Por que o homem entra em crise existencial aos 40?

Feita por >adriana · 16 nov 2016 Psicologia clínica

Meu marido tem 41 anos e começou a ter problemas de ereção esporádicos há 2 anos, mas continuávamos trabalhando incansavelmente para ter sempre nosso tempo e viagens de ferias. Nessa época, fiquei sabendo da gestação e ele teve um episodio de panico por esse motivo. A gestacao foi um periodo que ele se fechou completamente (voltava tarde do trabalho) e qdo o pequeno nasceu normal, porem prematuro, ficamos por 44 dias na maternidade e ele acabou perdendo um dos empregos.Desde, então, um distanciamento, que eu não entendia, ate que qdo meu filho tinha 5 meses, ele me disse que não sabia se me amava.

A partir dai, parece que passou a pensar na vida, pensar no que é amor, pensar que a separação é comum na vida das pessoas, pensar que os próprios pais deveriam ter se separado....pensamentos muito pessimistas, que não dão chance de resgatar o que vivemos e pensar no que podemos viver em família. Atualmente, recebe medicação para depressão, faz terapia junguiana e pensa em separação, mesmo. Parece uma pessoa sem sentimento, robotizada e que repete frases da terapeuta.

A melhor resposta 17 NOV 2016

Olá Adriana!
Estes questionamentos não necessariamente estão vinculados com uma ''crise de meia idade'' mas por algum motivo seu marido pode estar sentindo-se desgastado na relação.
O indicado é que você procure ajuda de um psicólogo para que através da psicoterapia possa se fortalecer emocionalmente, elaborar todos estes acontecimentos (tanto o susto do parto prematuro, quanto do abalo na relação com os problemas de ereção e agora com os questionamentos do seu parceiro).
O processo de autoconhecimento e fortalecimento poderá ajudar a lidar e se posicionar melhor nesta relação.

Fico a disposição,

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo

1705 respostas

18 NOV 2016

Todos têm potencial inexplorado!

Atendimento e acompanhamento psicológico.
Destinado a todo aquele que:
* necessita de diagnóstico quanto ao nível de alterações no comportamento, na personalidade e na cognição, bem como o nível de gravidade de determinadas lesões cerebrais e transtornos de aprendizagem;

* deseja identificar potencialidade e dificuldades cognitivas;

* busque expressar seus conflitos e dificuldades, ultrapassar os obstáculos que o impedem de integrar-se e adaptar-se adequadamente ao meio social;

* busque otimizar desempenhos em concursos, provas e processos seletivos.

As sessões podem ser em grupo ou individuais.

Atenciosamente,
Aline M. S. De Coster

Aline De Coster Psicólogo em Rio de Janeiro

608 respostas

18 NOV 2016

Bom dia Adriana, neste caso aconselho-a a fazer terapia de casal para se trabalhar dentro das possíveis causas ou fatores deste comportamento e do que se pode ou não ser resgatado nessa relação conjugal e se fortalecer como pessoa.
Espero ter contribuído. att. à psicóloga Ussénade!

Ussénade Maria de Oliveira Psicólogo em Recife

763 respostas

17 NOV 2016

Adriana, bom dia! Seu relato traz dados que merecem ser trabalho por um especialista em disfunção sexual/Terapia de casal, visto que sua fala traz bastante a questão do desejo dele por você e pela relação.Além disso, posso presumir pelo pouco relatado que o processo vivenciado pelo seu esposo está promovendo ressignificação em sua vida, ao passo que você está se questionando sobre a mudança dele, mais um dado que fortalece a necessidade de vocês conversarem e se permitirem ao processo em casal.
Abraços.

Psicóloga Raquel Rodrigues Psicólogo em Fortaleza

7 respostas

17 NOV 2016

Olá Adriana,
Que situação delicada, muitas mudanças ao mesmo tempo na vida de vocês. Fico feliz que ele esteja recebendo tratamento para a depressão, e enquanto ele estiver em tratamento, ele não deve tomar nenhuma decisão importante de mudança de vida, pois a depressão deixa a pessoa muito pessimista e sem esperança no futuro, o que pode incentivar decisões erradas. Sugiro que vocês dois busquem a terapia de casal, assim podem melhorar essa dificuldade dele expressar os sentimentos e vocês podem juntos encontrar as melhores soluções para sua família. Boa sorte.

Rita Guimarães Psicólogo em Campinas

54 respostas

17 NOV 2016

Cara Adriana,

Parece que a gravidez veio num momento no qual ele não estava preparado, e uma mudança assim pode ter feito considerar papéis e trazido à tona sentimentos antigos, num cenário novo.
Ainda bem que ele está em acompanhamento, pois parece estar num processo depressivo mesmo. Não é necessariamente pela idade exata dos 40 anos que isso ocorreu, mas por vivências específicas dele.
Tente se manter aberta para conversar e entendê-lo. Estando deprimido, ele provavelmente vai acabar lhe afastando um pouco, mas considere isso como um sintoma do transtorno. Também converse com quem faz a terapia dele para que lhe oriente.

att.

Bruno Aquino

Anônimo-300912 Psicólogo em São Paulo