Posso tratar a ejaculação precoce com psicólogos?

Feita por >alex silva barbosa · 12 jan 2016 Ejaculação precoce

A melhor resposta 13 JAN 2016

Segundo a Psicóloga Clinica Juliana Bordin a ejaculação precoce tem fundo emocional ou uma causa psicológica, queremos dizer que os pensamentos ou sentimentos antes da relação sexual estão afetando o desempenho sexual. Pode ser que a pessoa esteja muito preocupada, ou ansiosa, ou nervosa ou com medo antes da relação. Segundo a especialista, na hora do ato, ao invés de sentir e vivenciar, existe um conflito que interfere. Por um lado, a pessoa quer ter a experiencia e sentir prazer, por outro teme que dê errado ou sente ansiedade ou outro sentimento.

Como disse
Para Juliana Bordin, é sempre recomendado fazer uma avaliação individual para descobrir a causa real para cada um.

Psicóloga Juliana Bordin Psicólogo em Londrina

8 respostas

20 JAN 2016

Boa tarde Alex. Primeiramente você necessita da avaliação médica com clínico geral e/ou urologista para afastar causas orgânicas, embora neste caso raramente exista uma causa desta ordem. A própria definição do que venha a ser ejaculação precoce é relativa, uma vez que envolve aspectos subjetivos da satisfação não só do paciente, mas também de parceiro(s).
Normalmente as causas da ejaculação precoce são realmente de origem "psicológica", ou seja, emocional (ansiedade, p. ex.); cognitiva (pré-conceitos, p.ex.) ou mesmo de condicionamento (aprendizagem).
O Psicólogo ao tratar deste problema deverá inicialmente investigar sua história de desenvolvimento e relacionamentos afetivo e sexuais; e o tratamento propriamente dito irá lidar com as causas listadas anteriormente: manejo de ansiedade, depressão ou outros aspectos emocionais que estejam atrapalhando; re-estruturação cognitiva para dissolução de ideias preconcebidas, errôneas ou distorcidas sobre a sexualidade; e treinos e exercícios específicos de Terapia Sexual que visam o recondicionamento da resposta ejaculatória, ou seja, reaprender a controlar a ejaculação (requer um profissional especializado). Eventualmente deverá ser feita uma orientação do casal.
Espero ter ajudado, atenciosamente.

Maria Angela Marchini Gorayeb Psicólogo em Ribeirão Preto

5 respostas

16 JAN 2016

Boa tarde Alex! Sim, você pode tratar a "Ejaculação Precoce" com Psicólogos 'também', digo também, porque acredito que dependendo do grau do sofrimento causado por esta ejaculação precoce precisará de tratamento medicamentoso e terapia. A ejaculação precoce pode ser um sintoma a uma situação vivida anteriormente que gerou em você ansiedade, autocobrança, Pode está relacionado a educação sexual familiar, são vários os fatores que levam a ejaculação precoce, por isso, recomendo que você procure ajuda psicológica.

Ussénade Maria de Oliveira Psicólogo em Recife

763 respostas

15 JAN 2016

Boa noite. Pode sim. É o mais Indicado. Eu atendo via Skype. Bjs

Vania de Almeida Psicólogo em Diadema

1 resposta

14 JAN 2016

Pode.
Os casos de disfunções sexuais podem ter origens orgânicas, psicológica, ou a combinação de ambas.
Psicologicamente falando, os casos de ejaculação precoce, podem estar associadas a questões como insegurança, ansiedade, excesso de autocobrança, estresse, irritabilidade, desconhecimento de si mesmo e de suas emoções, entre outros fatores relacionados à dinâmica desta pessoa e da sua relação. A psicologia vai ajudá-lo a compreender e elaborar tais fatores, aliviando pressões e tensões, resultando em um melhor desempenho em todas as áreas da vida, inclusive a sexual.
Porém, é importante que você faça também uma consulta em um médico que possa avaliar e se necessário tratar também as questões orgânicas , se elas existirem .
Boa sorte
Sandra Colaiori
CRP06/34949-0
São Paulo

Sandra Colaiori Psicologia Psicólogo em São Paulo

107 respostas

14 JAN 2016

Pode e deve Alex, em pesquisa feita com grupos de homens com disfunção sexual, junto a um consultório de andrologista, em Porto Alegre, foi constatado que todos, independente de problemas fisiológicos associados, apresentavam sintomas ansiosos, sendo que, num universo de 150 pesquisados menos de 10% apresentavam sintomas fisiológicos. Sendo assim, a psicoterapia é de grande ajuda nos casos de disfunção sexual, uma vez que dados da história do paciente serão levantados para que a origem da ansiedade possa ser diagnosticada.

