação profissional pode ou não entrar com a medicação. De posse desse conhecimento, espero ter esclarecido suas dúvidas. Lembrando que o foco de ambos os profissionais da saúde mental será gerar maior qualidade de vida, permitindo ao sujeito a expressão autentica de si mesmo, sendo ético e fidedigno a proposta de tratamento.

Estou a sua disposição, Wesley.
Sara Rodrigues
Psicóloga/Recife/PE

Sara Rodrigues Psicólogo em Recife

82 respostas

23 JAN 2018

Olá Wesley! Ambos podem e devem encaminhar para um psiquiatra quando observam uma necessidade e você também pode ir diretamente se tratar com psiquiatra caso perceba que necessita fazer um tratamento medicamentoso. Obviamente que você tratando-se com ambos suas respostas serão melhores, tendo visto que um psicólogo poderá conduzi-la por caminhos diferentes.
Contudo não deixe de buscar ajuda. Abraço

Beatriz Fujimoto Psicólogo em Patos de Minas

167 respostas

18 JAN 2018

wesley!!!! o importante é que vc possa buscar ajuda psicologica, ok?

Sandra Elena Carosio Psicólogo em São José do Rio Preto

479 respostas

18 JAN 2018

Wesley, vou tentar ser claro e responder sua dúvida. Psicólogo pode ser psicanalista, mas nem todo psicanalista é psicólogo. O psicólogo passa no mínimo 5 anos estudando na faculdade tudo em relação ao comportamento humano e utiliza uma teoria da psicologia para embasar sua prática (as principais são psicanálise, humanismo e análise comportamental). O psicanalista pode ser QUALQUER pessoa que faz uma formação de 2 anos em psicanálise. Já o psiquiatra é um médico com residencia em psiquiatria, ou seja, saúde mental. Qualquer profissional da saúde mental pode encaminhar para um psiquiatra, caso veja a necessidade, mas você pode ir espontaneamente ao psiquiatra caso deseje, sem encaminhamento. Espero ter esclarecido a questão. Boa sorte.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

18 JAN 2018

Bom dia Wesley!!
A psicanálise é uma abordagem teórica, entre outras. Psicólogos, psiquiatras e outros profissionais podem utilizá-la como referência para seu trabalho. Porém, o profissional de psicologia não irá medicá-lo, mas ele pode sim encaminhá-lo a um médico psiquiatra.Procure alinhar seu tratamento não apenas com medicamento, mas também com psicoterapia. Você terá sucesso! Abç!!

Lucy Previato Psicóloga Psicólogo em Taubaté

4 respostas

18 JAN 2018

Boa noite. Sugiro que você procure um psiquiatra para tratamento medicamentoso e tente fazer terapia também. Os dois tratamentos juntos terão efeito mais rápido. Boa sorte.

Maria Eni de Mattos Psicólogo em Guarapuava