Por que sou tão tímido?

Feita por >Bruno · 24 dez 2021 Timidez

Meu nome é Bruno, tenho 22 anos e tenho muitos problemas sociais. Eu tenho muitos problemas de comunicação, só consigo falar com meus pais e de forma totalmente fechada, evitando até falar de problemas físicos que ando tendo, como por exemplo: Meu ouvido está extremamente dolorido e vazando pus, mas continuo apenas a enfiar lápis dentro para coçar e evitar ir no médico, pq lá terei de conversar com ele, o que me dá medo só de pensar.
Quando as pessoas vem falar comigo, eu sou extremamente grosso e babaca, mesmo não querendo ser, eu simplesmente ligo meu modo antipático e começo a falar um monte idiotices. Uma vez uma menina que eu gostava estava sentada do meu lado na escola, ela sofria de depressão e eu sabia disso, eu respondia ela só com "é..." E "uhum...", Mas quando chegou no papo de depressão eu simplesmente falei um monte de coisas que nem era o que eu acreditava, falei que era frescura e bobagem, sendo que nunca pensei assim! Outras vezes foram quando eu quase desmaiei pq o professor pediu pra mim falar o que estava escrito no quadro.
O resultado disso é que não tenho amigos, minha relação com meus pais é neutra a ponto de eu sentir que nem amo eles e não consigo arrumar emprego por medo de falhar e me tornar a decepção da família. Me sinto um completo fracassado e não consigo ter forças pra fazer nada além de ficar na cama tentando me distrair com o celular, mas esses pensamentos horríveis nunca vão embora, as vezes sinto vontade de cometer suicidio, mas não tenho arma e meu maior medo é morrer sem ar, então...
Sei que isso é só o desabafo de um vagabundo, mas não mais aonde eu poderia escrever isso.

A melhor resposta 27 DEZ 2021

Olá Bruno!
Grata por sua participação aqui.
De certa forma você está evitando enfrentar o seu desafio de trabalhar a sua ansiedade e timidez... quem sabe através da dor física, da infecção do ouvido você seja obrigado a enfrentar a sua dificuldade de se abrir com as outras pessoas de confiar nelas, nos cuidados delas, de ouvir os conselhos da equipe médica nos cuidados com o ouvido, na prevenção para evitar as infecções do ouvido. Para isso precisa vencer a vaidade e olhar de frente para as outras pessoas, admitir que precisa delas, as ama, ou não, mas que precisa ser sincero (sem cera) com você mesmo antes de tudo, olhar para dentro de você, para os seus sentimentos e emoções e à partir daí iniciar um novo tipo de relacionamento com nova forma de comunicação com as outras pessoas.
Procure ajuda do profissional da psicologia que em sigilo e conhecimento científico poderá percorrer com você a nova caminhada.
Fico à disposição para outras informações e acompanhamento do processo,
Maria Nair
Especialista em Psicologia Clínica
Terapia Cognitiva Comportamental.

Maria Nair Psicólogo em Curitiba

884 respostas

26 DEZ 2021

Olá Bruno. Que bom que você escreveu aqui. Você arranjou forças para escrever aqui. Construirá forças para outras coisas também. Seu relato reflete uma realidade não rara. No modelo atual de sociedade, com seus confortos e tecnologias, as pessoas podem (apesar ser altamente desaconselhável), chegar aos vinte e dois anos, sem treinar o exercício da desenvoltura social. A princípio, cabe reafirmar a você que cada pessoa é única, rica, rara, cheia de possibilidades e potencialidades. Por isso não há como afirmar que alguém é superior, inferior, adequado ou inadequado. O encadeamento de iniciativas, com a devida ponderação, indo as poucos, te permitirá ver paisagens maravilhosas de convívio.
Um bom início, desde que com abertura mental, persistência de disciplina, contar com a assessoria científica de um psicólogo.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, de maioria de falsos políticos, de grande maioria de falsos religiosos (atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento), até de alguns falsos cientistas, sigamos recomendações de instituições como: TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se!

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.