Denise Alano da Cruz Psicólogo em Porto Alegre

7 respostas

14 JAN 2016

Bom dia Sr Alex,
pode sim ter ajuda com terapias.
Agende seu horário. Psicologa Dra Fatima Moura

Consultório De Psicologia Fátima Moura Psicólogo em Recife

1 resposta

14 JAN 2016

oi alex!!!!sim, o psicologo pode te ajudar muito nesta questao. se for sexologo tambem,ok? sou psicologa e sexologa, trabalho com hora marcada, estou em sao ose do rio preto,s.p.um abraço fraterno, sandra elena carosio.

Sandra Elena Carosio Psicólogo em São José do Rio Preto

479 respostas

14 JAN 2016

Alex. Se isso acontece uma ou duas vezes, não há motivo para preocupação. Mas se esse for um problema recorrente, é importante procurar um médico. Ainda não sabemos a causa exata da mesma, mas os médicos acreditam que fatores psicológicos e biológicos estejam envolvidos nos motivos que levam à ocorrência desse problema. Por isso importante procurar uma ajuda medica e terapêutica.

Renata da Fonte Psicólogo em Jaboatão dos Guararapes

12 respostas

13 JAN 2016

Olá Alex. Primeiramente você deve buscar ajuda médica para verificar se não é um problema fisiológico. Se for descartada essa possibilidade, é possível que seu problema deva ser emocional, e, desta forma, o psicólogo é o profissional que pode lhe ajudar nessa questão.
Qualquer dúvida estou a disposição.
Um abraço.
Psicólogo Dione Issagava Duarte

Dione Issagava Duarte Psicólogo em Ribeirão Preto

43 respostas

13 JAN 2016

Olá Alex. A ejaculação precoce tem um grande componente emocional então, mesmo fazendo um tratamento medicamentoso é de grande importância também o trabalho emocional, fazer um acompanhamento psicológico é também essencial. Renata Vidotte Vale

Renata Vidotte Vale Psicólogo em Campinas

22 respostas

13 JAN 2016

Olá!
Esse artigo pelo lhe ajudar.

Abraços

Jaqueline Bento Psicólogo em Rio de Janeiro

6 respostas

13 JAN 2016

Alex, você pode sim trabalhar a ejaculação precoce com seu psicólogo, ele será a pessoa indicada para identificar com você se essa precocidade está ligada à sua ansiedade, insegurança ou se é uma questão fisiológica . Boa pesquisa e sucesso na solução.

Clinavatar Psicólogo em São Caetano do Sul

1 resposta

13 JAN 2016

Bom dia. Ansiedade e ejaculação precoce estão vinculadas. A pessoa ansiosa tem por objetivo resolver tudo de forma rápida. O hábito da resolução, mesmo inconsciente, é levado para o ato sexual. O psicólogo pode ajudar em vários aspectos, inclusive no sexual. Saudações, Célia Jovanka.

Célia Jovanka Psicólogo em Rio de Janeiro

658 respostas

13 JAN 2016

Olá Alex. Hoje se sabe que uma grande parte das pessoas que sofrem com ejaculação precoce é em virtude de ansiedades em relação à sexualidade, ou devido a certos hábitos e praticais de estimulação sexual. Mesmo muitos urologistas reconhecem que é um problema frequentemente de fundo emocional, psicológico. Sendo assim, há duas formas principais de tratamento. A medicamentosa que utiliza de remédios que modificação a dinâmica da sensibilidade e estimulação e retardam o orgasmo; e tem a via psicoterapeutica, que pode ser feito com psicologos e terapeutas. Psicólogos qualificados na área da terapia sexual poderão te ajudar de modo ainda mais adequado. Você poderá nesse caso revisar os hábitos e a dinâmica sexual, controlar a ansiedade e sentir-se seguro. Boa terapia para você e parabéns por estar buscando ajuda...

Renner Mariano Psicólogo em Uberlândia

4 respostas

12 JAN 2016

Alex, bom dia!
Será importante você procurar um médico para consulta e exames. Assim, você poderá verificar se você tem ejaculação precoce ou uma disfunção erétil, e/ou seria sintomas emocionais. Com o médico você conhecerá mais sobre o diagnóstico, exames, tratamento e cuidados específicos, caso seja diagnosticado algo fisiológico. De qualquer forma, se for do seu interesse, será importante um acompanhamento psicológico, conhecer mais sobre você, seus sentimentos, emoções, expectativas, suas formas de se expressar, de conhecer mais sobre o seu corpo e vontades.Espero ter ajudado.Estou à sua disposição, caso precise de acompanhamento ou para maiores esclarecimentos. Danielle Almeida

Danielle de Almeida Psicólogo em Rio de Janeiro