Problemas sérios com minha mãe, me ajudem.

Feita por >Amanda · 19 set 2014 Terapia familiar

Nesse ano, a relação com minha mãe piorou drasticamente. Ela tem se tornado mais dura e grossa comigo, totalmente diferente quando eu estava no colegial. Chegou a um ponto onde eu simplesmente me sinto horrível depois que ela fala comigo, ela fala mal dos meus irmãos e do meu pai. Talvez algo esteja acontecendo com ela, mas sinto que está cada vez mais difícil eu voltar a ter o respeito que tinha por ela. E o pior, me sinto cada vez mais inútil toda vez que ela fala comigo.

Como posso lidar com esses sentimentos horríveis e talvez "suportar" ela?

A melhor resposta 22 SET 2014

Olá Amanda,
Talvez se você procurasse entender os motivos que levaram a sua mãe a agir desta forma, quem sabe iria lhe ajudar a compreendê-la e até mesmo ajudá-la a mudar o comportamento dela em relação a você e sua família (claro que não estou colocando esta responsabilidade como sendo sua, pois não sei todo conteúdo de sua história). Algumas pessoas tem dificuldade de expressar seus sentimentos e problemas e acabam reprimindo-os, desta forma acabam tornando-se mais duras e amargas. Muitas das vezes a dificuldade de uma mãe lidar com seu filho pode estar relacionada à dificuldade de lidar com o seu próprio sofrimento. Como foi o relacionamento dela com a mãe? Com sua família? Provavelmente o comportamento de sua mãe em relação a você, seus irmãos e até mesmo ao esposo dela, vem da forma de como sua mãe se relacionou com sua própria mãe.
Quanto a você, precisa se cuidar, evitar discussões com sua mãe para que não venha se ferir mais ainda, como filha você deve respeito a ela, porém os pais também devem respeitar seus filhos. Compreender sua mãe pode ser que ajudaria você a ter uma relação mais amigável, ajustando os seus sentimentos em relação a ela.
Tudo são hipóteses, não sei ao certo se pude lhe ajudar.

Psicóloga Andréa Pinheiro Psicólogo em Diadema

1 resposta

25 SET 2014

Prezada Amanda!
A vida tem ciclos: a mãe tigre, o pai e os filhotes nos dão exemplo de como agir na vida Tão logo a mãe tigre, após amamentá-los e vê-los cresce, e tendo lhes ensinado a alimentar e a como conseguir alimentos, manda que a sua prole suba em uma árvore e vai embora para todo o sempre.
Falta isso na nossa cultura, porque os pais não dão o limite de tempo aos filhos e é claro que filho algum quer crescer e ter compromissos como pai ou mãe tem. Preferem a segurança da casa quando já deveriam estar bem longe dos pais e também ter seus filhos e família, ciclo natural da vida. Nós humanos não temos os instintos animais que fazem com que os animais sigam em frente e procriem saindo da dependência familiar.
Com certeza não tem como fugir, precisar buscar sua independência e seguir em frente.
Um forte abraço.

Doutora Aparecida Paula Santos Psicólogo em Rio de Janeiro

21 respostas

22 SET 2014

Amanda, existe muito sofrimento no seu relato, existe associado um desejo de melhorar a relação, isso por si já é muito positivo, pois é fundamental essa abertura, esse desejo de melhora da relação que irá ser o inicio dessa mudança. Muitas pessoas tem sérias dificuldades de relacionamento com a mãe e é fundamental que você procure um profissional de psicologia para possivelmente iniciar uma psicoterapia, isto certamente irá lhe ajudar bastante.

Psicóloga Martha Veloso Psicólogo em Salvador

8 respostas

22 SET 2014

Olá Amanda,
Essa é uma questão bastante delicada, visto que existem várias relações envolvidas. Sua história de vida, a de sua mãe, como isso foi consolidado e principalmente como se deu o papel de mãe. Porém, o que poderia julgar mais importante é separar cada uma dessas coisas. Talvez se você conseguisse separar o que é de sua mãe e o que é seu, você pudesse sentir menos os comentários negativos. Seria então, entender o que, na fala de sua mãe, se refere às frustrações dela, os sonhos e interesses dela. Assim como entender se de alguma forma você contribui (direta ou indiretamente) para que essa relação tenha se configurado assim, como por exemplo, se você faz algo que literalmente ela não gosta, se você deixa/deixou de fazer algo que ela gosta(va). E nesse bojo tentar compreender o que você gostaria de fazer e o que efetivamente você está fazendo por si. Isso não é uma fórmula para que você consiga estabelecer uma boa relação com sua mãe, mas talvez deixar de sentir tanto o que ela fala.

Julie Anne Gomes Cruz Psicólogo em Salvador

3 respostas

22 SET 2014

Oi Amanda!
É mesmo uma situação delicada, você deve ficar triste com a maneira que ela está te tratando. Ela mudou muito e você parece não saber o motivo. Como ela tem falado mal do seu pai e dos seus irmãos também é provável que essa raiva que ela tem demonstrado não seja de você.
Acredito que lhe caiba as seguintes atitudes: observar se tem algo que você possa fazer e conversar com ela para saber o motivo dessa grosseria ou se afastar um pouco até que ela se sinta melhor consigo mesma.
Isabella Ruiz

Isabella Ruiz Psicólogo em Belo Horizonte

15 respostas

22 SET 2014

Boa tarde Amanda.
Com relação a seu relacionamento com sua mãe, podemos trabalhar essa questão em terapia.
Iremos identificar os mecanismos que a levam a sentir essa angústia e ter a falta do respeito.
Entre em contato para agendarmos uma primeira conversa.

Abraços, Karin Bertolino Rocha
Psicóloga clínica

Karin Novaes Bertolino Rocha Psicólogo em São Paulo

6 respostas

22 SET 2014

Me parece que sua mãe possa estar passando por alguma dificuldade emocional e não esteja sabendo lidar com esse sentimento. O ideal seria que ela buscasse ajuda e fizesse psicoterapia com algum psicólogo. Já você pode lidar com o comportamento dela evitando situações que são geradoras de conflito e tentando dialogar mais com sua mãe para tentar entender o que se passa com ela.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza