Pq eu sinto que todo mundo ta progredindo e eu não?

Feita por >Lali104 · 28 jul 2022 Desenvolvimento pessoal

Sabe, meu sonho sempre foi conseguir um emprego bom, viver minha vida, ter uma família e minha casa. Tenho 21 anos e estou terminando minha faculdade e nunca conseguir se quer um emprego. Sempre recebo negativas e acredite, meu currículo é bom! Eu estudo e entro em cursinhos online para alavancar meu conhecimento profissional, mas eu nunca ganho a oportunidade de 1 emprego. Meu namorado trabalha e mora sozinho pq PS pais se separaram e deixaram a casa. Eu fico 3 dias da semana lá. Mas ainda assim, eu não tô com meu sonho realizado, sabe? Eu quero ter minha casa, quero casar e viver. Quero sair da casa dos meus pais, mas eu mal consigo um emprego! Todos os meus amigos e conhecidos que cresceram comigo estão construindo a própria história, casando, indo morar fora da casa dos pais, trabalhando e eu aqui. O que eu to fazendo de errado? Me sinto triste em ver muitos realizando o que eu queria estar realizando e eu estagnada..

A melhor resposta 2 AGO 2022

Oi Lali,
Voce está fora de foco, está colocando a segurança no emprego, nos outros, na oportunidade que os outros te dão...
Deve deslocar a segurança, do emprego para si mesma, para a sua capacidade.
O que voce faz mesmo? O que gosta de fazer? Quais as suas habilidades?
Não procure emprego... ofereça trabalho! Ofereça resultados para os outros...
OK, voce tem sonhos..... mas, quem é voce? Qual o tamanho do teu principal sonho? Teu objetivo de vida? Pode ter um trabalho, uma casa, uma família... mas tudo isso pode ser apenas para se ajustar como os outros são... pode não ser coerentes com a tua missão de vida.
"Conheça a ti mesma e conhecerá os Deuses e o Universo"... isso não é falácia, não é um dito filosófico que Sócrates dizia... é a realidade, é um princípio orientador.
Voce pode estar caminhando por um caminho que não é o teu... por isso os resultados não vem!
Abraços

5943 respostas

22 OUT 2022

Olá Lali
Que bom que chegou aqui!
Sinta-se confirmada em suas sensações. Realmente alguns momentos da vida nos levam a refletir sobre o que fazemos, como fazemos, para que o fazemos. Encontrar sentido e propósito é um caminho libertador, mas também desafiador. O bom do desenvolvimento humano é que o que hoje fazemos/somos não é uma verdade absoluta, ou seja, pode ser transformado/ressignificado/inserida saúde ao processo.

Difícil entender ou afirmar o que se faz de errado, não é? Talvez uma possibilidade seja mudar o foco e fortalecer o que se pode fazer de diferente para ter um resultado diferente deste que hoje não te satisfaz.
O que muitas vezes acontece é que dificilmente somos ensinados a reconhecer, entender, manejar ou lidar com aquilo que sentimos, não desenvolvemos grandes recursos de enfrentamento ou não somos preparados para tal realidade. Até mesmo não sabemos como e onde encontrar ajuda profissional para superar e reorganizar com qualidade e saúde nossas percepções, ações, realizações ou as relações que demandamos no nosso dia a dia. E isso é um movimento de muitos conflitos internos.

Já pensou em fazer terapia? O processo de autoconhecimento pode te ajudar muito com isso! Terapia com psicóloga é para além de distúrbios mentais, precisamos transcender isso! Psicoterapia é desenvolvimento pessoal, amadurecimento e desenvolvimento de habilidades, é ampliar consciência, encontrar respostas, entender situações. É fortalecimento de autoestima! Isso pode te ajudar muito a entender o que te acontece, desenvolver habilidades de reorganização e planejamento, aceitação diante o que não está sob seu controle mudar e empoderamento frente ao que pode sim ser ajustado com funcionalidade e saúde.

Espero ter te ajudado!
Caso queira aprofundar suas questões em terapia, Conte comigo..
Psicóloga Chris
(atendimento online)

Christiane Teixeira dos Santos Psicólogo em São Carlos

144 respostas

1 AGO 2022

Olá Lali104, espero que esteja tudo bem com você.

Pelo seu relato percebo que realmente você não está estagnada. O que está te causando um nível mais elevado de frustração, é sua constante comparação com outras pessoas. Cada pessoa, ao longo da vida, se desenvolve de maneira única e particular, dentro de seu próprio ritmo. Comparações, no fundo, só vão nos causar frustração e descontentamento, porque nós só vamos ver o resultado daquelas pessoas, e não entender profundamente o contexto de vida delas e o que ela fez para obter aquilo. O que não é adequado, é ficar parado, e isso você não está fazendo, pois está estudando e se aperfeiçoando. A vida profissional realmente só começa após sua conclusão de curso, até lá, se prepare bem, e busque elevar o nível de seu currículo, de maneira direcionada, sabendo no que quer se aperfeiçoar, pois quando o seu momento chegar, você deve se sentir pronta para agarrar sua oportunidade, da melhor forma. Focar a nossa atenção e nós mesmos e no nosso progresso é sempre muito mais vantajoso e interessante para nosso desenvolvimento pessoal e profissional, do que ficar nos comparando com outras pessoas a nossa volta. Não desperdice sua atenção no progresso do outros, mas sim no seu. Logo, logo sua oportunidade chegará.

Espero ter te ajudado, e desejo que fique bem!
Um abraço!

Clóvis Neto CRP 17/1518
(Atendimentos on-line)

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

939 respostas

1 AGO 2022

Olá Laila104! Obrigado por escrever. Você sente isso porque ao olhar (de maneira extremamente superficial) o suposto progresso dos outros, não vivencia as próprias construções. Sente isso porque quer aos vinte e um anos, o que normalmente se consolida depois dos trinta anos. Agora é hora de persistir em planejamento de consolidação de saberes escolares, de aprendizados para o trabalho, mas especialmente na consolidação da construção de turma de colegas e conhecidos, de vivências de esportes coletivos, de danças, de viagens, de trocas sociais e culturais. Todos, no fundo, queremos estar integrados com as pessoas, com a cultura. Isso exige treino, tolerância, persistência, mas dá terreno fértil para aplicação de saberes escolares e prática de trabalhos remunerados.
Abraços:
Ary Donizete Machado - psicólogo clínico e orientador ocupacional

8779 respostas

29 JUL 2022

Oi Lali,

Pelo seu relato, você ainda é muito nova para ter este tipo de sentimento. Você está começando sua vida agora e ainda está terminando sua faculdade.
A psicoterapia irá ajudá-la a entender o motivo deste sentimento e sua comparação constante com os demais. Você é única!
Fico a sua disposição para conversarmos melhor. Também atendo online.

Abs,

Tania Steiner.

Anônimo-404717 Psicólogo em Rio de Janeiro