Por que nao consigo sentir empatia?

Feita por >xxx · 21 nov 2017 Psicologia clínica

Eu literalmente nunca senti empatia por pessoas. A única pessoa por quem eu consigo sentir é minha melhor amiga(mas não é muita)...eu nao sinto nada pelas pessoas, na verdade eu não sinto nada na maior parte do tempo. Não consigo sentir nada pelos meus pais e nem familiares mesmo que não tenham feito nada para mim...isso me faz uma má pessoa?

A melhor resposta 22 NOV 2017

O que é esse nada que vc sente? É preciso investigar! O nada pode ser um construtor de possibilidades, já que para algo novo crescer, precisa de espaço.
A apatia pode ser um sintoma da depressão ou uma dificuldade em entrar em contato com os sentimentos.
Sobre te fazer ser uma pessoa má, pense: de onde vem essa preocupação? Será que se vc fosse mau, estaria aqui se questionando sobre isso? Procure um psicólogo. Um abraço.

Cristiane Melo Psicólogo em Campinas

232 respostas

23 NOV 2017

Interessante sua preocupação em ser uma pessoa má ou não.
O fato de não se permitir sentir empatia, de ficar triste com a história do outro, sentimentos familiares, etc... pode ser uma forma que vc encontrou para não sofrer, não se permitindo vivenciar a dor do outro, permanecendo dentro de uma bolha.
A capacidade de colocar-se no lugar do outro, nos permite crescer, aprendendo a lidarmos com nossa própria vida, sem empatia o que conta será apenas você é sua verdade, nada mais.
Empatia é a capacidade de compreender os sinais dos outros, animais e seres humanos, é permitir-se vivenciar emoções.
Sugiro que busque uma Psicoterapia a fim de descobrir a origem da sua Empatia.
Espero que tenha conseguido ajudar
Abraço
Vera Pelizzari

Vera Pelizzari Psicóloga Clínica Psicólogo em São Paulo

295 respostas

22 NOV 2017

Caro (a),
muitas das pessoas chamadas frias ou racionais sofrem de alexitimia, uma espécie de analfabetismo emocional. São pessoas com dificuldades para identificar e descrever os próprios sentimentos bem como dos de outros, que choram raras vezes, mas quando choram o seu pranto é intenso. Tem dificuldade em diferenciar o que sentem, se é raiva, temor ou ansiedade e descrevem o que sentem através de expressões gerais como "estou bem" ou "mal", sem poder diferenciar emoções como alegria, tristeza, cansaço, irritabilidade ou nervosismo.
Também não podem interpretar as emoções das pessoas que lhe rodeiam, assim como sentir empatia, ou seja, colocar-se no lugar do outro. A incapacidade de expressar as emoções atinge uma em cada 10 pessoas, empobrece a vida e as relações e a saúde. A impossibilidade de verbalizar e abordar os conflitos psicológicos, como a morte de um familiar, uma demissão ou um divórcio, faz com que a pessoa somatize adoecendo o corpo e favorecendo úlceras e gastrite ou doenças mais graves. Assim, o alexitímico responde à situação através de manifestações de seu corpo, ao em vez de com palavras.
A psicoterapia é a abordagem mais indicada, acompanhada de exercícios de relaxamento para optimizar o tratamento.

Tudo de bom,
Marci Kraft

Marci Kraft Psicólogo em Joinville

189 respostas

22 NOV 2017

Bom dia! Empatia diz respeito a conseguir sentir o que a pessoa sentiria se você estivesse na mesma situação que ela, ou seja, diz respeito a se colocar no lugar do outro e conseguir ver o mundo com os olhos dele. Não ficou claro para mim se é isso mesmo que você acha que não tem ou se não tem sentimentos pelas pessoas. Seria importante uma avaliação mais profunda sobre isso, inclusive para entender se isso sempre foi assim ou se algo aconteceu na sua voda e de alguma forma bloqueou seus sentimentos. Sugiro que procure ajuda psicológica, estou à disposição, Renata Brito

Psicóloga Renata Brito Psicólogo em Rio de Janeiro

364 respostas

22 NOV 2017

Olá.. A sua fala em não sentir nada, não ter empatia e se questionar em ser uma pessoa mal revela um sentimento ao qual te deixa em dúvida em ser ou não.. então existe uma preocupação aí... Tente pensar no seu momento atual e desde quando se percebe deste jeito, existe alguma pressão? Comparação? Esse questionamento está te abrindo um caminho para o novo.. o de compreender a sua essência e aprender com ela... Um forte abraço e procure um psicológo(a), vai te ajudar!! Katia Souto

Psicóloga Katia Janete Egerland Souto Psicólogo em Florianópolis

39 respostas

21 NOV 2017

Não sente nada o que? O que você gostaria de sentir por essas pessoas? O que significa ser uma má pessoa para você? São muitas questões que somente você pode responder. Talvez o que você esteja sentindo seja uma evitação, resultado de experiências dolorosas com as pessoas, relações onde você saiu frustrado ou expectativas não atendidas.Ou isso que você sente pode ser reflexo de algum quadro patológico. De toda forma, somente procurando um profissional psicólogo e sendo avaliado isso ficará claro para você. Boa sorte.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza