Posso levar minha menina de 4 anos e 6 messes no psicólogo?

Feita por >Drezza · 18 jul 2022 Psicologia infantil

Ola dr. Queria saber se ja posso leva a minha filha no pisicologo ? Ela tem 4 anos e 6 messes e queria sabe porque ela nao conseguir interagir com outras criancas ela é muito timida e todos os dias ela chora e sempre pergunto o porque ela fala que sentir medo ai pergunto se alguem mecheu com ela ou fez algo ela diz que nao porem ela fica com medo e nao que ir pra escola, ja falei com a professora dela e a professora fala que ela passa o dia chorando por mim, e que sempre fica ao lado dela pra que ela não chore, mas quando ela lembra de me chora de novo. Eu não sei bem o que fazer pq fico muito preocupada e tbm sinto muito medo de ficar longe dela por conta disso e as vezes me da vontade de tira ela da escola. Qual conselho você me daria pra mudar isso? Por favor me ajude não sei o que faze.

A melhor resposta 19 JUL 2022

Olá Drezza, é natural que a criança em fase de adaptação sinta um pouco de desconforto e queira a companhia da mamãe, que promove segurança e bem estar, mas é importante lembrar que este é um período breve.
Acredito que seria muito importante para sua pequena ir ao psicólogo para trabalhar esses sentimentos que estão dificultando, inclusive, o convívio dela com outras crianças. Quanto a idade não tem problema, o psicólogo infantil consegue manejar por meio de brincadeiras e brinquedos e, dessa forma acessar questões importantes da vida da criança usando o lúdico.
Espero tê-la ajudado.
Elaine

Elaine Spinassé Psicóloga Psicólogo em Vila Velha

20 respostas

7 AGO 2022

Apesar de poder levar, não deveria levar sua filha ao psicólogo.
Ela não tem a mínima noção do que vai fazer.
Quem deveria ir ao psicólogo e fazer psicoterapia são os pais.
Nada é por acaso e se a filha está assim é porque o ambiente dos pais está complicado.
A filha absorve a energia do ambiente, do que os pais, principalmente do que a mãe está sentindo.
Com 4 e até 5 anos, mãe e filha são uma coisa só, tudo o que a mãe sente a filha sente.
Portanto, é inútil levar a filha, com esta idade ao psicólogo. Ela pode se traumatizar ainda mais.
Tem que resolver o relacionamento dos pais.
Por frequência, melhorará a autoconfiança da filha, o medo desaparece quando a mãe superar o seu medo de ....
Abraços

5874 respostas

20 JUL 2022

Boa noite Drezza, como vai?
Sim, é possível que sua filha entre em um processo de psicoterapia. A terapia com crianças envolve diversos processos de avaliação e recursos lúdicos, para facilitar o vínculo e auxiliar na expressão de sentimentos. Além disso, você será orientada pela Psicóloga em sessões de acolhimento e orientação.
O melhor caminho é a busca por uma psicoterapia infantil, pois não é possível lhe fornecer "conselhos" de antemão.

Espero ter lhe orientado,
ótima semana.

Maithê Prampero Psicóloga Psicólogo em Campinas

6 respostas

19 JUL 2022

Olá Drezza.
Pode e deve levar sim. Procure aqui no site um psicólogo infantil que atenda presencial na sua cidade. É muito importante que um profissional faça a Avaliação da sua filha e que analise o histórico da família para que logo possam ajudá-la na questão das interações sociais. Fico à disposição para mais informações.
Maria Nair de Castilho
Psicóloga

Maria Nair Psicólogo em Curitiba

883 respostas

19 JUL 2022

Olá Dressa.
Sim, nessa idade já é possível fechar diagnóstico das crianças.
Devido Pandemia, muitas crianças e adultos estão apresentando dificuldades com retorno presencial das atividades.
Espero ter esclarecido sua dúvida.
Célia Jovanka.

Célia Jovanka Psicólogo em Rio de Janeiro

666 respostas

19 JUL 2022

Bom dia Drezza!
Há profissionais especializados em psicologia infantil, porém, para o atendimento de crianças, é indicado que seja presencial...
Sugiro que encontre um psicólogo infantil em sua cidade, iniciar o acompanhamento psicológico pode ajudar em muitas coisas no desenvolvimento da criança e também a clarear algumas dúvidas suas.
Espero ter ajudado!
Att,
Psicóloga Raquel Mangini Stinghen

Raquel Mangini Stinghen Psicólogo em Franca

19 respostas

19 JUL 2022

Olá Drezza! Obrigado por perguntar e contextualizar. Há posições diferentes. Particularmente acho mais adequado, para essa idade dela, que antes de pensar em levá-la ao psicólogo, você, como mãe, vá ao mesmo e relate detalhadamente a história, dela, os contextos de comportamentos. Provavelmente o psicólogo e você, observarão aspectos que facilitarão para que ela possa ser direcionada, protegida e estimulada a vivenciar trocas sociais com maior segurança. Há dados que poderão ser coletados da escola, da história de saúde, da família mais ampliada. Cabe ressaltar que a timidez é um traço bastante nas pessoas, na maior parte das vezes, benéfica, para proteger, para permitir bom clima de observação e aprendizagem.
Estaremos a disposição para tanto.
Abraços virtuais (A Covid e a Dengue são reais. A maior parte dos políticos são falsos, a grande maioria dos ditos "líderes religiosos" querem é dinheiro, são atores, são falsos, comerciantes da fé, opositores do conhecimento - preste atenção. Há até alguns falsos cientistas. Diante disso, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Retoma as máscaras, evite aglomerações e elimine criadouros de mosquitos.

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.