Problemas na relação. Como saber se é só uma fase?

Feita por >Luiza · 4 jul 2016 Terapia de casal

Olá. Meu nome é Luisa, tenho 25 anos e namoro um homem de 39, que está passando por um "recomeço profissional", por estar frustrado com seu curso anterior, que não lhe garantia um emprego na área. Há quase dois anos, quando nos conhecemos, eu sabia que ele era uma pessoa com poucos recursos. Mas ele sempre me pareceu uma pessoa com garra, que queria melhorar sua qualidade de vida.

Ao passar para uma universidade pública em um curso com melhores oportunidades, ele recomeçou seus estudos e está confiante, tirando boas notas, e o namoro passou a ser a distância. Torço por ele, mas há alguns problemas. Ele está constantemente sem dinheiro, nós nos vemos muito pouco, pois ele não tem como ele pagar para vir me visitar. Ele também ainda não conseguiu um emprego que lhe permita conciliar com o curso, que é integral. Esta situação está se seguindo por cinco meses, infelizmente.

Ele está triste, compreensível, mas me parece que ele também não está tentando o suficiente. Tenho medo que, além das dificuldades já esperadas, ele tenha se acomodado. Todas as vezes que nos vimos, foi quando eu fui visitá-lo na sua cidade, e ainda assim, não posso ir todo fim de semana, porque minha renda própria é limitada (também faço faculdade, ganho um valor simbólico do estágio). Há mais de dois meses que não nos vemos e, de uns três meses para cá, sou eu quem liga para ele, quase sempre.

Não sei o que fazer. Eu o amo, a nossa relação sempre teve algumas dificuldades, pela diferença de idade, por ele ser mais humilde financeiramente falando, mas apesar disso driblávamos os problemas com carinho, aproveitávamos as coisas que temos em comum, e o resultado era uma relação gratificante e honesta. Não venho me sentindo bem de jeito que as coisas estão, com só eu ligando, só eu visitando. Entendo que ele está passando por um período difícil, mas venho me sentindo negligenciada. Me pergunto se vale a pena continuar nessa relação, visto que apesar de tudo meu sentimento por ele continua o mesmo, eu o amo. Preciso avaliar a situação com calma. Como saber se é só uma fase ou se estou insistindo em uma relação que já está afundando?

A melhor resposta 5 JUL 2016

Cara Luiza, você relatou diversas dificuldades que podem de fato atrapalhar o relacionamento. Porém há questionados que podem ser pessoais seus e que se tiveres oportunidade um psicólogo (a) poderá lhe auxiliar a refletir melhor.
Atenciosamente Fernanda Guadagnin

Consultório Fernanda Guadagnin Psicólogo em Joinville

47 respostas

5 AGO 2016

Atendimento e acompanhamento psicológico.
Destinado a todo aquele que:
* necessita de diagnóstico quanto ao nível de alterações no comportamento, na personalidade e na cognição, bem como o nível de gravidade de determinadas lesões cerebrais e transtornos de aprendizagem;

* deseja identificar potencialidade e dificuldades cognitivas;

* busque expressar seus conflitos e dificuldades, ultrapassar os obstáculos que o impedem de integrar-se e adaptar-se adequadamente ao meio social;

Atenciosamente,
Aline MS De Coster.

Aline De Coster Psicólogo em Rio de Janeiro

608 respostas

10 JUL 2016

Bom dia Luiza. Acredito que VC já tenha a resposta. A distância prejudica qualquer relacionamento. O amor precisa ser alimentado com atenção e presença. Pense no seu momento e escute seu coração. Boa sorte. Saudações. Célia Jovanka.

Célia Jovanka Psicólogo em Rio de Janeiro

658 respostas

6 JUL 2016

Olá, Luísa
Há necessidade de analisar os vários pontos. Um deles está quando vc se refere a diferença de idade e a questão de diferença financeira, com o tempo e as possibilidades de conquistas financeiras podem ser superadas. Quando a sensação dele estar negligência pode ocorrer por diversas várias, até dele mesmo não se sentir bem com a situação . A comunicação é fundamental. Se não souber como fazer procure um profissional psicólogo.. Assim vc se fortalecerá melhor

Arlete Maria dos Santos Psicólogo em São Paulo

110 respostas

6 JUL 2016

Luiza,todo o relacionamento tem altos e baixos. Ele é transpassado por variáveis externas também como as questões financeiras. Mas se há afeto, de ambas as partes, por muitas vezes tudo se supera. O quê proporciona faz a relação perdurar é o diálogo e a verdade. Comece por este passo dialogar e a verdade que as respostas surgiram, mesmo assumir um processo de terapia;. é auto conhecimento, é muito gratificante, vc só irá crescer pessoalmente e isso agrega muitos benefícios à sua vida.

Clinica Integração Psicólogo em Londrina

5 respostas

5 JUL 2016

Luisa, percebo diversas mudanças citadas por você, mudanças na vida do seu namorado que lhe acompanham também. A vida está lhe ensinando sobre, a tolerância a mudanças e frustrações. Encarar a dificuldade de maneira que saia com aprendizado e fortalecida. Uma psicoterapia irá lhe ajudar a perceber o melhor para você e seu relacionamento.

Fernanda Moura Psicólogo em Suzano

11 respostas

5 JUL 2016

Luiza, em todo relacionamento projetamos e criamos muitas expectativas no outro. Porém em qualquer relacionamento o diálogo é algo de extrema importância e que permite que muitas coisas sejam.esclarecidas e não fiquemos com nossas fantasias. Com isso buscar colocar como está sendo essa experiência para você, e saber também como está sendo para ele essa situação, talvez possa te ajudar. No entanto a terapia é uma ótima ferramenta para que você compreenda melhor a si própria e te auxilie nessa etapa de sua vida!

Bruna Bonezzi Psicólogo em Maringá

9 respostas

5 JUL 2016

Olá me parece que vc já se deu a resposta do que quer fazer.
Então pense mais um pouco, mesmo que signifique aumentar o seu mal estar talvez com mal estar elevado vc enxergue melhor a solução outenha mais força para tomar uma decisão.

Clínica de Bem Estar Psicólogo em Guarulhos

210 respostas

4 JUL 2016

Olá Luiza!
As mudanças que seu namorado está passando lhe trouxe benefícios por um lado mas prejuízos por outro, e assim como você ele pode estar tendo dificuldade em lidar esta situação de poucos recursos financeiros e distância.
É importante neste momento que você avalie não só sua posição dentro da relação como as limitações de seu namorado - muitas vezes acreditamos que as pessoas frente alguma dificuldade poderiam agir de maneira diferente (porque nós agiríamos) mas esquecemos que não podemos nos usar como ponto de referência para comparação, pois cada um tem suas limitações, não só financeiras como emocionais.
Embora a postura dele não esteja atingindo suas expectativas, possa ser o máximo que ele pode lhe fornecer neste momento - cabe a você entender e aceitar estas limitações ou não.
Se tiver disponibilidade, tente dialogar de maneira sincera sobre oque está sentindo, pelo seu relato vocês possuem uma relação de confiança e honestidade. Talvez conversar possa te amparar ou te direcionar neste momento sobre sua permanência ou não na relação.

Fico a disposição,

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo